A transformação digital alterou de forma significativa o comportamento dos consumidores ao longo dos últimos anos. Eles estão muito mais seletivos e atentos com o que buscam e querem consumir, tendo muitas informações disponíveis para poder selecionar, comparar e escolher a melhor opção para si.
Nesse contexto, ficou cada vez mais complicado prender a atenção das pessoas, que diariamente são bombardeadas com um fluxo enorme de informações, posts em redes sociais e anúncios. Mas indo na contramão disso, o Inbound Marketing vem se consolidando como uma estratégia valiosa na atração de novos clientes focando na geração de conteúdo de valor.
Mas afinal o que significa o Inbound Marketing? Quais são as vantagens na prática? Como ele realmente pode acelerar as vendas do seu negócio? O Blog da Freela hoje te convida a entender um pouco mais dessa estratégia que pode ser o diferencial que o seu negócio precisa. Acredite, o mercado já está fazendo isso e já passou da hora de você também executar essas práticas.
O que é o Inbound Marketing
Durante muitos anos o marketing tradicional se baseou em buscar e ir até os clientes, seja com propagandas, banners, anúncios, muitas vezes inclusive com propagandas invasivas, com ofertas não-solicitadas como por exemplo contato direto por telefone, etc.
Essas práticas seguem o preceito do Outbound Marketing, estratégia na qual a empresa busca de forma ativa novos clientes, também conhecido como Marketing de Interrupção.
Já o Inbound Marketing busca atrair potenciais clientes com a geração de conteúdo de valor e que agregue algo para os clientes, sempre oferecendo conteúdo diferenciado, como por exemplo artigos em blogs, E-books, webinars, podcasts, infográficos e etc.
A grande premissa do Inbound Marketing é criar um relacionamento com os potenciais clientes, atraindo a persona quando ela busca respostas a uma necessidade específica de consumo.
E é justamente por isso que o Inbound Marketing também é conhecido como marketing de atração, já que ele busca realmente ajudar a persona na prática com um conteúdo de valor, ao invés de simplesmente empurrar e forçar uma propaganda.
Dessa maneira, os papéis se invertem: ao invés de a empresa buscar o cliente, é ele quem vai atrás e procura a empresa, criando um relacionamento genuíno e verdadeiro baseado na entrega de um conteúdo de valor que responda às suas dúvidas sobre determinado assunto.
Funil do Inbound Marketing
Todo o processo do Inbound Marketing ocorre dentro de quatro etapas que são conhecidas como funil de Inbound Marketing, com cada uma delas tendo um papel decisivo dentro da estratégia. Basicamente podemos afirmar que essa estratégia consiste em traçar um caminho para que a persona passe por cada uma das etapas do funil, que vamos explicar agora:
- Atrair – A primeira etapa do funil de Inbound Marketing consiste em atrair e conquistar a atenção do usuário que está buscando por determinado assunto e quer entender mais como resolver algum problema que ele está enfrentando. Nesse sentido, é possível atrair os usuários com conteúdos, mas não qualquer conteúdo e sim um conteúdo que de fato tenha um valor para o usuário, como por exemplo posts de blogs, infográficos, vídeos e publicações em redes sociais.
- Converter – A segunda etapa do funil é muito importante na estratégia, já que é ela que vai captar as as informações de contato do usuário, o que na prática representa a conversão do usuário. E essa conversão ocorre sempre em troca de um benefício, como por exemplo um material rico como um e-book, uma Landing Page específica ou mesmo um Webinar. Dessa forma é possível transformar os visitantes em potenciais leads oferecendo um conteúdo de valor em troca dos dados desse cliente, como e-mail. É nesse momento que você vai começar a nutrir esse lead com conteúdos e informações que vão guiá-los até o momento da compra ou então de adquirir o seu produto.
- Vender – Essa é a etapa de fechamento, a etapa de valorizar todo o trabalho de nutrição dos leads que foram gerados nas etapas anteriores. Saber analisar e entender o momento do leads no funil é essencial, identificando quais oportunidades estão mais propensas a fechar negócio. A etapa de qualificação dos leads pode também ser aproveitada com disparo de e-mails marketing específicos, gerando o gatilho necessário. Esse é o momento ideal de mostrar para o cliente que o seu produto ou serviço é o que ele realmente precisa.
- Encantar – Mesmo depois de concluída a etapa de venda, o processo no funil do Inbound Marketing ainda não acabou. É necessário continuar o relacionamento com o cliente não apenas com um pós-vendas eficiente, mas também continuando o processo de nutrição desse cliente, que pode virar um aliado da sua marca, mantendo o cliente satisfeito. Isso inclui continuar o relacionamento com esse cliente, com conteúdos mais direcionados para as suas reais necessidades. Conquistar um consumidor plenamente satisfeito com o seu serviço e pós-vendas pode representar novos clientes.
Quais as vantagens do Inbound Marketing
Além de ser conhecido como marketing de atração, o Inbound Marketing é aquele marketing que encanta e atrai os clientes pelo seu conteúdo relevante, melhorando de forma exponencial o relacionamento com esses clientes. Mas as vantagens dessa estratégia não se limitam a isso apenas.
Dentre as principais vantagens do Inbound, separamos as principais abaixo:
- Aproximação com os clientes – Já que a estratégia do Inbound é focada em distribuição de conteúdo épico, com uma estratégia de conteúdo focada em realmente ajudar a persona (representação do cliente ideal). E é nesse contexto que se cria uma relação de confiança com os clientes. Produzir conteúdos relevantes e que atraiam os potenciais clientes de um negócio é fundamental.
- Maior poder de persuasão – Já que o processo do Inbound Marketing, de distribuição de conteúdo dentro do funil garante que a persona vai receber exatamente o tipo de conteúdo que ela precisa, com informações consistentes que são distribuídas de forma gradativa, o que ajuda no poder de convencimento junto aos potenciais clientes. E a persuasão pode ser decisiva para conseguir de fato fechar vendas.
- Otimização de gastos – Essa é uma das principais vantagens ao focar em uma estratégia de Inbound Marketing. A redução de custos comparada com as estratégias tradicionais de marketing, como o outbound, dessa maneira sendo possível direcionar os esforços em ações com melhor custo-benefício.
- Ciclo de vendas mais eficiente – O foco do Inbound é a geração de leads, sempre focando em uma estratégia de marketing de conteúdo, que vai atrair esse potencial usuário. E o processo de qualificação desses leads é muito mais assertivo no Inbound, gerando um Retorno sobre Investimento (ROI) maior e consequentemente vendas mais qualificadas. Isso acontece pois a conversão desses leads em potenciais clientes é mais precisa, sempre balizada por uma troca constante de informações com geração de conteúdo de valor.
- Marketing mais aderente ao novo perfil de consumidor – A transformação digital impactou também o perfil dos novos consumidores. Além de atentos e antenados, eles estão muito presentes no ambiente digital, pesquisando a fundo o máximo possível de informações sobre determinado produto ou serviço. Nesse contexto o Inbound também ajuda, já que o seu preceito é atrair os potenciais clientes no que também é conhecido como marketing de atração, estabelecendo uma relação de confiança e interesse com ofertas relevantes de conteúdos, dessa maneira promovendo ações mais assertivas de marketing e com maior eficiência para o seu público-alvo.
- Melhor ranqueamento em buscas orgânicas – Como o Inbound Marketing também está diretamente relacionado com uma estratégia de marketing de conteúdo, você pode aproveitar para focar em ações relacionadas com SEO (Search Engine Optimization), que visa tornar o seu conteúdo mais relevante nos mecanismos de buscas, além do aumento da presença da marca em buscas orgânicas.
- Mensuração de resultados mais eficiente – Outro benefício importante do Inbound Marketing é a possibilidade de mensurar todos os resultados das suas ações de forma concreta e objetiva. Com ferramentas de automação de marketing específicas é possível mensurar o seu ROI praticamente em tempo real, acompanhando sempre de perto dados importantes como por exemplo número de acessos, cliques, acessos nos blog posts, conversões, visitantes dos sites e outras métricas específicas.
- Ticket médio maior – O processo de educação dos leads por meio de geração de conteúdo de valor além da nutrição gradativa desses leads agrega diversas vantagens competitivas. Como os leads já passaram por um processo de educação durante o funil do Inbound Marketing, eles se sentem mais confiantes e aptos para comprar, inclusive com um ticket médio maior. Com o Inbound você pode ir nutrindo os leads até o momento ideal para oferecer o seu serviço ou produto.
Como acelerar as vendas do seu negócio com o Inbound Marketing
Mas afinal, agora você deve estar se perguntando, como de fato começar na prática uma estratégia de Inbound Marketing e acelerar as vendas do seu negócio?
É importante ressaltar que o Inbound está diretamente conectado com o alinhamento assertivo de uma estratégia de marketing de conteúdo, como foco na geração de conteúdo de valor para os potenciais clientes (leads), o que envolve a utilização de alguns canais e ferramentas como:
- Conteúdos em blogs e sites, como por exemplo artigos, E-books, Webinars, sempre com o foco na estruturação de conteúdos ricos e de preferência com foco em SEO, visando também o melhor posicionamento orgânico no Google.
- Captação de leads dentro da estratégia de Inbound, com a utilização de “iscas digitais”, como por exemplo a distribuição de materiais ricos para captação dos dados desses clientes, como por exemplo E-books, Infográficos, vídeos, focando também em Landing Pages específicas.
- Conteúdos em redes sociais, como por exemplo Facebook, Instagram, Linkedin e Youtube, sempre interagindo com os seguidores e mantendo uma comunicação constante com seus potenciais clientes.
- Nutrição desses leads de acordo com cada etapa do Funil do Inbound, preparando-os de forma gradativa para a última etapa e mais importante que é a conversão em vendas.
- Utilizar uma ferramenta de automação de marketing, como por exemplo a RD Station, para fazer a gestão de todo o fluxo do Inbound, inclusive auxiliando a equipe de vendas com a parte comercial, com a possibilidade de utilização de uma ferramenta de CRM, focada em toda a gestão da parte comercial.
- Ferramentas para blogs, como por exemplo o WordPress, que é uma das ferramentas para gestão de blogs mais utilizadas no mundo.
- Ferramentas de SEO, como por exemplo o SEMrush, com a qual você pode fazer pesquisas de palavras-chave, analisar todo o envolvimento do seu público-alvo com seus conteúdos de redes sociais e ainda otimizar campanhas de tráfego pago.
Conclusão
Cada vez mais empresas e negócios de nichos distintos vem descobrindo todos os benefícios que o Inbound Marketing pode trazer. O sucesso de vendas de uma empresa está cada vez mais conectado com uma relação de confiança com os consumidores, e a atração de clientes com foco na distribuição de conteúdo épico pode revolucionar a sua abordagem de vendas de forma única.
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