O título deste artigo até pode causar algum estranhamento, mas é importante ressaltar: quais as tendências do marketing digital que realmente são para 2024?
Existe uma razão para deixar essa condição grifada. É muito comum que essas listagens utilizadas para encerrar ou iniciar novos ciclos sejam marcadas por itens que antecipam o que deve estar em cada ano.
Por mais clichês que esses conteúdos possam aparentar, na verdade, eles se constituem em um bom farol para todo o mercado.
É com base nesses pontos que podem ser definidas práticas e metas para os próximos meses – incluindo eventuais mudanças no rumo da empresa e das campanhas. Mas hoje o Blog da Freela chama a atenção para um ponto que nem todos os players consideram: quais dessas tendências do marketing digital realmente são para o ano que se inicia?
Tendências do marketing digital que realmente são para 2024
É muito comum que essas listas sejam permeadas por algumas ditas tendências que, às vezes, ainda estão em pontos embrionários para sua real execução na prática.
A descoberta ou os primeiros movimentos de uma nova tecnologia, por exemplo, não significam que ela, de fato, deve estar implementada na estrutura de sua agência ou empresa – muitas vezes de pequeno e médio porte –, já nos próximos doze meses.
Um exemplo bastante ilustrativo é o da própria inteligência artificial. Hoje em dia é impensável qualquer listagem de ferramentas do momento que não integrem esse tema em suas prioridades.
Atualmente, quem ainda não está investindo ou utilizando algum tipo de recurso da IA, de fato, já está ficando para trás na eficácia de diversos processos internos.
No entanto, há alguns anos, quando o assunto ainda estava nas suas propostas iniciais, era muito comum que a AI estivesse presente nos checklists sem que, ao menos, fosse colocado algum exemplo prático dessa proposta.
Foi assim com o metaverso, com robótica, internet das coisas (IoT) etc., pilares que foram amadurecendo com o passar do tempo. Ou seja, é importante que a lista de tendências do marketing digital seja permeada por realidade.
Lista: 5 tendências do marketing digital
1. Dados
Como já vem sendo antecipado já há alguns anos, todo tipo de ramificação que parte do conceito de data, está em forte aderência pelo mercado de marketing digital.
Aqui estamos falando de uma série de aspectos, como Data Driven, Data Analytics, entre outros.
Toda atuação que envolva campanhas, aquisição de leads, branding etc., pode e deve ser altamente norteada por decisões estratégicas baseadas em dados.
Leia também: O que são leads e qual a sua importância nos negócios
As agências serão cobradas sobre esse direcionamento. Nenhum centavo passa a ser investido sem a justificativa transparente de sua utilização e, principalmente, os resultados que essa ação gerou.
Cada vez mais o ROI será um ponto de atenção em qualquer relacionamento de marketing digital.
2. Cashback, programa de pontos e fidelização
Se essas medidas já tiveram forte aderência no ano que passou, saiba que é um ponto ainda fortalecido para 2024.
Todos os tipos de serviço, dos mais variados segmentos, vão passar a implementar essas medidas. Caso você ainda não tenha conhecimento desses recursos, saiba um pouco mais sobre essas vertentes:
Cashback
Em tradução livre, Cashback significa dinheiro de volta. Na prática, significa oferecer um retorno ao consumidor de uma parcela do dinheiro investido a cada compra.
Em plataformas como as de e-commerce, esse recurso é muito importante para a fidelização – mesmo em margens baixas de valores, como 0,5% a 5%, por exemplo. Mas há casos específicos em que esse retorno é ainda maior.
Pontos
O sistema de acúmulo de pontos já é bastante difundido por conta das operadoras de cartão de crédito, que popularizaram as possibilidades de recebimentos de vantagens após a compra, como é o caso das milhas.
Hoje eles vão além e estão presentes em todo tipo de interação. Ao incentivar a recorrência, os pontos podem ser convertidos em uma série de benefícios, como descontos, brindes etc.
3. Inteligência Artificial
Como já antecipamos neste artigo, o uso da Inteligência Artificial se mostra praticamente imprescindível como tendência de marketing digital para 2024.
E aqui estamos indo além do ChatGPT. Apesar de a plataforma de IA Generativa ter um imenso destaque na otimização de processos de texto e imagem, elas não são as únicas ferramentas disponíveis.
O uso de AI deve ser intensificado neste ano para espaços como o da automação, em especial em experiências cada vez mais personalizadas e eficientes de chatbots. A tendência é que as interações deixem de ser tão robóticas e funcionem, de forma gradativa, como uma triagem para chamados diversos.
Do ponto de vista da gestão de tráfego e alcance dos anúncios, recursos de inteligência artificial vão ser utilizados na otimização dos melhores investimentos e na segmentação de público ideal, para geração de leads e aumento na conversão.
4. Inclusão e diversidade
Isso é tendência do marketing digital e, também, para a vida como um todo. Ter uma comunicação focada em diversidade e inclusão tem sido a tônica de grandes marcas nos últimos tempos.
E essa vai ser uma constante em 2024, com a abordagem de temas universais e inclusivos, além de um olhar diferenciado das empresas sobre nesses segmentos, em campanhas, produtos direcionados, entre outras propostas.
5. Humanização
Aqui vai um exemplo que pode mostrar o peso da humanização na comunicação. Viralizou recentemente em redes como Twitter, Tik Tok e Instagram o vídeo de um jovem que, ao lado de seus pais, acompanha na tela de computador o que parece ser o resultado de uma grande conquista.
Emocionados, os familiares o cumprimentam, com frases como “você merece” e “se dedicou muito para isso”.
A impressão que temos é a de que essa emoção, que automaticamente também nos contagia, é a de alguma grande realização, como a aprovação em um disputado vestibular ou concurso público, por exemplo.
Quando a câmera finalmente exibe o conteúdo da tela, trata-se da vitória em um conhecido jogo de computador. Ou seja, a celebração era pelo desempenho dele em um game.
Essa ironia contida na mensagem que se tornou, rapidamente, viral, mostra o peso da humanização. Peças de comunicação que conversam com nosso dia a dia, nossas emoções e as de nossas famílias, tendem a impactar os corações da audiência.
Apesar de ser um exemplo de humor, não deixa de servir como laboratório para todo tipo de comunicação a ser feita por você ou para seu cliente. Não se trata de ser piegas, mas de ser real.
E aí, prontos para 2024?
A Agência Freela está… E muito!
Saímos de um ano de muito trabalho e aprendizado para começar uma nova etapa, repleta de engajamento e alinhamento com as tendências de marketing digital para o período que se inicia.
E você? Como está diante dos pontos que apresentamos acima? Está por dentro das principais tendências do marketing digital? Gostaria de fazer um checklist especializado com o nosso time? Fale com a Freela e esteja atualizado com o mercado, pronto para obter sucesso nos seus resultados. Clique Aqui.