Mais do que posts,
resultados!

Existe um backstage das redes sociais, e lá, coisas incríveis acontecem. Performance em redes sociais vai muito além dos feeds e perfis. Envolve toda uma inteligência por trás que permite filtrar com muita precisão o seu público, mostrar anúncios dos mais variados tipos e definir o objetivo final, como leads, vendas, contatos. Abra esse mundo de possibilidades para sua empresa.

Você com certeza é usuário de alguma rede social e já foi impactado por alguma propaganda. Tão presentes no dia a dia, as redes sociais são mídias excelentes para trabalhar divulgação de marca, se utilizada da maneira correta, com uma boa estratégia de mkt digital.

O IBGE mostrou que o número de pessoas com acesso à internet aumenta diariamente, somando mais de 100 milhões de pessoas conectadas no Brasil, o que representa 63% dos domicílios no país. Logo, cada vez mais, pessoas de diferentes idades e gênero estão inclinadas a comprar online e as redes sociais são grandes agentes desse aumento, por fazerem parte do cotidiano das pessoas e serem uma excelente mídia de divulgação.

Quanto mais usuários, mais diversidade de gostos, interesses e perfis, portanto, para acompanhar essa variedade de público e tornar a estratégia de venda online verdadeiramente assertiva, novos algoritmos têm sido criados para segmentar que tipo de conteúdo deve ser apresentado para quais tipos de pessoas.

Confira as 5 etapas do
Inbound MKT:

1. Definição das redes

O perfil da sua empresa e seu público irão definir quais redes fazem mais sentido para anunciar seu produto ou serviço. É uma decisão racional, mas deve ser livre de preconceitos. Não é por que sua empresa é B2B que só o Linkedin irá funcionar. Muitas vezes você pode obter custos de clique e custos de conversão mais baixos em outra rede como o Instagran, afinal, seu público B2B, também tem vida social, família, amigos e provavelmente passa mais tempo no Instagram do que no Linkedin.

2. Filtro de público

Se existe um benefício em anunciar nas redes, é a capacidade que seus algoritmos têm em filtrar o público. Comportamento, interesse, renda, afinidade, escolaridade, área de atuação, idade, região, etc, etc. Cada rede possui sua inteligência e forma de filtrar o público. O correto é sempre testar alguns públicos, criando variações, utilizando diferentes filtros, dessa forma, você chegará aos que trazem mais resultado.

Mesmo assim, a criação de novos públicos é constante, um produto novo, uma data especial, promoção, tudo isso pode influenciar a maneira como filtramos as pessoas que serão impactadas pelos nossos anúncios

3. Criação de campanhas e anúncios

As campanhas podem ter diferentes objetivos, confira o Quadro Completo e a explicação das principais.

Perceba que os objetivos estão divididos em 3 categorias: Reconhecimento, Consideração e Conversão. É como se fosse um funil de vendas, primeiro seu público te reconhece, depois começa a considerar tomar uma atitude, por fim realiza a ação que pode ser comprar, se inscrever, visitar. Não é necessário utilizar todos os objetivos, nem seguir esta sequência, varia muito de negócio para negócio.

 

RECONHECIMENTO

  • Reconhecimento de Marca

Indicado no momento em que você quer apresentar a sua marca, produto ou serviço para o mercado. Mas tome cuidado, esse objetivo é bom para marcas com bastante verba, que podem se dar ao luxo que gastar muito, sem receber em troca métricas mais aprofundadas como visita ao site, cadastro, compra. É possível apresentar sua marca para o público utilizando outros objetivos de campanha que já trazem algum resultado palpável.

  • Alcance

Serve para campanhas de imagem de marca, ela veicula a campanha para o maior número de usuários possível , dentro dos públicos escolhidos e do orçamento. É como se fosse uma mídia off-line com o objetivo de fazer todos conhecerem sua marca ou novo lançamento, mesmo que o objetivo seja alcance, por ser uma mídia online, existe a vantagem de saber quantas pessoas foram impactadas e como reagiram.   (dentro do seu público-alvo e do seu orçamento), é como se fosse uma panfletagem em massa, saca?

 

CONSIDERAÇÃO

  • Tráfego

Leva a pessoa ao destino desejado, como o seu site, uma landingpage, etc. É recomentada em várias estratégias pois, uma vez que as pessoas visitam a sua página de destino, além de terem contato com sua marca, elas também “alimentam” os pixel lá instalados. Dessa forma é possível criar públicos personalizados mais assertivos e usa-los em campanhas de conversão, por exemplo.

  • Envolvimento

O envolvimento possui três categorias específicas:

  • envolvimento com a publicação: comentários, curtidas e compartilhamentos no post.
  • curtidas na página: comentários, curtidas e compartilhamentos na página promovida.
  • participações em evento: participantes para o evento promovido.

É recomentado quando você está oferecendo eventos e ações gratuitas, ou precisa aumentar o número de seguidores da página.

  • Instalação de Aplicativo

Servem para aumentar o número de instalações de um aplicativo, direcionando os usuários direto para as lojas Google Play ou Apple Store. Serve também para resgatar antigos usuários do app ou atingir pessoa que ainda possuem, mas não abrem faz tempo.

  • Visualização de Vídeo

É parecido com o objetivo de Envolvimento, mas quando o post é em vídeo e você quer o máximo de visualizações. É possível, a partri dessa campanha, criar públicos só com pessoas que assistiram o vídeo inteiro ou uma porcentagem dele, dessa forma você reimpacta quem pelo menos teve algum interesse.

  • Geração de Cadastros (Consideração)

Esta campanha, também conhecida como LeadAds é ótima para quem precisa gerar cadastros de forma rápida, muito usada para lançamentos imobiliário, test drive de montadoras e visitas a escolas. A vantagem é que, ao invés de ser levada a uma outra página de destino, a pessoa clica no anúncio e já pode preencher um cadastro simples na própria rede social.

A desvantagem é que esses leads têm normalmente menos qualidade do que quando a pessoa visita seu site propriamente e pode passar mais tempo pesquisando sua marca. Para evitar leads que não valem de nada, o filtro de público precisa ser mais rigoroso.

  • Mensagens (Consideração)

Para promover a interação do público pelo Messenger ou WhatsApp. Assim que a pessoa clica no seu anúncio, ela abre uma conversa direta num desses canais. Ideal para agendar visitas, tirar dúvidas ou vender seu produto caso ainda não tenha um ecommerce, ou em casos em que você possui um ecommerce, mas seu produto não seja tão simples de vender, ou seu público se sinta mais confiante podendo conversar diretamente com uma pessoa do outro lado.

É ideal também para quem possui chatbots configurados, aumentando o alcance da campanha sem depender de pessoas operando.

 

CONVERSÃO

  • Conversão

Além de levar a pessoa para a página de conversão desejada onde ela fará uma compra ou irá virar um lead, esta campanha atinge pessoas dentro do seu público que sejam mais propensas a converter a partir das redes sociais. Claro que todas as empresas querem conversão, mas não é assim tão simples, não adianta ativar apenas uma campanha de conversão e esperar as vendas, essas pessoas muitas vezes estão em contato com a sua empresa pela primeira vez, dificilmente elas clicarão num anúncio e comprarão logo de cara. Por isso o recomendado é direcionar campanhas de conversão para públicos “quentes” que já tenham visitado o seu site ou interagido com a marca anteriormente.

  • Vendas do catálogo

Por meio de uma integração do Facebook/Instagram com o site ou ecommerce, é possível criar anúncios dinâmicos que “puxam” de forma outomática seus produtos e serviços e oferecem em formato de anúncios.

Geralmente cria-se um padrão de anúncio e o Gerenciador se encarrega de replicar. Uma das vantagens é poder anunciar muitos produtos diferentes, sem a necessidade de criar  manualmente um anúncio para cada, deixando a campanha mais dinâmica.

  • Tráfego para o Estabelecimento

Muito útil para empresas que concentram sua força no ambiente físico, como lojas, farmácias, escolas, hospitais. Esse tipo de campanha irá despertar o interesse dos usuários em fazerem uma visita ao estabelecimento, Nem só do online vivem as campanhas de redes!

Mais de 100 milhões de pessoas conectadas no Brasil, o que representa 63% dos domicílios no país.

TORNE-SE UM CLIENTE

Preencha o formulário a seguir com seus dados e serviço(s) de interesse e em breve entraremos em contato!

TRABALHE CONOSCO

SEJA UM FORNECEDOR


Rua Dr. Ferreira da Rosa, 43 - Vila Mariana - SP