No contexto de pós-pandemia que estamos vivenciando, é vital para as empresas se manterem saudáveis e com a sua operação no azul. E uma estratégia assertiva de marketing digital é essencial para quem realmente deseja atrair mais leads e concretizar mais vendas. Mas saiba que é preciso ter as ferramentas certas para cada etapa do seu plano de marketing.
O Blog da Freela te convida hoje a conhecer um pouco mais sobre as principais ferramentas de marketing digital disponíveis no mercado, de acordo com cada etapa do planejamento do marketing digital e suas nuances, como por exemplo o Inbound Marketing, o SEO ou mesmo o marketing de conteúdo.
Afinal, saber otimizar os processos e o fluxo de trabalho com as ferramentas adequadas contribui de forma decisiva na gestão de trabalho de cada área da sua empresa, seja ela uma agência de marketing ou mesmo uma empresa de um segmento distinto.
O que são ferramentas de marketing digital?
As ferramentas de marketing digital são softwares que auxiliam de forma estratégica todo o fluxo de trabalho do marketing digital, otimizando processos e gerando cadência a todo o planejamento estratégico, contribuindo de forma decisiva para a integração das equipes bem como do dia-a-dia de trabalho como um todo.
Porém, é preciso antes de mais nada identificar quais as ferramentas ideais de acordo com o nicho, área de atuação e características do seu negócio. Além disso é importante fazer um planejamento de marketing adequado. Na prática isso significa identificar de forma precisa as ferramentas que se encaixam com o que você já possui implementado e rodando relacionado à estratégias de marketing digital, como por exemplo ferramentas direcionadas para produção de conteúdo, gerenciamento de redes sociais, SEO e por aí vai!
Até porque algumas ferramentas são pagas, e como isso representa um custo é preciso analisar quais as melhores opções que vão atender às suas necessidades.
Quais os principais tipos de ferramentas de marketing digital?
Como destacamos no tópico anterior, existem ferramentas disponíveis para estratégias distintas de marketing digital. Já é possível encontrar ferramentas para praticamente todas as nuances de um escopo completo de uma estratégia de marketing digital, com os seguintes focos de atuação:
- Automação de marketing
- SEO
- Inbound Marketing
- Marketing de Conteúdo
- Redes sociais
- Análise de dados
- Gestão de Projetos
- Ferramentas de mídia paga
Embora o foco das ferramentas esteja sempre direcionado para o marketing digital, é importante destacar que outras áreas das empresas também podem se beneficiar das ferramentas de marketing digital, como por exemplo ferramentas de gestão de projetos que podem auxiliar departamentos como RH e outras áreas de negócios.
Conheça as principais ferramentas de marketing digital do mercado
Dentre as principais ferramentas disponíveis no mercado para cada área de atuação, algumas se destacam pela sua funcionalidade e possibilidade de otimização. Vamos destrinchar cada uma delas:
Ferramentas de Automação de Marketing
- RD Station Marketing – Uma das mais conhecidas ferramentas do mercado, a RD Station é uma ferramenta completa de automação de marketing, possibilitando a gestão de todo o fluxo de leads, fluxos de automação de email, criação de Landing Pages, emails marketing, além do amadurecimento dos leads no funil de vendas.
- HubSpot– Outra ferramenta conhecida, ela é focada no Inbound Marketing e em vendas, contando com diversas funcionalidades específicas no processo de automação de marketing. Acompanhamento dos leads, automatização de emails, ferramentas de conversão e de análise de resultados fazem parte do seu funcionamento.
Ferramentas de SEO
- Google Search Console – Utilizado para diagnosticar e detectar problemas de SEO nas páginas
- Google Analytics – Ferramenta para analisar métricas de análise de tráfego e desempenho de sites
- SEMRush – Uma das mais conhecidas ferramentas de SEO do mercado, ela é utilizada para otimização de conteúdo de forma completa, inclusive avaliando o desempenho de sites. Com ela é possível gerenciar toda a presença digital e o marketing de conteúdo das empresas, dessa maneira traçando estratégias mais assertivas.
- Ahrefs – Ferramenta de SEO cada vez mais utilizada, a Ahrefs possibilita de forma dinâmica a análise de concorrentes, auditorias de SEO, pesquisa e levantamento de palavras-chave específicas, avaliações de desempenho de conteúdo e muitas outras funcionalidades.
- Google Pagespeed – Ferramenta que analisa a velocidade de carregamento de determinado site, inclusive dando uma nota para ela.
- Smush – O Smush é um plugin para WordPress, ele tem o objetivo de acelerar o carregamento das imagens de determinado site.
- Check my Links – Trata-se de uma extensão do Google Chrome, que identifica links quebrados e inválidos.
- Linkstant – Essa é a melhor forma de saber quando receber um backlink, já que o Linkstant te notifica toda vez que seu site recebe um backlink de outro site.
- Google Trends – Ferramenta do Google que mostra os termos mais buscados em um passado recente.
Ferramentas de Marketing de Conteúdo
- Answer The Public – Ferramenta muito útil em uma estratégia de marketing de conteúdo, já que ela fornece respostas para dúvidas específicas das pessoas. Ela auxilia a geração de conteúdo, contribuindo para ideias de conteúdo que podem ser explorados.
- BuzzSumo – Outra ferramenta direcionada para o marketing de conteúdo, já que ela ajuda na criação de novas ideias de pautas que podem ser trabalhadas na produção de conteúdo com foco em SEO. Com o BuzzSumo é possível rastrear marcas, concorrentes, backlinks e ainda descobrir quais são os conteúdos mais compartilhados.
- WordPress – Uma das plataformas mais utilizadas no mundo quando falamos em gerenciamento de conteúdo, o WordPress é um Sistema de Gerenciamento de Conteúdo completo, sendo possível criar, gerenciar e otimizar conteúdos com a utilização de plugins específicos.
Ferramentas para Redes Sociais
- Mlabs – A Mlabs é uma plataforma voltada para a gestão completa das redes sociais, o que inclui agendamento de publicações e relatórios com dados estratégicos de cada rede social. Além disso, diversas atualizações ajudam na rotina de publicações, facilitando o gerenciamento de contas.
- HootSuite – Uma das mais antigas e conhecidas plataformas de gerenciamento de redes sociais, a HootSuite possui diversas funcionalidades que auxiliam na produção e gestão dos conteúdos, com relatórios completos e personalizados.
- Etus – O Etus é outra ferramenta voltada para a gestão de redes sociais, com funcionalidades como agendamento de postagens, impulsionamento, relatórios, captação de leads, workflow e SAC Centralizado.
- Canvas – O Canvas é uma ferramenta gratuita de design gráfico online, que você pode utilizar para postagens em redes sociais, apresentações, vídeos, cartazes além de outras possibilidades. Com o Canvas é possível montar artes a partir de alguns modelos disponibilizados, facilitando o processo criativo.
- BuzzSumo – O BuzzSumo, como destacamos anteriormente, é uma ferramenta focada para o marketing de conteúdo. Com ela é possível fazer a análise e monitoramento das redes sociais e da web como um todo.
- Sprout Social – Outra ferramenta completa quando falamos em gestão de redes sociais, o Sprout Social é focado na gestão e otimização de redes sociais como Facebook, Instagram, Twitter, LinkedIn e Google My Business. Um dos seus diferenciais são os seus relatórios com acesso a informações detalhadas dos públicos de cada rede.
Ferramentas para Análise de Dados
- Google Analytics – O Google Analytics é uma das ferramentas mais utilizadas quando falamos em análise de dados. Com o Analytics é possível mapear os dados de acessos de sites, blogs, redes sociais, além de métricas específicas. Com ele é possível saber de forma precisa de onde está vindo o tráfego do seu site, além das páginas que estão recebendo maior volume de acessos. Mas aqui é importante deixar um aviso importante: o Universal Analytics, propriedade do Google Analytics para as empresas que possuem site, será desativado em julho de 2023. As empresas terão que se adaptar dentro do prazo limite para mudar para o GA4, a sua nova versão, até julho de 2023!
- Facebook Insights – Ferramenta do próprio Facebook, o Facebook Insights fornece dados referentes ao Facebook e Instagram, com dados detalhados sobre campanhas, postagens bem como métricas dos seguidores das páginas.
- Data Studio – O Google Data Studio é uma ferramenta que possibilita a conversão de dados em relatórios detalhados e personalizados. Com ele é possível criar dashboards personalizados com dados de Analytic e Ads, além de outras possibilidades de customização de relatórios.
- SEMRush – Apesar do foco em SEO, a SEMRush oferece insights e dados preciosos na estruturação de qualquer campanha de marketing digital, seja o foco em SEO ou mesmo no marketing de conteúdo.
- Similar Web – Ferramenta com o foco em análise de site e concorrência. A Similar Web fornece relatórios detalhados sobre sites e aplicativos pesquisados. Com ela é possível métricas importantes como por exemplo número de visitas, origens do tráfego, taxa de rejeição e outras métricas específicas de análise de sites e apps. Ela possui versões gratuitas e pagas, porém a sua versão SimilarWeb PRO possui muitos mais funcionalidades que sua versão gratuita, que possui algumas limitações.
Ferramentas para Gestão de Projetos
- Trello – O Trello é uma das ferramentas mais conhecidas quando falamos em gestão de projetos entre as equipes. É uma ferramenta completa, que possibilita o gerenciamento de projetos, fluxo de trabalho e também o acompanhamento das tarefas que estão sendo realizadas.
- Asana – Outra ferramenta de destaque no mercado, Asana oferece várias possibilidades de organização e personalização da gestão de projetos, contando com funcionalidades intuitivas que facilitam o acompanhamento e gerenciamento dos projetos.
- ClickUp – A ClickUp é uma ferramenta que otimiza todo o fluxo de trabalho entre as equipes, indo muito além do que apenas uma ferramenta de gestão de tarefas. Com ela é possível definir lembretes, metas, agendamentos e outras funcionalidades.
- Runrun.it – A Runrun.it é uma plataforma de gestão de projetos completa, com funcionalidades distintas que permitem um maior acompanhamento da execução das tarefas entre as equipes.
- Basecamp – Ferramenta de gerenciamento de projetos que ajuda na comunicação entre equipes internas e externas, ajudando a organização e acompanhamento dos projetos.
Ferramentas de mídia paga
- Google Ads – O Google Ads se consolidou como a principal plataforma de anúncios de publicidade. E uma de duas principais vantagens é a possibilidade de personalização e segmentação específica de cada campanha. Isso significa que o Google Adwords é uma ferramenta que pode trazer resultados para empresas e negócios de segmentos distintos, de acordo com a necessidade individual de cada empresa ou negócio.
- Facebook Ads – O Facebook Ads é a plataforma de anúncios do próprio Facebook. E aqui também está incluso o Instagram Ads, sendo que a ferramenta permite uma vasta possibilidade de personalização de campanhas.
- Youtube Ads – Ferramenta de mídia paga que faz parte do Google, o Youtube Ads permite anúncios variados, com possibilidades de segmentação de campanhas.
Gostou de conhecer as principais ferramentas de marketing digital?
Como você conseguiu notar nesse artigo, o universo do marketing digital possui diversas ferramentas com funcionalidades e objetivos distintos. E saber utilizar cada uma delas de acordo com o objetivo do seu negócio pode ser um fator decisivo para conseguir mais crescimento e oportunidades.
Mas para isso é fundamental entender com clareza quais ferramentas podem te ajudar de acordo com as necessidades do seu negócio.
E se você quiser se aprofundar um pouco mais sobre o assunto e as estratégias de marketing digital, recomendamos a leitura do nosso E-book: Glossário do Marketing Digital, onde elaboramos um dicionário com as definições mais comuns dessa área para facilitar a sua vida!
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