As hashtags já são muito conhecidas entre as pessoas. O símbolo do jogo da velha (#) aparece constantemente em publicações ou até mesmo no linguajar cibernético que utilizamos no dia a dia.
Elas são uma ferramenta rápida e eficaz de agrupar diversos conteúdos compartilhados diariamente sobre um determinado tema nas redes sociais, e acabam servindo como métricas para medir a popularidade daquele assunto. Mais do que isso, elas fazem parte da estratégia de SEO do seu negócio e também do seu alcance de marca, como explicamos no artigo Entendendo as Hashtags, no nosso blog.
Para te ajudar a saber como utilizar esse pequeno símbolo tão poderoso, aqui vão algumas dicas:
- Vá com calma na quantidade:
Lotar o seu post de hashtags não é o caminho! O indicado é se esforçar para usar o mínimo de duas e o máximo de cinco. Dessa forma, você não corre o risco de agrupar sua publicação com algo que não é relevante, nem tampouco prejudica a leitura do seu usuário ao ler o post!
- Use hashtags abrangentes:
Explore opções conhecidas mundo a fora e aumente sua chance de visibilidade. Ao invés de escolher palavras mais nichadas, utilize também termos como #instagood #picoftheday #TBT #nofilter #lookdodia
- No Facebook também vale:
Por ser uma ferramenta já tão conhecida entre as pessoas, Mark Zuckerberg passou a adotar as hashtags como recurso oficial do Facebook. Ao utilizar o símbolo antes de uma palavra, o termo se tornará clicável e o usuário será levado a um feed repleto de publicações com o termo citado.
- Crie sua própria hashtag:
Criar uma hashtag que tenha a ver com a sua marca e reforçá-la em todas as publicações que fizer, ajuda a fixar a ideia na cabeça dos seus clientes. Mas tenha cautela na hora de criá-la, fuja de termos muito promocionais. O ideal é que agreguem valor e sejam facilmente compartilhadas!
- #Partiu sorteio?
Uma boa ideia de uso para as hashtags é utilizá-las em sorteios, por exemplo! Pode ser mais fácil para o seu próprio controle. Ou então, associar a venda de um produto a uma hashtag, como #voltaasaulas, que pode ser usada na divulgação de cadernos. Dessa forma, fica fácil encontrar o conteúdo em todas as plataformas!
- Ferramentas para criar hashtags:
Se você quer mais informações e insights sobre como taguear seu conteúdo, existem centenas de sites e ferramentas que te ajudam a verificar quais palavras podem ter a ver com o seu conteúdo, informando a popularidade de busca desses termos, métricas, entre outras coisas. Vale a pena pesquisar!