Você sabe o que diferencia um comportamento de responsabilidade individual da responsabilidade coletiva?
O conceito de “responsabilidade” pode ser definido por uma ação que vem de dentro de cada um de nós, como um senso de comprometimento para assumir consequências e tomar decisões. Ela é imposta quando nos dizem o que deve ser feito e somos responsabilizados por isso.
Dentro do espectro de responsabilidade, seja na vida profissional ou pessoal, sempre haverá dois nichos que nunca serão desconectados: o individual e o coletivo. A não-separação deles é devido ao fato de que não estamos sozinhos no mundo e, seja em casa, no trabalho ou em sociedade, nossas ações geram consequências.
Quando nos referimos à responsabilidade coletiva dentro de uma empresa, estamos falando do objetivo de todo mundo junto! Se uma empresa fabrica móveis, o objetivo de todos da empresa é fazer por onde para vender móveis.
Contudo, para que o objetivo coletivo seja alcançado é necessário que cada um execute suas funções, dentro de seus setores, de acordo com as responsabilidades que seu cargo lhe confere!
Mas quando é coletivo e quando é individual?
É justamente por toda essa setorização que fica clara a importância de cada um assumir sua responsabilidade dentro do contexto do todo. Saber trabalhar em equipe, entender as diferenças do outro, praticar a empatia, aceitar a diversidade e criar um ambiente sinérgico e colaborativo é absolutamente indispensável. Tanto é que, cada vez mais, as empresas buscam por pessoas que saibam compartilhar, somar e contribuir em conjunto, ou seja, no COLETIVO.
Contudo, essa atmosfera dos sonhos, onde tudo gira ao mesmo tempo, em um ambiente ideal – e muito alcançável dentro de qualquer negócio – só acontece com a participação do senso de responsabilidade INDIVIDUAL. Tão importante quanto as características levantadas acima, é ser um profissional com um perfil autônomo, que tenha iniciativa e pratique o hábito de buscar por soluções sozinho, para resolver problemas do dia a dia.
Não somos uma ilha – mas precisamos também nos enxergar
Uma equipe saudável será sempre formada por pessoas colaborativas, mas que enxerguem seu lugar dentro do conjunto, assumindo responsabilidades. Aqueles que se diferem jamais serão excluídos, pelo contrário, é com o exercício da experiência que podemos ganhar o senso da necessidade de poder ser autônomo, sem deixar de colaborar com os demais.