Você já parou pra pensar como é comum que participemos de processos seletivos via internet?
O
cadastro para a vaga é online.
O seu currículo é digital.
O recrutador recebe por e-mail.
E os testes? Os testes também são feitos pelo computador!
Mas não é só isso: a internet tem sido uma ferramenta tão importante para o recrutamento de pessoas, que muitas empresas têm solicitado que ao longo da inscrição na página da vaga, os candidatos enviem vídeos de até 2 minutos, se apresentando ou falando em inglês, por exemplo! Além disso, é cada vez mais comum que entrevistas sejam feitas por chamadas de vídeo e, em alguns casos, até mesmo por telefone.
Essa tendência que já vem crescendo, se mostra mais forte (e ainda mostrará muito mais!) ao longo da quarentena! Empresas ainda estão contratando, pois muitos projetos continuam em andamento. Porém, a dificuldade do deslocamento tem aberto portas às entrevistas remotas, e para te ajudar neste momento tão importante da sua carreira, separamos algumas dicas pra você se dar bem! Olha só!
1 – Esteja sempre preparado!
Não estar frente a frente com o recrutador não significa que a entrevista perdeu a seriedade! Ainda assim, é muito importante estar preparado para as perguntas que possam ser feitas. Informe-se e pesquise sobre a empresa, entenda e compreenda a vaga.
E saiba responder sobre você! Tenha segurança e propriedade quando for dizer os motivos pelos quais você é a pessoa certa. Mas também, sinta-se à vontade para perguntar coisas do seu interesse a respeito da empresa ou vaga ao seu recrutador. Não tenha medo.
2 – Tenha seu currículo por perto
É muito comum que o candidato fique nervoso na hora de ser entrevistado. Por isso, ter suas informações ao alcance das mãos, ajuda a organizar as ideias! Além disso, liste quais foram os projetos mais bem sucedidos que você executou e liste também os que não deram certo, para sempre se lembrar o que aprendeu com isso. Aproveite a oportunidade para expressar mais do que cabe somente no seu currículo.
3 – JUST BE YOURSELF!
Ser você é fundamental na hora de falar com seu recrutador. Vender a ideia de que você é uma pessoa e depois de um tempo se mostrar outra, pode ser extremamente prejudicial para sua carreira.
Prepare-se para falar com clareza e assertividade sobre você. Não prometa o que não pode cumprir e não elabore em excesso algumas respostas que não se sente seguro em responder! Ser honesto e demonstrar força de vontade ao seu recrutador, pode valer mais do que certificados!
4 – Reserve seu espaço para a entrevista
Vai fazer uma chamada de vídeo? Pois saia da cama e tire o pijama! Você não precisa usar salto alto nem sapato social, mas a primeira impressão é a que fica.
Lembre de que uma entrevista de emprego, se realizada presencialmente, seria feita em um ambiente profissional. Se dessa vez será remota e você estará no seu quarto, não quer dizer que ficou menos importante! Leve este momento a sério, combine com o pessoal de casa para que façam silêncio e dê o seu melhor!
Brilhe! 😊