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Cultura de Negócios,Marketing Digital

Posicionamento estratégico: o que é e qual a sua importância

Posted on 23 de agosto de 202212 de setembro de 2022 by Codelapa Criação de Sites e E-commerce
Posicionamento estratégico: o que é e qual a sua importância
23
ago

Saber se diferenciar da concorrência e se destacar no mercado. Definitivamente essa não é uma tarefa simples, mas um posicionamento estratégico consistente pode te ajudar nesse caminho. Mas afinal, o que de fato significa o posicionamento estratégico e como ele pode contribuir para o fortalecimento de marcas dos mais variados negócios? 

O blog da Freela te convida hoje a entender o conceito de posicionamento estratégico, a sua importância bem como as principais vantagens da sua utilização.

O que é o posicionamento estratégico?

O posicionamento estratégico nada mais é do que a forma com que a empresa deseja ser vista no mercado, norteada por suas ações e posicionamento como marca. Ele pode também ser entendido como a maneira com que as empresas conseguem de fato criar uma conexão com sua persona, se destacando frente aos seus concorrentes. 

Esse posicionamento não deve ocorrer apenas no discurso, ele deve ser percebido com ações concretas de posicionamento e marketing, entregando de fato soluções e resultados reais para os seus clientes. 

Empresas como Apple, Red Bull, Microsoft, Amazon e Disney, apenas para citar algumas, possuem posicionamentos estratégicos claros e bem definidos, agregando valor pelos seus serviços, sempre relacionados como de excelência no mercado. 

O posicionamento de uma empresa no mercado acaba influenciando diretamente no direcionamento a ser seguido, embasando toda a estratégia e influenciando até mesmo na tomada de decisão de compra dos clientes.

Posicionamento estratégico – Empresas sem um posicionamento definido estão perdendo oportunidades reais de crescimento

Como aplicar o posicionamento estratégico?

Antes de mais nada, é fundamental conhecer muito bem a sua persona bem como os seus diferenciais competitivos no mercado antes de aplicar o posicionamento estratégico. Um exemplo clássico de uma estratégia de sucesso é a Red Bull. 

Com um posicionamento estratégico estruturado, claro e bem definido, a empresa conseguiu criar uma forte conexão com seu público, com ações de marketing e comunicações específicas. Hoje ela é conhecida por suas claras iniciativas de marketing, sempre reforçando seus posicionamentos bem como a sua identidade. 

Quando pensamos em Red Bull, já temos em vista a identidade da empresa, focada em esportes radicais, viagens, aventuras e associações que remetem a conceitos de superação, coragem, desafios e performance. 

Dessa maneira, quando você pensa na marca Red Bull, já ocorre uma associação com a marca que é decorrente dos vínculos criados. E o posicionamento estratégico tem um papel central nisso. 

Claro que isso não ocorreu da noite para o dia. Esse posicionamento foi construído com muita análise de concorrentes, pesquisa de mercado, pesquisas sobre suas personas e acima de tudo ações claras de marketing.

 Além do posicionamento estratégico, a Red Bull focou em uma estratégia de marketing de conteúdo, assegurando dessa forma um público fiel à marca.

Análise da Fast Company mostra que a Red Bull possui impressionantes 44% de participação no setor competitivo de bebidas energéticas. E tudo isso se reflete no seu exponencial crescimento ao longo dos últimos anos.

Benefícios do posicionamento estratégico

Empresas sem um posicionamento estratégico definido estão perdendo oportunidades reais de crescimento e construção de diferenciais competitivos perante os seus concorrentes. Mas não se limita apenas a isso. A falta de um posicionamento claro e bem definido acarreta em perdas de oportunidades e crescimento.

Dentre os principais benefícios de uma estratégia bem definida de posicionamento estratégico, podemos destacar:

  1. Fortalecimento do diferencial competitivo da empresa
  2. Aumento da reputação da marca como um todo 
  3. Objetivo da marca bem definido e organizado 
  4. Maior chance da preferência dos clientes pela marca 
  5. Maior persuasão juntos aos clientes 
  6. Maior conexão com seus clientes 

Mas os resultados não aparecem da noite para o dia. É necessário muita análise de mercado e planejamento para conseguir chegar no patamar de ser sempre lembrado pelos seus clientes, conseguindo de fato fortalecer a marca do negócio como um todo. 

É possível sim evoluir a sua construção de posicionamento contanto que uma avaliação completa do cenário como um todo seja feita. Vamos explicar como!

O posicionamento estratégico representa a forma como a empresa quer ser vista no mercado

Como estruturar o planejamento estratégico

O posicionamento estratégico representa a forma como a empresa quer ser vista no mercado, mas para isso é preciso antes de mais nada entender os reais objetivos do negócio, bem como sua proposta de valor, seus diferenciais e mapear de forma minuciosa a persona do seu negócio. 

Para isso,uma análise SWOT pode ajudar e muito nessa estruturação inicial, compreendendo também uma análise minuciosa dos concorrentes do setor, para entender o que pode de fato ser explorado e dessa maneira colocar o planejamento inicial em prática. 

Esse é um processo de médio e longo prazo, que deve sempre ser trabalho junto com a equipe de marketing na estruturação do negócio como um todo, entendendo os pontos fortes a serem explorados e os pontos fracos que devem ser corrigidos. 

E para conseguir um bom posicionamento estratégico, algumas ações devem ser levadas em consideração:

  • Defina quais são os diferenciais competitivos do seu negócio 
  • Estude a sua persona e seu público-alvo com afinco 
  • Lembre-se de focar o seu marketing e a sua comunicação no posicionamento da sua marca de forma estratégica
  • Foque sempre as suas ações no seu consumidor

Fortaleça o seu negócio com o posicionamento estratégico

Como você acompanhou nos tópicos anteriores, são vários os benefícios atrelados a um posicionamento estratégico alinhado e bem definido.

 É com ele que você vai conseguir se diferenciar dos seus concorrentes, criar uma vantagem competitiva no seu negócio bem como a forma como seus clientes vão enxergar o valor real do que você oferece, independente do nicho de atuação. 

Lembre-se que o foco é se diferenciar no mercado, e não copiar discursos ou ações de marketing. Você precisa mais do que tudo entender os reais propósitos do que oferece para seus clientes e como de fato ser um diferencial perante seus concorrentes. 

Se você ainda não sabe por onde começar, saiba que uma agência de marketing digital pode te ajudar de forma decisiva no seu posicionamento. 

Gostou desse conteúdo? Precisa de ajuda para definir o posicionamento estratégico da sua empresa? Clique aqui e marque uma conversa com nossa equipe de digital!

E se você quiser se aprofundar um pouco mais sobre o assunto e as estratégias de marketing digital, recomendamos também a leitura do nosso E-book: Glossário de MKT Digital, onde elaboramos um dicionário com as definições mais comuns dessa área para facilitar a sua vida. 

Recomendamos também a leitura do nosso E-book sobre Inbound Marketing, onde você poderá entender a importância do marketing de conteúdo e como atrair cada vez mais clientes para o seu negócio com a produção de conteúdo de valor para os seus clientes! 

Esse registro foi postado em Cultura de Negócios,Marketing Digital e marcado #negocios,#transformcaodigital.
Codelapa Criação de Sites e E-commerce

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