O Instagram é atualmente uma das redes sociais mais utilizadas no mundo, com mais de um bilhão de usuários ativos mensais. Por isso, é uma das principais ferramentas de marketing digital utilizadas pelas empresas e criadores de conteúdo dos mais variados nichos. Ele oferece diversas possibilidades de criação de conteúdo, como Stories, Reels e Lives, além de anúncios e impulsionamento dos conteúdos.
Recentemente, o Instagram lançou uma nova funcionalidade que promete aumentar ainda mais a interação com os seguidores: os canais de transmissão. O Blog da Freela te convida a entender o que são esses canais e como eles podem ser utilizados pelos criadores de conteúdo para aumentar a interação com seus seguidores.
A importância do Instagram para as empresas
É inegável o sucesso exponencial do Instagram ao longo dos últimos anos. São mais de 1,4 bilhões de usuários ativos na plataforma, sendo a 4ª rede social com mais usuários no mundo, atrás apenas do Facebook, Youtube e WhatsApp. E de 2021 para 2022 esse número cresceu 17.9%.
Antes de falarmos sobre os novos canais de transmissão do Instagram, é importante destacar a importância desta rede social para as empresas. Com a possibilidade de criação de conteúdo em diversos formatos, o Instagram se tornou uma ferramenta poderosa para a divulgação de produtos e serviços, bem como para a construção da marca e fidelização de clientes.
Além disso, a plataforma oferece cada vez mais possibilidades para os criadores de conteúdo, com diversas possibilidades de personalização dos conteúdos, propiciando um engajamento sólido e um relacionamento mais próximo com os seus seguidores.
O marketing de influência no Instagram está cada vez mais em alta, com as empresas aproveitando a credibilidade dos influenciadores digitais para divulgar os seus negócios.
O que são os canais de transmissão do Instagram?
Um canal de transmissão é um novo recurso do Instagram voltado para os criadores de conteúdo na plataforma, visando o estreitamento de laços e uma maior conexão com os seus seguidores. Ele promove o compartilhamento de uma mensagem ou conteúdo específico para diversos usuários ao mesmo tempo, funcionando de forma similar ao Telegram.
Nesse primeiro momento, o novo recurso está sendo liberado aos poucos, mas apenas para os criadores de conteúdo. Com os canais de transmissão é possível compartilhar atualizações em vídeo, foto, texto, imagens, notas e realizar enquetes, possibilitando um maior engajamento e conexão com os seguidores, que podem curtir e visualizar as publicações.
Os canais de transmissão podem ser abertos a todos os seguidores de um perfil ou então serem limitados a assinantes pagos, que podem receber conteúdos exclusivos.
Como utilizar os canais de transmissão do Instagram para aumentar a interação com seus seguidores
Os canais de transmissão são uma excelente oportunidade para os criadores de conteúdo e influenciadores digitais oferecerem conteúdo exclusivo e interativo para os seus seguidores, o que pode aumentar o engajamento e uma maior conexão entre todos, proporcionando uma interação direta.
Importante destacar que os seguidores, apesar de participarem de um determinado canal de transmissão, até podem interagir, mas não podem mandar mensagens.
Dentre as vantagens da utilização dos canais de transmissão, podemos destacar:
- Conexão mais eficiente entre perfis e seguidores
- Possibilidade de divulgação de conteúdo exclusivo
- Contato direto com os seus seguidores
- Possibilidade de entender com mais assertividade quais os conteúdos de preferência dos seguidores
E apesar de inicialmente estar apenas disponível para os criadores de conteúdo, a expectativa é que os canais de transmissão também possam ser usados num futuro próximo pelas empresas, para divulgação de produtos e serviços.
Dessa maneira, além de postagens no Feed, dos Reels & Stories, fica a expectativa de que os recursos do Instagram também possibilitem a utilização dos canais de transmissão para esse objetivo.
Outra possibilidade a ser explorada é traçar estratégias com os influenciadores digitais para a divulgação de campanhas, o que cada vez mais empresas dos mais variados nichos vem fazendo, inclusive com micro influenciadores.
Como funciona o canal de transmissão no Instagram
Apenas os criadores de conteúdo com acesso ao novo recurso podem enviar uma mensagem de convite para os seus seguidores, que têm a opção de escolher se querem ou não entrar no canal de transmissão. Por isso não estranhe se recentemente você visualizou um convite para ingressar em um e ficou se questionando o que era aquilo.
Caso o convite seja aceito, o usuário vai receber uma notificação a cada nova mensagem, se a pessoa adicionar o canal do criador à sua respectiva caixa de entrada. Nesse momento, esses canais são muito importantes não apenas para divulgação de conteúdo, mas como um verdadeiro “termômetro” para entender o comportamento dos seguidores.
Um diferencial que chama a atenção é que se o usuário adicionar o canal do criador à sua respectiva caixa de entrada, os canais aparecem como se fosse um bate-papo normal. E além de notificar os seguidores sobre a criação de um canal de transmissão, os criadores de conteúdo também podem divulgar o canal fazendo um story no Instagram e colocando um “sticker” (adesivo) de lista de transmissão.
Importância do Instagram em uma estratégia de marketing de influência
Cada vez mais as redes sociais são utilizadas como plataformas de comunicação, entretenimento e compartilhamento de conteúdo. De acordo com dados e estatísticas da RD Station, o Brasil é o país com a 2ª maior média de tempo diária no uso de redes sociais, atrás apenas das Filipinas, com uma média de 3 horas e 52 minutos.
Ainda de acordo com a mesma pesquisa, o Brasil conta com 122 milhões de usuários, sendo o 3º país com maior número de usuários ativos no Instagram, atrás apenas da Índia e dos EUA. Ou seja, trata-se de um mercado gigantesco e com várias oportunidades.
O marketing de influência representa as estratégias de mkt digital com influenciadores de perfis diversificados, que trabalham produzindo conteúdo e campanhas de Publieditorial diversificadas com as marcas, indicando os seus produtos e serviços e consequentemente gerando autoridade para as mesmas.
Além disso, o Instagram é uma rede social propícia para o relacionamento com as marcas. Dados da Opinion Box: Pesquisa Instagram no Brasil – Janeiro/2023, mostram que 44% das pessoas utilizam o Instagram para interagir com as empresas.
Ainda de acordo com o estudo, 7 em cada 10 pessoas seguem influenciadores no Instagram, sendo que 61% já compraram algo indicado por eles e 35% reconheceram que os influenciadores podem ser decisivos para uma decisão de compra.
Números que corroboram que o marketing de influência está mais em alta do que nunca.
Uma agência que fala a sua língua
Agora que você já sabe com mais propriedade o que são os canais de transmissão do Instagram e a importância de ter uma estratégia de marketing de influência bem definida, bem como tudo o que envolve suas diversas possibilidades de estratégias de marketing digital, nós podemos te ajudar. O diferencial da Agência Freela é a união da expertise, dos melhores recursos tecnológicos e uma proximidade com a realidade do que o seu negócio precisa.
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