O termo “hashtag” já se tornou conhecido por todo mundo. Por serem muito utilizadas nas redes sociais, chegaram a se tornar bordões do nosso dia a dia. Quem nunca ouviu um “#partiu” ou “#sextou” que atire a primeira pedra!
Porém, na prática, o símbolo do jogo da velha (#) seguido de uma palavra-chave, resulta em um hyperlink, que direciona para um resultado de pesquisa de todas as pessoas que, assim como você, compartilharam e marcaram conteúdos com aquela hashtag específica.
Ela funciona como uma categorizadora dentro das redes sociais. Se você digitar #blusa na busca do Instagram, por exemplo, verá milhares de publicações sobre esse assunto, veja:
Quando você adiciona uma hashtag na sua postagem, automaticamente, ela passa a fazer parte de um grupo do mesmo assunto, o que resulta em uma métrica para medir a popularidade de um termo específico. Portanto, se bem utilizadas, as hashtags podem ajudar a aumentar o alcance do seu negócio nas redes sociais.
Objetivos das hashtags
Como dito antes, as hashtags têm o poder de ajudar a expandir o alcance do seu negócio na internet, levando-o para pessoas que não seguem o seu perfil, mas buscam pelo tipo de produto que você oferece, por exemplo! Além disso, contribuem para o posicionamento da sua marca; para as estratégias de SEO e para ser encontrada dentro das redes sociais, como o Instagram.
Mas não só de Instagram se vive a hashtag
Nascida e criada no Instagram e Twitter, e já utilizada no Pinterest e Google+, a hashtag passou a fazer parte de outras redes recentemente, como o Facebook e o LinkedIn. Ao utilizarmos o jogo da velha antes de uma palavra, transformamos ela em um link clicável, como já explicado, porém, diferente do Instagram que te leva para publicações de fotos e vídeos, no Facebook, você tem acesso a um feed de mensagens que incluem essa mesma hashtag. Dessa forma, o usuário passa a ter acesso a publicações que realmente são interessantes para ele.
É por isso que tão importante quanto saber a finalidade das hashtags, é entender a maneira correta para ser usada na sua publicação, a fim de não dificultar a leitura, nem tampouco, misturar os assuntos, mas ser sim, assertiva. Além disso, vale o lembrete: quantidade não é sinônimo de qualidade! Prefira usar no mínimo duas e no máximo cinco hashtags na hora de taguear a sua publicação.
E para saber mais, confira nosso outro artigo Dicas para usar Hashtags, aqui no blog! Esperamos que goste e #BoaLeitura!