2020 abalou o mundo com a pandemia do Covid-19 e seguimos na luta contra ele. Para evitar o contágio, empresas do mundo inteiro fecharam suas portas e abriram suas mentes para novas estratégias, e uma delas, foi a forma de trabalhar: remotamente.
O famoso home office, tão temido por tantos gestores, se tornou uma saída indispensável para manter seus colaboradores trabalhando, sem se arriscar. Contudo, a tendência de trabalhar em casa já era algo crescente muito antes do coronavírus, porém, pós-quarentena, acredita-se que o crescimento desse movimento será mais rápido do que o imaginado!
Mas afinal, o que podemos aprender com o home office?
Economia de tempo e dinheiro, disciplina, responsabilidade e comprometimento com a produtividade podem ser algumas respostas para essas perguntas, mas a verdade é que existem muitas outras. Uma pesquisa realizada na Universidade de Stanford, com 16 mil participantes, mostrou que aqueles que realizam a maior parte de suas funções em casa, apresentam uma performance 13% melhor. Outros dados interessantes, mostram que 86% das pessoas preferem trabalhar sozinhas e, quem trabalha de casa, tem 52% menos de chance de se ausentar em um dia de emprego, além da redução de atrito entre os colegas.
Nos dias de hoje, nos quais a rotina de trabalho está mudando e provavelmente continuará, apontamos algumas dicas verdadeiramente relevantes de pessoas que já trabalham de casa há muito tempo. Confira!
1 – Para os gestores: organize sua equipe e seja justo.
Que trabalhar de casa pode ser sinônimo absoluto de qualidade de vida, nós já sabemos. Porém, é necessário organização, regras e comprometimento com o trabalho para que isso não vire bagunça. Determine hora para começar e terminar a jornada de trabalho, façam reuniões diariamente ou semanalmente com toda a equipe, e não extrapole a quantidade de demandas oferecidas aos funcionários: eles estão em casa, mas estão trabalhando normalmente.
2 – Chamadas de vídeo
Profissionais do Vale do Silício acreditam que realizar chamadas de vídeo com toda a equipe é muito importante. No momento em que todos são obrigados a ligar suas câmeras, todos se veem nos olhos, nem que seja por breves momentos. Isso é importante para a associação das pessoas de que elas trabalham em conjunto e fazem parte de um time.
3 – O tempo rende
Com menos distrações, trânsito, interrupções, reuniões e deslocamento, é possível realizar em questão de horas aquele trabalho que normalmente ocuparia seu dia inteiro no escritório. Com isso, os benefícios são imensos: ao terminar o trabalho com antecedência, sobra tempo para investir em outros projetos, estudar, fazer freelas ou dedicar-se ao lazer.
4 – Gastar menos é tão eficiente quanto ganhar mais!
Um
dos pontos mais interessantes sobre o home office é a redução de gastos que
você pode ter na sua rotina. Com a tendência cada vez maior de contratação por
Pessoa Jurídica ou autônomo, os profissionais são obrigados a pagar seu almoço,
seu transporte, plano de saúde e qualquer outro benefício que um regime CLT
ofereceria. O mesmo vale para o empreendedor: não existe o gasto de aluguel de
sala comercial, redução de energia elétrica, estacionamento etc. Muitas vezes,
os profissionais optam por vender o segundo carro da família, por exemplo!
Ao estar dentro de casa, centenas – e às vezes, milhares – de reais podem ser
economizados.
5 – Atenção para não se perder
O home office também é uma via de mãos duplas: você pode extrapolar seu horário de trabalho, sem nem perceber. Ou, você pode perder prazos, procrastinar, fazer várias coisas ao mesmo tempo e nenhuma direito, etc. É por isso que trabalhar sem supervisão física requer responsabilidade e comprometimento.
6 – Estabeleça sua rotina
Acordar 5 minutos antes da reunião e trabalhar sem nem ao menos escovar os dentes não te trará benefícios ao longo da estadia em casa! Escolha seu espaço e monte-o para que fique confortável. Crie regras com a família ou com quem divide a casa com você, a respeito de barulhos, horários etc. Tome seu café, arrume-se, encarne o personagem!
7 – O contrafluxo
Outra vantagem super bacana do home office é a possibilidade de estar sempre na contramão do fluxo do dia a dia. Ou seja, enquanto a grande maioria das pessoas estão presas em seus escritórios no famoso “horário comercial”, você tem a liberdade de sair para resolver suas coisas. Por que pegar trânsito em horário de rush se eu posso sair mais tarde? Ou mais cedo? Pra que ir ao shopping num sábado lotado, quando posso resolver minhas necessidades em uma segunda-feira à noite? Isso faz diferença!
8 – A melancolia do domingo acaba
Você também sofre de dominguite? Aquele aperto no peito quando chega domingo à noite? Aquela verdadeira tristeza de quando começa a passar o Fantástico? Quem faz home office há anos, afirma que esse sentimento já era!
Por fim, sabemos que, infelizmente, nem todas as profissões oferecem condições para se trabalhar à distância. Contudo, a tendência que cresce cada vez mais em todo o mundo, promete transformar a maneira como se vive e como se trabalha, se bem usada!