A pandemia deixou marcas profundas em empresas dos mais variados segmentos. No contexto mundial atual, ir para o digital não é mais uma opção. A internet e o marketing digital já não são mais exclusividade de grandes empresas. Apesar disso, muitos gestores ainda têm dúvidas sobre o momento ideal de contratar uma agência de marketing digital.
O Blog da Freela te convida hoje a entender qual é o momento ideal, bem como a importância e as vantagens de se contratar uma agência para tocar os esforços digitais do seu negócio.
A importância do marketing digital para as empresas
Apesar da pandemia e de todos os impactos da transformação digital que estamos vivenciando, muitas empresas ainda não conhecem todos os benefícios que a internet pode agregar ao seu negócio como um todo.
De um dia para o outro, milhares de empresas tiveram que migrar seus serviços para o digital, sendo pegas de surpresa em um contexto de uma crise global. Do outro lado, as empresas que já estavam trabalhando com estratégias bem definidas de marketing digital, como por exemplo o Inbound Marketing, conseguiram superar esse momento complexo com menos transtornos e perdas.
Acima de tudo, é necessário uma mudança de mentalidade. Os negócios que não estão atuando no digital precisam adaptar suas estratégias para não perder receita, clientes e sua visibilidade no mundo digital.
Para dar ainda mais visibilidade nesse cenário, dados divulgados pela ANATEL mostram que houve um aumento de 50% no tráfego de usuários utilizando a internet durante a pandemia. Dessa maneira, apesar do triste cenário de muitas mortes e dificuldades, o ambiente digital acabou alavancando diversos negócios dos mais variados nichos.
Dados de uma pesquisa encomendada pela Microsoft aponta que 93% das pequenas e médias empresas aceleraram seu processo de transformação digital desde o início da pandemia.
Qual o momento ideal para contratar uma agência de marketing digital?
Com o advento da internet e das redes sociais, o marketing digital se expandiu de forma única e sem precedentes. São muitas possibilidades de estratégias específicas, em áreas distintas e que necessitam de profissionais capacitados para o seu devido gerenciamento.
Apesar disso, a decisão de contratar ou não uma agência de marketing digital deve ser feita de forma estratégica, sempre avaliando com precisão as reais necessidades do seu negócio como um todo.
E para isso, alguns sinais claros podem te ajudar na tomada de decisão:
- Resultados de vendas não satisfatórios
- Potencial da marca não aproveitado
- Fluxos de trabalho não alinhados
- Crescimento estagnado
- Falta de estratégias assertivas de marketing
Esses são apenas alguns sinais claros de que esse pode sim ser o momento ideal para contratar uma agência de marketing digital. E saiba que esse é um caminho sem volta. Afinal, são cada vez mais empresas investindo em conteúdo, estratégia, dados, presença digital e anúncios, focando sempre no crescimento sustentável dos seus negócios.
Quais os principais benefícios ao contratar uma agência de marketing digital?
Definitivamente o marketing digital não é uma tarefa simples. São várias áreas específicas, com nomenclaturas diferentes e que acabam convergindo entre si. E esse talvez seja um dos principais benefícios ao se contratar uma agência de marketing digital, que é ter uma equipe especializada em cada área.
E não se limita a isso. Listamos abaixo os principais benefícios ao contratar uma agência de marketing digital:
- Construção da sua presença digital – Entender todas as nuances e possibilidades do marketing digital é vital para conseguir construir a sua presença digital. Trabalhar com Inbound Marketing, SEO e anúncios patrocinados faz com que muitas empresas consigam melhorar os seus resultados, inclusive em muitos casos operando apenas pele meio digital.
- Estratégias precisas – Ter uma agência cuidando da presença digital dos seus negócios garante estratégias precisas e assertivas de acordo com o escopo do seu negócio. Tudo isso embasado em muito estudos e análises aprofundadas do modelo de negócio, KPI ́ s pré-definidos e metas estabelecidas.
- Ferramentas avançadas – As agências contam com ferramentas de marketing específicas para cada área, contribuindo para os melhores resultados dentro de cada estratégia. E sempre em busca de melhorias, cada vez mais novas tecnologias são agregadas ao dia a dia dos profissionais. São softwares e ferramentas que otimizam todo o fluxo de trabalho, contribuindo de forma decisiva para as estratégias de marketing.
- Resultados mensuráveis – Todos os resultados e principais KPI´s são medidos e acompanhados de forma precisa, otimizando tempo e recursos. Os resultados são medidos o tempo inteiro, buscando sempre alcançar as metas pré-estabelecidas.
- Otimização de tempo – Já que tendo uma agência especializada cuidando das suas estratégias digitais te garante o foco necessário em outras tarefas que só você pode tocar na sua empresa. Com uma agência de marketing digital você garante a obtenção de resultados reais sem perder tempo.
Por que investir em marketing digital?
Com o agravamento da pandemia e o fechamento de lojas e comércio como um todo, diversas micro e pequenas empresas tiveram que readaptar os seus modelos de negócios. Até mesmo empresas mais consolidadas precisaram rever suas estratégias e focar seus investimentos em outras formas de comunicação e atração de potenciais leads.
Nesse contexto de crise, o marketing digital tem potencial para alavancar os negócios, sendo a base direta de comunicação com os seus potenciais clientes. Dessa maneira é possível pensar em estratégias vantajosas para atrair os potenciais clientes, como por exemplo produção de conteúdo com foco em SEO, oferecer atendimento nas redes sociais, entre outras opções.
Com o Inbound Marketing, por exemplo, é possível atrair os seus potenciais clientes com a produção de conteúdo de valor, para depois, aí sim conquistar o direito de oferecer algo para eles. Com o advento da transformação digital e no contexto de pós-pandemia que estamos vivenciando, tornou-se imprescindível para as empresas estarem presentes no mundo digital, focando sempre em uma estratégia real de crescimento.
Um trabalho estruturado e acompanhado por especialistas tem o potencial de tornar a sua marca não apenas reconhecida no mercado como também com autoridade e credibilidade junto ao seu público.
Quais os critérios para escolher uma agência de marketing digital?
Como explicamos nos tópicos anteriores, escolher uma agência de marketing digital é uma decisão que deve ser balizada em critérios específicos. Portanto, antes de fazer a tomada de decisão é fundamental se atentar a alguns aspectos relevantes:
- Histórico da agência
- Histórico de clientes
- Cases de sucesso
- Expertises de atuação da agência
- Avaliações da agência no Google
- Experiência e know-how da agência como um todo
E além disso, é vital entender o momento da sua empresa e o nível de maturidade dela com o digital. Por isso é muito importante antes da contratação avaliar as reais necessidades de cada área do seu negócio, identificando gargalos na operação e pontos de atenção.
Mas para isso é preciso entender com clareza em quais áreas a agência pode de fato contribuir para o crescimento sustentável do seu negócio. Gostou desse conteúdo? Quer saber mais sobre isso? Precisa de ajuda para as estratégias de marketing digital da sua empresa? Clique aqui e marque uma conversa com nossa equipe de digital!
E se você quiser se aprofundar um pouco mais sobre o assunto e as estratégias de marketing digital, recomendamos também a leitura do nosso E-book: Glossário de MKT Digital, onde elaboramos um dicionário com as definições mais comuns dessa área para facilitar a sua vida!
Também recomendamos a leitura do nosso E-book sobre Inbound Marketing, oportunidade para você entender melhor a importância do marketing de atração e como a produção de conteúdo de valor pode te ajudar na geração de leads qualificados para o seu negócio.