Cada vez mais criadores de conteúdo estão focando no Google Adsense como uma ferramenta importante de monetização dos seus conteúdos. Mas apesar de ser difundida e uma alternativa importante de receitas, muitas pessoas ainda tem dúvidas sobre como receber do Google Adsense.
O Blog da Freela te convida a entender todas as funcionalidades dessa importante ferramenta do Google, suas características e como funciona na prática o pagamento pelos anúncios veiculados em sites, blogs e canais de Youtube.
O que é o Google Adsense
O Google Adsense é uma ferramenta de anúncios criada pelo Google, com o objetivo de exibir anúncios dos seus clientes em sites, blogs, e vídeos do Youtube, por exemplo. Ela é uma das ferramentas de anúncios mais utilizadas no mundo inteiro, sendo uma importante fonte de receita para criadores de conteúdo de todos os tipos, sempre focada em uma estratégia de Marketing de Conteúdo.
A ferramenta funciona via banners de anúncios de formatos diversos, veiculados em sites e blogs. Por exemplo, quando você vai assistir um vídeo no Youtube e antes dele surge um vídeo de anúncio, você está sendo impactado por um anúncio do Adsense. E o melhor é que se trata de um serviço gratuito e muito simples de ser implementado.
Como funciona o Google Adsense
Com o advento de sites, blogs e canais do Youtube, o Google Adsense é cada vez mais uma opção interessante e prática dos editores de conteúdo ganharem dinheiro com conteúdo online. Obviamente não é algo que acontece do dia para a noite, já que os anúncios por si só não trazem resultado, mas sim quando dentro de um contexto de uma estratégia constante de Marketing de Conteúdo, e com foco em conteúdo de valor para os usuários.
Mas de forma geral, é muito simples fazer um cadastro no Google Adsense e começar a monetizar com os seus conteúdos. Você precisa de uma conta no Google (Gmail), um blog, site ou mesmo um canal no Youtube, sempre focando em conteúdos originais (plágio é expressamente proibido). Mas é importante ressaltar que alguns conteúdos são proibidos na plataforma, como conteúdos com sexo e violência explícita. Abaixo você pode conferir um resumo do Google Adsense em três etapas:
- Você disponibiliza seus espaços de anúncios no seu canal ou página
- Os anúncios que pagarem mais serão exibidos em seu site
- Você recebe seus pagamentos de acordo com a renda gerada
Como ganhar dinheiro com o Google Adsense
Via de regra são duas as formas de ganhar dinheiro com os anúncios do Adsense. Uma delas é o CPC (Custo por Clique) e o CPM (Custo por Mil). No CPC você recebe toda vez que alguém clicar em um anúncio que está sendo veiculado em sua página. Já no CPM você recebe de acordo com o número de visualizações em sua página. A cada mil visualizações um anúncio é contabilizado.
Como receber do Google Adsense
Muitas pessoas ainda ficam com dúvidas sobre como funciona os pagamentos para os criadores de conteúdo. Com o advento da internet e a explosão dos vídeos e das redes sociais, cada vez mais pessoas estão procurando formas de rentabilizar os seus conteúdos, independente do nicho ou mesmo a forma do conteúdo. E é muito tranquilo e prático receber os pagamentos do Google Adsense.
Os pagamentos são feitos via transferência internacional, de maneira totalmente segura. O envio pelo Google é sempre feito em dólares americanos para uma conta bancária do titular da conta Google Ads.
Como cadastrar os dados bancários no Google Adsense
Assim que você acumula $100 dólares com a veiculação de anúncios na plataforma, o
Google emite uma ordem de pagamento. É nesse momento que você deverá preencher um formulário para realizar o cadastro dos seus dados bancários. É muito importante nesse momento ficar atento a todas as informações que devem ser preenchidas para o cadastro da sua conta bancária.
É importante destacar que cada instituição financeira possui regras e taxas específicas para transferências internacionais, por isso é importante pesquisar as melhores opções para você. Para as pessoas que por algum motivo não queiram no momento fazer a transferência dos valores, existe a opção de você deixar os ganhos acumulados na plataforma, com o saldo podendo ficar retido na sua conta durante o período de um ano.
Mas aqui é importante ficar atento, pois as oscilações cambiais podem fazer você perder muito dinheiro. A melhor opção ainda é fazer a transferência internacional em alguma conta bancária vinculada. Além dos bancos, existem plataformas especificas que também recebem essas transferências e são muito utilizadas pelos criadores de conteúdo para receber do Google Adsense.
Porém cada uma possui taxas, impostos e outras tarifas específicas nas transferências internacionais.
Importância de um conteúdo de qualidade e constante
Não adianta querer apenas saber como receber do Google Adsense. É importante ter em mente que não existe mágica. Os ganhos gerados só acontecem com uma estratégia definida de marketing de conteúdo, focando sempre em conteúdo de valor e que realmente agregue algo para os usuários.
Além disso é preciso ter em mente que a constância na publicação de conteúdo é fundamental, não adianta ser algo esporádico.
Os resultados acontecem apenas a médio-longo prazo, por isso paciência é uma palavra importante nesse momento. Blogs iniciantes com poucos trafego tem mais dificuldade de conseguir monetizar os seus conteúdos com anúncios, por isso primeiro você deve focar em uma estratégia robusta de marketing de conteúdo. E não qualquer conteúdo, mas algo de valor para os seus usuários.
Agora que você já sabe como receber do Google Adsense, é hora de colocar a “mão na massa” e focar em sua estratégia de marketing de conteúdo. Com o foco sempre na construção de um conteúdo épico e diferenciado, com o Google Adsense você pode ter uma importante fonte de renda extra para alavancar sua página e se dedicar cada dia mais a evoluir o seu conteúdo.
Acesse nosso blog e continue recebendo nossos conteúdos com dicas sobre novos
negócios, marketing e tecnologias!