Existem várias etapas que podem interferir no sucesso de uma campanha e a segmentação de leads faz parte de um tópico que pode fazer toda a diferença nesse desfecho – se ele vai alcançar ou não seus objetivos.
Muitos fatores determinam a jornada do cliente até o ato da compra de um produto ou contratação de um serviço.
No decorrer dessas etapas, uma série de processos devem ser respeitados para que, em toda a passagem do potencial cliente, seja atendida de acordo com as dores que ele apresenta.O Blog da Freela trouxe um artigo sobre o Fundo do Funil de Vendas (clique aqui para ler) e, agora, com a Segmentação de Leads, você passa a conhecer de forma mais detalhada mais um ponto decisivo no tratamento com as pessoas que interagem com suas ações de marketing.
Existem várias etapas que podem interferir no sucesso de uma campanha e a segmentação de leads faz parte de um tópico que pode fazer toda a diferença nesse desfecho – se ele vai alcançar ou não seus objetivos.
Muitos fatores determinam a jornada do cliente até o ato da compra de um produto ou contratação de um serviço.
No decorrer dessas etapas, uma série de processos devem ser respeitados para que, em toda a passagem do potencial cliente, seja atendida de acordo com as dores que ele apresenta.
O Blog da Freela trouxe um artigo sobre o Fundo do Funil de Vendas (clique aqui para ler) e, agora, com a Segmentação de Leads, você passa a conhecer de forma mais detalhada mais um ponto decisivo no tratamento com as pessoas que interagem com suas ações de marketing.
Primeiramente, o que é lead
Nessa etapa de sua atuação no universo do marketing digital, é provável que você já saiba o significado desse termo.
No entanto, como vamos tratar do conceito de Segmentação de Leads, não custa retomar um pouco desse aprendizado.
Pessoas que, de alguma forma, interagem com seu produto e serviço são consideradas leads. Também chamados de potenciais clientes, trata-se da nomenclatura dada aos indivíduos que chegam até sua marca por diversos meios: sites de busca, campanhas de publicidade, após assistir a um vídeo, enfim, os mais diversos Calls to Action (Chamadas para Ação ou CTA).
Quando você estabelece algum tipo de campanha para gerar essa massa de interessados, você passa a ter grandes chances de conquistar novos clientes e fechar vendas.
No entanto, o simples acúmulo desses agentes não vai garantir esse sucesso, por si só. É nesse contexto que entram as técnicas para separar esse grupo.
Leia mais: O que são leads e qual a sua importância nos negócios
O que é a segmentação de leads?
Em linhas gerais, o lead segmentado é aquele que oferece algum tipo de tipificação e, assim, fica agrupado por algumas características decisivas, que serão importantes para otimizar a eficiência de sua comunicação com esses segmentos.
Quer exemplos desse tipo de classificação? Aqui estão algumas:
- Idade;
- Interesses em comum;
- Localização geográfica;
- Hábitos de compra;
- Entre muitos outros.
Ao saber o que esse público busca, é possível utilizar de uma ferramenta poderosa para alcançar os melhores resultados: produzir anúncios personalizados.
As etapas da segmentação de leads
Dados
Grande parte do processo de segmentação de leads está diretamente ligada ao papel dos dados envolvidos nesse processo.
Isso significa, inicialmente, entender quais informações são relevantes para o seu público-alvo e, a partir dessa classificação, será possível compreender quais desses segmentos poderão ser utilizados para ações direcionadas.
Uma vez definidos, é hora de coletar esses dados. E aqui nós estamos falando de processos para obter esse volume de informações de forma prática e funcional.
Um exemplo interessante são os formulários de preenchimento por parte do visitante, como na liberação de um conteúdo rico, um e-book, um evento online, webinário etc. Para obter esse produto, o interessado preenche seus dados voluntariamente.
O armazenamento e organização desse preenchimento pode ser feito de forma automatizada por meio de alguma plataforma voltada a essa finalidade – como o RD Station e suas subdivisões Marketing e CRM.
Com base na análise desses dados, é possível entender se há alguma afinidade entre os grupos de segmentação de leads e aquilo que você quer oferecer.
Esses dados, como já citado anteriormente, partem de uma infinidade de situações e interfaces com os usuários. E podem nascer de insights diversos.
Aqui estão alguns deles:
Tráfego do site
Quem está acessando a sua página e como está chegando até ela. Esse tipo de análise mostra-se relevante para entender alguns caminhos de entrada de leads, como, por exemplo, o SEO e os acessos via sites de busca.
Perfil
Quem são os clientes? Sua idade, seu sexo, sua localização.
Pesquisas de satisfação
Importantes para entender os pontos fortes e fracos de sua marca em contato com o público em geral. Os pontos fortes podem ser utilizados para relacionamento potencial e os fracos, melhorados.
Histórico de relacionamento e compras
Você sabe “O que o cliente fez no verão passado”? Brincadeiras à parte, a ideia é justamente essa – entender quais os passos do lead na história da sua marca, para daí, talvez, tomar novas atitudes de abordagem.
Abertura de e-mails
Em uma era dominada pelos spams e o excesso de mensagens nas caixas, o fato de o destinatário estar consumindo seus conteúdos pode ser um indicativo importante para enviar novas mensagens até ele.
Os tópicos acima podem ser (bem) aproveitados e convertidos em outros produtos, como é o caso dos já citados materiais ricos e as poderosas Landing pages, páginas desenvolvidas com o objetivo de levar o lead até algum CTA específico.
Segmentação de leads na prática
Uma empresa interessada em divulgar seu produto para queda de cabelos entendeu de forma bastante abrangente como pensava o seu público-alvo, a partir da segmentação de leads.
Com a coleta e organização dos dados dos usuários dos seus canais digitais, foi possível entender que haviam diferentes formas do mesmo público manter relação com a marca.
Essa massa de interessados era composta, majoritariamente, por homens. As idades de interlocução começavam nos 30 anos, com maior acentuação a partir dos 35.
A partir desse recorte, foi possível entender que haviam:
Homens que sabiam da existência desse produto e estavam em busca dessa solução.
Homens que não sabiam que essa solução estava disponível no mercado.
Homens que sabiam da existência, mas tinham receio de utilizar esse produto com medo de eventuais efeitos colaterais.
Homens que sabiam da existência, mas não tinham maiores informações sobre o item, como eficácia, preço, composição química etc.
A partir da segmentação de leads acima, feita com sólida base de dados coletados, foi possível desenvolver ações e anúncios direcionados.
Campanhas de conteúdos ricos, e-mail marketing, Landing pages e campanhas pagas em redes sociais respeitaram e abordaram, de forma personalizada, cada um dos grupos.
O resultado foi positivo, com bons números coletados em cada um dos segmentos. Um grupo de personas que, desorganizadas, poderiam não render o número de conversões e relacionamentos registrados.
Leia mais: Persona, o que é, porque usar e como criar
E a sua marca?
Como está o seu produto e serviço? Você já entende quem entra em contato com a sua marca? Está, de alguma forma, coletando e organizando esses dados?
A Agência Freela tem um time preparado para compreender o perfil de quem acessa seus produtos e, a partir daí, produzir relatórios e métricas sólidas para suas ações.
Mais que isso, realizar a segmentação de leads e produzir uma comunicação específica, feita sob medida para cada público que se relaciona com seu portfólio. Tem interesse em conhecer seus clientes e otimizar suas vendas? Fale com a Freela.
E com a intensa transformação digital que estamos vivenciando, o marketing mudou, bem como os termos relacionados a eles. Pensando nisso, preparamos um material com os termos mais abrangentes e relevantes relacionados ao mundo do marketing e suas nuances. Baixe o E-book – Glossário do Mkt Digital, um guia rápido e prático para entender esses termos que estão te atrapalhando na hora de movimentar o marketing da sua empresa!