Com o fortalecimento da transformação digital, impulsionada ainda mais durante a pandemia, os hábitos de consumo mudaram de forma drástica. As pessoas cada vez mais utilizam a internet para tirar dúvidas e fazer pesquisas detalhadas sobre determinado assunto ou produto. E é nesse contexto que o blog se mostra uma valiosa ferramenta em uma estratégia de marketing digital, visando atrair leads mais segmentados e gratuitos para determinado site.
Hoje o Blog da Freela te convida a entender um pouco mais sobre essa ferramenta tão importante no contexto do marketing de conteúdo, sua evolução ao longo dos últimos anos bem como a sua importância em uma estratégia assertiva de marketing.
O que é blog?
O blog nada mais é do que uma página que funciona para publicar artigos e outros conteúdos específicos com fotos e vídeos. E para contextualizar, o termo blog é oriundo da junção de duas palavras da língua inglesa: web e log, que acabaram virando weblog. Ao longo dos anos o termo acabou se transformando no que conhecemos hoje apenas como blog.
Ele também ficou conhecido como “diário de rede”, já que inicialmente ele era utilizado como uma página pessoal de produção de conteúdo, local onde os autores e donos dos blogs escreviam conteúdos majoritariamente de cunho pessoal, funcionando como verdadeiros “diários pessoais” na internet.
Ao longo dos anos e com a popularização da internet, os blogs foram tomando outra forma, com conteúdos voltados para nichos específicos, como por exemplo saúde e beleza, esportes, humor e etc.
Mas o que antes era apenas um “diário virtual” acabou se transformando em verdadeiras páginas fontes de informações valiosas sobre determinado assunto ou produto, transformando de forma intensa o conceito do que conhecemos como blog.
A evolução do conceito de blog ao longo dos anos
É inegável que os blogs se tornaram uma ferramenta vital em uma estratégia de marketing digital. Essa transformação ocorreu de forma gradativa ao longo dos anos, inicialmente com os criadores de conteúdo percebendo a oportunidade de trabalhar melhor os conteúdos produzidos em uma abordagem mais profissional, inclusive com a oportunidade de monetizar esses conteúdos com anúncios, como por exemplo com o Google Adsense.
Mas mais do que isso, a mudança foi conceitual, com os blogs tornando-se uma ferramenta essencial nas estratégias de marketing digital de empresas dos mais variados nichos de atuação. Com as pessoas fazendo cada vez mais buscas e tirando dúvidas sobre produtos e serviços, entender com clareza o papel de um blog em uma estratégia de Inbound Marketing e SEO pode ser decisivo para atrair tráfego segmentado para o seu site.
E essa mudança de paradigma trouxe aos blogs uma importância única, já que é através deles que os potenciais leads podem de fato adquirir um conhecimento específico sobre o seu negócio ou produto, com conteúdos pensados de forma estratégica de acordo com a jornada de compra desses potenciais clientes.
Principais benefícios do blog
São vários os benefícios de ter um blog, mas aqui é importante uma observação. Não adianta apenas ter um blog e produzir conteúdo de forma esporádica acreditando que terá grandes resultados.
É preciso pensar de forma estratégica, organizando um calendário editorial de conteúdo de acordo com a jornada de compra da persona, pensando conteúdos de acordo com o funil do Inbound Marketing. Na prática isso significa organizar a produção de conteúdo, para de fato conseguir gerar autoridade para o seu negócio e dessa maneira conseguir converter e vender mais.
Abaixo você pode conferir os principais benefícios do blog no contexto de uma estratégia de marketing digital:
- Maior conexão com os seus potenciais clientes: já que os blogs podem agregar valor com conteúdos épicos e relevantes para os seus clientes. Eles não são apenas um ponto de contato entre empresa e cliente, mas um verdadeiro canal de informações valiosas e educativas, esclarecendo todas as dúvidas sobre os seus serviços e produtos. De acordo com a Hubspot, os profissionais de marketing que priorizam os esforços de blogs de negócios têm 13 vezes mais chances de obter um ROI positivo.
- Aumento de autoridade da marca e consequente aumento de vendas: ter um conteúdo pensado de forma estratégica e que de fato agregue valor aos usuários representa na prática conhecimento de causa sobre o seu segmento, o que contribui para aumentar a sua autoridade e consequentemente ajuda nas vendas também. De acordo com a Content Plus, 60% dos consumidores se sentem engajados depois de ler um conteúdo personalizado de blog.
- Melhora o SEO da sua empresa: os blogs podem ajudar a sua estratégia de SEO. Afinal, o marketing de conteúdo com foco em SEO ajuda de forma determinante a melhorar o rankeamento dos seus conteúdos nos mecanismos de busca, como o Google por exemplo. Conteúdos atualizados e otimizados com frequência influenciam diretamente na melhora dos resultados nas SERP´s. Por isso a importância de produzir o conteúdo com um direcionamento específico para SEO, pensando em palavras-chaves relacionadas com o seu negócio e serviço, dessa forma melhorando os seus resultados de forma consistente.
- Resultados permanentes: esse é outro diferencial de focar em uma estratégia de marketing de conteúdo consistente. Com o blog no ar, você continua recebendo acessos e tráfego de forma gratuita, mantendo a geração de resultados. Porém o ideal é manter uma constância de publicações, inclusive de tempos em tempos revisando e otimizando conteúdos já publicados.
Dicas para geração de leads com blogs
Além do aumento de autoridade da marca, os blogs podem ser decisivos também para a geração de leads qualificados. Nesse contexto, separamos algumas dicas para melhorar a conversão dos seus visitantes em leads:
- Deixe sempre aberto o campo de comentários em suas publicações – Com isso você pode aumentar o engajamento com os seus leitores, criando um verdadeiro canal de contato e dúvidas. Cada vez mais empresas tratam os comentários dos seus clientes em postagens de blog como um verdadeiro canal de atendimento, o que pode sim melhorar as conversões.
- Formulários de Landing Pages – Essa é outra dica valiosa para ter bons resultados de conversão com os seus leads. Colocar formulários de LP dentro das postagens de blog costuma ser eficiente para a conversão, já que é um caminho a menos que ele tem que percorrer.
- Assinatura de newsletter – É sempre importante disponibilizar um campo para que o leitor deixe o seu e-mail de contato e dessa forma continue recebendo os seus conteúdos de forma constante.
- Pop-ups – Impactar o seu leitor com Pop-ups que redirecionam para outros materiais ricos, como por exemplo e-books e webinars, também ajuda na geração de leads. Ofertas de conteúdo de valor são muito importantes nesse sentido.
Importância de ter um blog
Cada vez mais empresas de nichos distintos vem se rendendo à importância do blog no marketing digital. Ter a confiança dos seus clientes representa não apenas o aumento de vendas bem como a construção da imagem de marca da sua empresa no mercado.
Mas saiba que os resultados não aparecem de um dia para o outro. Muitas pessoas acreditam que basta publicar alguns conteúdos e os resultados surgirão com facilidade. Definitivamente não é assim que funciona. É preciso constância, planejamento estratégico, planejamento editorial e acima de tudo um conteúdo épico. Mas afinal o que representa de fato um conteúdo épico?
Um conteúdo épico é aquele voltado para responder às “dores” da sua persona, aquele conteúdo que agrega informações relevantes sobre determinada dúvida ou mesmo assunto específico.
E se você quiser se aprofundar um pouco mais sobre o assunto e as estratégias de marketing digital, recomendamos a leitura do nosso artigo sobre Inbound Marketing, onde explicamos um pouco mais as questões de produção de conteúdo com foco em SEO bem como todas as suas nuances.
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