As referências criativas sempre foram um fator determinante para as mais diversas soluções. E é justamente esse o conceito do Pinterest, rede social com foco em compartilhamento de imagens e conceitos criativos, amplamente voltada para o visual e que vem sendo cada vez mais utilizada em estratégias de marketing.
O blog da Freela te convida a conhecer um pouco mais do Pinterest, suas funcionalidades e importância, bem como 03 dicas para usar na sua estratégia de marketing.
O que é Pinterest?
O Pinterest é uma rede social criada em 2010, um verdadeiro quadro de inspirações para pesquisa, publicações e imagens de referência para temas específicos, que podem ser armazenadas em pastas pelos usuários.
O conceito são os murais de imagens, que inclusive remetem ao nome da plataforma. A palavra Pinterest tem origem do prefixo “pin”, que significa “alfinete” e também do sufixo “terest”, de interesse.
Ele mistura um conceito de mural e interesses. O seu layout, inclusive, brinca com a aparência de um gigantesco painel de recortes. Esse grande mural de interesses pode ser dividido em diversos murais (boards), de acordo com a preferência do usuário. Importante ressaltar que os pins não necessariamente precisam ser apenas imagens, eles podem ser vídeos também.
Como funciona o Pinterest?
Como destacamos, o Pinterest representa um verdadeiro quadro de inspirações para milhões de usuários. Nele é possível publicar imagens “pinar” (as publicações são chamadas de pins) e organizar essas imagens em diversos murais (boards) de acordo com os seus conteúdos.
Além dos termos “pinar” e “boards”, existem outros termos importantes que devem ser entendidos:
- Pin – Quando o usuário seleciona uma imagem, vídeo, texto ou mesmo um link específico para postar ele está fazendo um “pin”.
- Board – Os diversos murais do Pinterest representam os “boards”, local onde são feitos os pins. Cada mural representa uma coleção de pins, que podem ser imagens, vídeos, texto ou mesmo links específicos.
- Re-pin – Com o Re-pin é possível compartilhar um pin de outro usuário no seu perfil. Funciona de forma idêntica ao botão de compartilhamento do Facebook, por exemplo.
- Place Pin – Esse é um recurso estratégico, já que ele permite destacar as localizações dos pins que o usuário deseja salvar. Podemos fazer uma analogia com um mapa, já que ele faz o painel aparecer desta forma.
- Follow – Opção que permite seguir um determinado perfil e acompanhar suas atividades no feed.
Mas se engana quem pensa que o Pinterest é uma plataforma apenas voltada para referências criativas e pessoas em busca de inspiração para os seus projetos.
Evolução e crescimento do Pinterest ao longo dos anos
Muito mais do que fotografias, vídeos e legendas, a proposta do Pinterest passou a ganhar também ares estratégico para o marketing digital, e-commerce e branding dos mais diversos tipos de empresas, negócios e marcas.
E os números da plataforma referendam essa mudança conceitual, que chamou a atenção das empresas pelo seu gigantesco potencial de engajamento. De acordo com estatísticas da própria plataforma, são 478 milhões de usuários ativos mensais, sendo que 80% dos seus usuários semanais descobrem uma marca ou um produto novo usando a plataforma.
Além disso, os usuários ativos mensais (MAUs) aumentaram 30% ano a ano, até chegar ao número de 478 milhões. Para se ter uma ideia do crescimento exponencial da plataforma ao longo dos últimos anos, o Pinterest teve cerca de 1.22 bilhão de visitas totais entre outubro de 2020 e março de 2021.
E o mais impressionante: 85% dos usuários afirmam que buscam a plataforma para referências criativas quando iniciam um novo projeto. E como se não bastasse tudo isso, o Pinterest ainda oferece a possibilidade de se criar uma conta corporativa, a sua conta “Business”.
Pinterest Business
A conta do Pinterest para empresas ajuda empresas dos mais variados nichos a se posicionarem de forma estratégica no mercado, divulgando os seus serviços e produtos não apenas por meio de fotos e vídeos, mas também com a utilização de outros recursos, como criação de públicos filtrados.
Com ela é possível configurar interesses específicos, inserir links de destino nos pins criados, definir o seu nicho de negócio, além de aproveitar a própria expertise da plataforma, que recomenda pins de acordo com os conteúdos e as características do seu negócio.
Outro benefício da sua utilização pelas marcas é que ela se aproveita da busca dos usuários por referências criativas e ideias para seus projetos. Ela ainda possui alguns diferenciais em comparação as contas pessoais:
- Gerenciador de anúncios
- Acesso ao Analytics da conta
- Dados de conversão
- Possibilidade de se inscrever como loja verificada
03 dicas para o seu negócio
Agora que você já está mais familiarizado com o Pinterest e todas as suas possibilidades, nós separamos algumas dicas vitais para você concentrar seus esforços e estratégias de marketing nessa plataforma:
- Estruture seu planejamento de conteúdo
Definir os seus objetivos com o Pinterest é fundamental para atingir resultados positivos em uma estratégia de marketing. Isso passa desde a identificação e definição da sua persona, dessa maneira delimitando a sua estratégia de marketing de conteúdo de forma mais assertiva.
Além disso, os objetivos devem ser definidos, seja gerar mais tráfego para um site, e-commerce, ou mesmo gerar mais vendas.
2- Foque em uma estratégia de marketing de performance com anúncios
Os chamados Pinterest Ads levam em consideração, principalmente, o público e os hábitos de consumo desses ricos conteúdos visuais. Com eles você pode configurar objetivo de campanha, segmentar o público que quer atingir e delimitar o orçamento da sua campanha.
E as oportunidades de negócios com os anúncios são impressionantes. Isso porque o número de pessoas que podem ser alcançadas pelos anúncios do Pinterest é de 200.8 milhões!
Mas assim como as outras ferramentas de anúncios e impulsionamentos disponíveis no mercado, fazer anúncios no Pinterest vai exigir planejamento assertivo e a criação de uma estratégia alinhada com a natureza do seu negócio e o engajamento dessa rede.
Para te ajudar, nós temos um artigo em nosso blog com dicas para você ter bons resultados na sua estratégia.
3- Utilize o Pinterest Analytics para analisar suas métricas
Esse é o local para você analisar e medir todos os impactos das suas publicações. É possível encontrar métricas valiosas que podem atestar como a sua estratégia em si está funcionando.
Métricas como engajamento, cliques, impressões, formatos de conteúdos, dispositivo usado pelo usuário ajudam a medir o andamento e a performance dos seus conteúdos e anúncios. Além disso, aqui é possível filtrar informações valiosas sobre o seu público, como idade, localização geográfica e outras informações relevantes.
Uma agência que fala a sua língua
Agora que você já sabe com mais propriedade o que é Pinterest, bem como tudo o que envolve suas diversas possibilidades de marketing, nós podemos te ajudar. O diferencial da Agência Freela é a união da expertise, dos melhores recursos tecnológicos e uma proximidade com a realidade do que o seu negócio precisa.
Essa facilidade de acesso da nossa equipe, proporciona soluções sob medida, que vão levar a estratégia de marketing de conteúdo para o Pinterest no modelo ideal para o que sua empresa necessita.
Venha conversar com a nossa equipe e saiba como construir a identidade da sua marca no Pinterest. Fale com a Freela. E para você entender mais um pouco mais sobre todos os benefícios do marketing de permissão em detrimento ao marketing de interrupção, recomendamos também a leitura do nosso E-book sobre Inbound Marketing, com suas cinco etapas explicadas passo a passo!