Com o advento da internet e da transformação digital, cada vez mais pessoas utilizam buscadores como o Google para tirar alguma dúvida específica sobre determinado assunto ou mesmo determinado produto. A cada segundo milhões de buscas são feitas, motivo pelo qual o SEO vem se mostrando cada vez mais importante em uma estratégia de marketing digital. Mas afinal como funciona o SEO?
O Blog da Freela te convida hoje a entender como funciona SEO, suas principais nuances bem como a sua importância em uma estratégia de marketing digital.
O que significa SEO?
SEO é a abreviação de Search Engine Optimization, ou otimização para mecanismos de busca. Essa estratégia é uma das mais importantes dentro do contexto do marketing digital, visando sempre a otimização de sites, blogs e páginas web.
Trata-se de um conjunto de técnicas para conseguir melhorar a visibilidade de determinado site ou página nos mecanismos de busca, sendo o Google a dominante mundial. Estar bem rankeado representa o aumento no tráfego orgânico e o consequente aumento de vendas.
É importante destacar que o SEO envolve múltiplas técnicas e frentes de trabalho, das quais podemos destacar o SEO técnico, pesquisas de palavras-chave, link-building, SEO On Page, SEO Off Page e também a otimização de conteúdos para SEO, focado em uma estratégia de Marketing de Conteúdo.
Com o advento da transformação digital, estar bem posicionado no Google representa não apenas o aumento do tráfego orgânico bem como o aumento de autoridade.
O que representa as SERPs?
Com a consolidação do Google como principal ferramenta de busca na web, com um share de 91.86%, o comportamento dos usuários mudou profundamente. As pessoas cada vez mais buscam as respostas para as suas dúvidas no Google, fazendo consultas com palavras-chaves e termos específicos.
E é nesse contexto que temos as SERPs, sigla para Search Engine Results Page, a página de resultado de pesquisa dos buscadores. E seu objetivo é justamente facilitar as buscas dos usuários, entregando opções de páginas e conteúdos dos termos relacionados à busca.
Mas saiba que estar nas primeiras posições das SERP´s não é algo tão simples. Para isso você vai precisar focar em uma estratégia consistente de SEO e produção de conteúdo, provando para o algoritmo do Google que sua página e seu blog oferecem um conteúdo qualificado, além de uma boa usabilidade em seu conteúdo como um todo.
Esse é um trabalho de médio-longo prazo, que requer muita disciplina e em muitos casos uma otimização completa do site, o que envolve uma análise apurada em outras frentes como por exemplo arquitetura do site, URLs, e outras otimizações específicas.
Mas o conteúdo é vital na estratégia, sendo a qualidade dele parte essencial. Vamos começar a explicar as principais etapas de uma estratégia assertiva de SEO.
Levantamento de palavras-chave
O levantamento preciso de palavras-chave faz parte da estratégia de SEO. O objetivo é identificar de maneira precisa os termos que possuem um volume maior de buscas, conversões e competitividade.
Saber utilizar as ferramentas adequadas, como por exemplo Ubersuggest e SEMrush, facilita muito o trabalho. Com essas ferramentas é possível traçar um planejamento adequado de SEO e Marketing de Conteúdo, definindo com clareza as prioridades para a produção de conteúdo.
O passo inicial é fazer uma listagem de termos relacionados ao seu negócio e a sua marca. A partir disso é possível planejar um calendário de conteúdo, abrangendo as principais etapas da jornada de compra do usuário. E quando falamos em palavras-chave, é sempre importante pensar no contexto em que os usuários fazem as suas buscas nos motores de busca dos buscadores.
Elas representam a forma como os usuários buscam informações e respostas para dúvidas específicas sobre determinado assunto ou produto. Nesse contexto, fazer o levantamento de palavras-chave é parte vital na estratégia, já que são elas que vão balizar toda a produção de conteúdo e os termos que as personas procuram sobre determinado assunto.
Ferramentas de palavras-chave
Atualmente já é possível encontrar várias ferramentas que auxiliam no levantamento preciso de palavras-chaves específicas, ajudando a encontrar os termos certos e entender o seu real potencial.
Dentre as principais ferramentas no mercado, podemos destacar:
- Ubbersugest – Para levantamento de ideias de palavras-chave
- Keyword Tool – Para gerar listas e ideias de palavras-chave
- Planejador de palavras-chave do Google Ads – Análise do volume de buscas
- Google Search Console – Ferramenta para analisar oportunidades de palavras-chave
- Google Trends – Ajuda na busca de tendências pelos principais termos
Produção de conteúdo com foco em SEO
Essa é outra etapa essencial em uma estratégia assertiva de SEO. Quando falamos em produção de conteúdo com foco em SEO, estamos falando de um conteúdo 100% original, que realmente agregue algo para a persona do seu negócio.
E otimizar esse conteúdo também faz parte do processo, trabalhando não apenas a parte estrutural do texto mas também a parte de fluidez e hierarquia do conteúdo, focando em palavras de transição, imagens, vídeos além de outros aspectos técnicos.
Mas acima de tudo é necessário pensar em ajudar a responder as dúvidas da sua persona, com um conteúdo épico que possa ser otimizado. Isso pode ser decisivo para melhorar o rankeamento dos seus conteúdos.
E apesar de serem estratégias distintas dentro do marketing digital, SEO e marketing de conteúdo tem enorme conexão e relevância, já que enquanto o conteúdo atrai potenciais leads, o SEO otimiza toda a parte de conteúdo. E não se limita apenas na parte de otimização e produção de conteúdo.
Atualmente está cada vez mais em evidência o SEO Semântico, que foca na semântica dos textos. Isso envolve toda a parte estrutural do conteúdo e de escaneabilidade do mesmo.
Link Building
Muitas pessoas ainda têm dúvidas sobre o que de fato significa SEO. Pois saiba que a estratégia de Link Building é vital para o sucesso de uma página. Afinal, a internet é feita de uma rede de conexões de links. E da mesma forma que nós sempre vamos abrindo páginas e mais páginas na internet por meio de links, os robôs dos buscadores também fazem esse mesmo caminho.
Na prática isso significa que receber links de outras páginas pode garantir mais autoridade para o seu site, já que cada página acaba passando um pouco de autoridade para outra. É nesse preceito que funciona a estratégia de Link Building, ou seja, a garantia de receber o máximo possível de backlinks de outros sites.
O número de backlinks recebidos é um dos principais fatores de rankeamento utilizados pelo Google, por isso essa estratégia é vital quando falamos em SEO. Eles acabam funcionando como um referência de um conteúdo de qualidade, e isso é visto com bons olhos pelos motores de busca.
Fortalecer a sua autoridade na web garante um melhor posicionamento nas SERPs, por isso o melhor caminho é ter backlinks de páginas com uma boa autoridade.
SEO Técnico
O universo do SEO engloba várias técnicas e direcionamentos específicos, se atualizando a cada dia. O SEO Técnico representa todas as otimizações que podem ser feitas nas páginas internas de determinada página, focando especialmente na arquitetura das informações e nos códigos, facilitando a rastreabilidade e indexação dos conteúdos por parte do Google.
Dentre as principais atividades do SEO Técnico estão análises aprofundadas nas seguintes frentes :
- Auditoria de SEO
- Velocidade de carregamento
- Responsividade
- User Experience
- Sitemap
- Mobile First Index
- Robots.txt
Algoritmo do Google
O algoritmo do Google é o que define as classificações dos conteúdos e das páginas nas SERPs, entregando para o usuário sempre resultados em ordem de relevância. Esse algoritmo é constantemente atualizado, o que sempre movimenta o mercado e os profissionais que trabalham com SEO.
A cada atualização o Google tenta melhorar a classificação dos resultados de buscas e também eliminar páginas com conteúdos duplicados, de baixa qualidade e que não agreguem na experiência do usuário na web.
Apesar de ocorrerem milhares de atualizações ao longo dos anos, algumas foram mais impactantes e alteraram significativamente a posição de milhares de páginas, muitas das quais acabaram perdendo autoridade e rankeamento no Google por práticas que também são conhecidas como black hat.
Quais são as principais ferramentas de SEO?
Seja para produção de conteúdo, levantamento de palavras-chave ou mesmo otimização de conteúdo, saiba que já existem ferramentas específicas para o trabalho de SEO, cada uma com um foco diferente. Dentre as principais, podemos destacar:
- Google Search Console – Utilizado para diagnosticar e detectar problemas de SEO nas páginas
- Google Analytics – Ferramenta para analisar métricas de análise de tráfego e desempenho
- SEMRush – Uma das principais ferramentas de SEO do mercado, utilizada para otimização de conteúdo de forma completa, inclusive avaliando o desempenho de sites
- Ubersuggest – Utilizada para o levantamento de palavras-chave bem como para ideias de conteúdos
- Keyword Planner – Planejador de palavras-chave do Google
- Google Pagespeed – Ferramenta que analisa a velocidade de carregamento do site, inclusive dando uma nota para ela
- Smush – O Smush é um plugin para WordPress que tem o objetivo de acelerar o carregamento das imagens de determinado site
- Check my Links – Trata-se de uma extensão do Google Chrome, que identifica links quebrados e inválidos
- Linkstant – Essa é a melhor forma de saber quando receber um backlink, já que o Linkstant te notifica toda vez que seu site receber um backlink de outro site
Como funciona o SEO na prática?
Como explicamos nos tópicos anteriores, o trabalho de SEO envolve várias frentes, algumas mais técnicas que as outras. SEO On Page, SEO Off Page, SEO Técnico, auditoria de SEO, pesquisas de palavras-chave, marketing de conteúdo e link-building são apenas algumas das frentes que devem ser levadas a sério na estratégia.
Muitas pessoas querem resultados rápidos e acreditam que SEO é apenas produzir e otimizar alguns conteúdos, que já conseguirá bons posicionamentos nas SERPs. Mas na prática não funciona assim. Trata-se de um trabalho de médio-longo prazo que demora alguns meses para começar a aparecer resultados concretos.
Mas não se preocupe, pois tudo é medido. O mais importante é ter em mente que o seu site precisa ser acessível para o seu usuário, e que o Google utiliza os seus robôs para analisar as soluções que o seu site oferece, como por exemplo os conteúdos e a forma como as informações da página são distribuídas.
O foco tem que ser sempre o usuário, evitando também práticas maliciosas como a manipulação dos mecanismos de busca, o que muitos sites acabam fazendo.
Conclusão
Cada vez mais empresas vêm descobrindo a necessidade de focar em uma estratégia de SEO, apesar de existirem muitas dúvidas e mitos no mercado sobre o que de fato é e como funciona o SEO. Se você está buscando cada vez mais visibilidade online para o seu site e os seus conteúdos, saiba que esse é um caminho sem volta.
Mas como você percebeu nesse artigo, SEO é um universo gigante, com múltiplas frentes. Então, se você quiser aprofundar os seus conhecimentos no assunto e saber com mais profundidade como funciona o SEO, recomendamos baixar o nosso E-book específico sobre o tema, explicando a fundo todas as nuances dessa estratégia tão valiosa. Não deixe de baixar e ler o material!
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