Levar o seu negócio para o ambiente virtual é mais do que necessário, principalmente no cenário de hoje: é fundamental.
Isso não quer dizer que você precise estar em todos os canais e redes sociais, porém, marcar presença em alguns deles é indispensável para expor e divulgar sua marca, atrair clientes e passar confiança e credibilidade do seu negócio. Mas se você estiver se aproximando desse universo só agora ou se já conhece bem as redes, queremos te lembrar de outro meio de comunicação perfeito para novas estratégias de marketing: o WhatsApp.
O aplicativo de mensagens que é um dos mais famosos do mundo, já conta com mais de 2 bilhões de usuários. De acordo com o relatório do Global Messaging Apps 2019, da consultoria americana eMarketer, o aplicativo recebe 120 milhões de novos cadastros ativos por mês, só aqui no Brasil! Além dos ótimos números, o WhatsApp oferece excelentes recursos pra você desenvolver sua estratégia de marketing nele.
Separamos algumas dicas para te ajudar a explorar e utilizar melhor as ferramentas do Whats!
WhatsApp Business
Com tanta gente utilizando o app, logo se viu uma oportunidade de ganhar dinheiro. Portanto, foi criado o WhatsApp Business, com o objetivo de tornar o WhatsApp um canal direcionado para quem quer tocar o seu negócio, com uma interface bastante semelhante à versão normal que conhecemos.
Ok, mas como vendo pelo Whats?
Com um número de telefone diferente do que você utiliza para seu WhatsApp pessoal, ou seja, com uma nova linha telefônica que você terá de comprar, baixe a versão do WhatsApp Business e cadastre sua empresa. É importante reforçar que o nome da empresa não poderá ser mudado, então faça direitinho!
– Configurando minha empresa:
Para fazer alterações e adicionar informações na sua página, você irá:
1) abrir o WhatsApp Business> clicar no botão Menu> Configurações> Configurações da Empresa> Perfil
2) clicar “Editar” canto superior direito
3) editar os campos necessários e salvar as alterações
– Recursos:
Ainda na seção de Configurações, você poderá adicionar alguns recursos na sua conta, para deixar seu atendimento mais personalizado. São eles:
1) Horário de funcionamento da sua empresa – importante para que o seu cliente saiba o período em que ele poderá ser atendido/respondido.
2) Uma mensagem de boas-vindas que será enviada para seu cliente assim que ele enviar a primeira mensagem – é uma forma bastante efetiva de levar à pessoa, a sensação de estar recebendo atenção.
3) Uma mensagem de ausência que é enviada automaticamente quando ninguém está presente para responder a mensagem do cliente – mesmo sem as respostas que ela busca, com essa mensagem, a pessoa fica ciente de quem em breve será atendida.
4) Respostas rápidas permitirão que você responda as perguntas mais frequentes feitas por seus clientes – poupando assim, o seu tempo e o deles!
– Divulgando meus produtos
Dentro do WhatsApp Business você pode criar um catálogo de produtos para que seus clientes tenham acesso total às suas variedades. Com este recurso, ele pode ver fotos, saber preços e outras informações. Ah, e tem mais: utilizar o “Status” do WhatsApp, também é um excelente divulgador. As bolinhas ficam disponíveis por 24 horas – assim como os stories do Instagram – e nelas, você pode divulgar um produto novo, um comunicado, promoções e o que mais sua criatividade permitir.
– Divulgue também sua loja online!
Veja, tão importante quanto levar o seu negócio para dentro das plataformas virtuais é contar às pessoas que você fez isso!
Por se tornar um canal de venda cada vez mais utilizado, a maioria dos e-commerces passou a adicionar botões do Whats para se comunicar com seus usuários, e até mesmo as fan pages do Facebook e perfis do Instagram possuem este recurso atualmente. É só configurar o seu número no botãozinho e voilà!
Portanto, comunique em suas redes sociais, envie listas de transmissão pelo próprio WhatsApp, adicione botões ao seu site, espalhe essa notícia por aí! Quanto mais gente souber, melhor!