No contexto cada vez mais presente de mkt atrelado a resultados, é fundamental entender com precisão quais são as estratégias e investimentos que realmente estão trazendo negócios concretos para a sua empresa. E uma das métricas mais conhecidas e utilizadas é o ROI (Return over Investiment). Entender os seus números é um norte vital para avaliar a efetividade das ações de marketing digital realizadas.
O blog da Freela te convida a conhecer e entender o que é ROI, sua importância nas estratégias de marketing e como aplicar o cálculo correto dessa métrica.
O que é ROI?
ROI é a sigla que significa Return over Investment, retorno sobre o investimento em sua tradução literal.
Ela é a métrica que quantifica os seus investimentos, sejam eles em ações de marketing ou em outros investimentos específicos. Em campanhas de marketing de performance, onde o foco são estratégias com investimentos em mídias pagas, o ROI é uma das formas mais indicadas de controlar o retorno de investimento em publicidade, por exemplo.
Ter o controle do ROI é essencial na análise das campanhas de marketing, avaliando os cenários e entendendo o quanto de retorno cada ação está de fato trazendo para o seu negócio. Dessa maneira é possível entender o que não está performando tão bem e pode ser melhorado, as campanhas que precisam de ajustes e quais são os investimentos e campanhas que estão contribuindo para para o crescimento sustentável da empresa.
Qual a importância do ROI nas estratégias de marketing?
Se engana quem pensa que o ROI tem o foco de apenas quantificar o retorno dos investimentos em ações específicas. Ele também funciona como uma verdadeira ferramenta de inteligência, direcionando os investimentos de acordo com a assertividade de cada campanha.
Uma análise consistente e com um olhar estratégico para o ROI pode até mesmo demonstrar quais são os pontos fracos de uma campanha de performance com foco em conversão de vendas, apenas para citar um exemplo.
Dentre seus benefícios, essa análise pode gerar insights valiosos como:
- Quais campanhas estão entregando um melhor resultado de acordo com os objetivos iniciais traçados
- Análise dos investimentos realizados em comparação com os resultados obtidos, direcionando os esforços nas campanhas
- Pontos fortes e pontos fracos de determinada campanha
- Mensuração dos lucros de cada campanha
- Otimização de processos
- Tomada de decisões mais assertivas
Além disso, ninguém gosta de gastar dinheiro à toa. Saber com precisão o que é ROI e fazer o acompanhamento das métricas de forma precisa evita achismos ou direcionamento de estratégias “no escuro”, sem a mensuração exata do investimento de cada campanha.
Como fazer o cálculo correto do ROI?
O impulsionamento da transformação digital possibilitou a criação de diversas ferramentas de marketing digital, com as quais é possível ter todos os dados das campanhas de forma precisa.
E para fazer o cálculo correto do ROI, é utilizada uma fórmula com o seguinte cálculo:
ROI = Receita do investimento – Custo do investimento / Valor investido x 100
Ou seja, a fórmula funciona assim: receita do investimento menos o custo, dividindo o resultado dessa subtração pelo valor do investimento inicial da campanha e multiplicado por cem.
A receita nesse caso representa todos os ganhos obtidos com os investimentos em determinada campanha de marketing, enquanto o custo representa todos os gastos necessários para se chegar aos resultados almejados. Para ficar mais fácil o entendimento, vamos a um exemplo prático do cálculo.
Exemplo de cálculo de ROI
Vamos exemplificar um cálculo de ROI com um caso fictício para o melhor entendimento do cálculo. Supondo que construímos uma campanha de performance para um de nossos clientes com foco em conversão (vendas) de planos de internet.
Como custos temos os seguintes fatores:
- Plataforma de disparo de e mail – R$ 1.397,00
- Custo de 1 hora do Analista de marketing – R$ 11,50
- Custo total = R$ 1.420
Agora supondo que foram vendidos 10 planos, temos uma receita de R$ 249 x 10 = R$ 2490,00, que seria a receita total.
Com a receita total, já é possível fazer o cálculo final do ROI, que nesse caso seria de R$ 2.390. Claro que esse é apenas um exemplo de utilização do ROI, que pode auxiliar na medição de outras frentes de trabalho.
Uma agência que fala a sua língua
Agora que você já sabe com mais propriedade o que é ROI, bem como a sua importância nas estratégias de marketing, nós podemos te ajudar. O diferencial da Agência Freela é a união da expertise, um dos melhores recursos tecnológicos e uma proximidade com a realidade que o seu negócio precisa.
Nossas campanhas são voltadas para um objetivo primário: gerar conversões para clientes que vendem serviços (formulários, ligações, etc), os famosos leads, que nada mais são do que oportunidades reais de negócios. Já para os e-commerces, analisamos principalmente como ROI o custo por venda.
Posteriormente aprofundamos um pouco mais, analisando também outras variáveis como por exemplo quantos leads são necessários para se gerar um negócio ou mesmo quantos acessos são necessários em um e-commerce para a geração de um negócio.
A partir desse momento analisamos toda a jornada do cliente, dessa maneira identificando possíveis melhorias nas campanhas e em cada etapa do processo para o melhor aproveitamento das campanhas e consequentemente do ROI.
É justamente essa facilidade de acesso e percepção da nossa equipe que proporciona soluções sob medida, que vão levar a estratégia de marketing de performance e investimentos em campanhas no modelo ideal para o que a sua empresa necessita.
Venha conversar com a nossa equipe e saiba como construir e analisar a sua estratégia de marketing digital. Fale com a Freela. E definitivamente são muitas as siglas do Mkt digital. ROI, SEO, Adwords, Analytics, Inbound Marketing. São tantos os termos e siglas no universo da internet e do mundo do marketing que fica difícil às vezes saber de todos.
Nesse contexto, recomendamos também a leitura do nosso E-book Glossário de Mkt Digital, um guia com as definições deste “novo vocabulário” para facilitar a sua vida.