Recém-lançada, a plataforma de ads no ambiente da rede social Pinterest é uma forma assertiva de conseguir bons leads e vendas
Ela é a rede social com maior relação com sentimentos de inspiração e descoberta e, por isso, fazer anúncios no Pinterest tem sido, nos últimos meses, uma excelente opção para ter bons resultados.
Hoje o Blog da Freela traz mais detalhes sobre essa tendência que, de fato, ainda representa um movimento muito novo no marketing digital e, por isso mesmo, é uma boa oportunidade para você iniciar sua estratégia de vendas.
Mas, é claro, antes de falarmos da plataforma para fazer anúncios no Pinterest, vamos entender um pouco mais do universo dessa rede social e, principalmente, de quem consome esses conteúdos.
O que é o Pinterest?
O Pinterest é uma rede social amplamente visual que, conforme explica a brincadeira com o próprio nome, mistura um conceito de mural (pin significa alfinete) e interesses. O seu layout, inclusive, brinca com a aparência de um gigantesco painel de recortes.
Nasceu, literalmente, dentro de um apartamento no ano de 2009. Desde então, teve uma escalada em crescimento e popularidade – até o ex-presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, confessou-se um assíduo usuário dos pins.
Muito mais que fotografias e legendas, a proposta passou a ganhar ares estratégicos para marketing digital, e-commerce e branding dos mais diversos tipos de empresas, negócios e marcas.
A evolução dessa ferramenta deu um passo importante em 2021, com a liberação da tecnologia para fazer anúncio no Pinterest, como veremos a seguir.
Como e por que fazer anúncios no Pinterest
Sempre que surge uma novidade, as equipes de tecnologia da Freela correm para se atualizar e entender quais os melhores caminhos de cada proposta. Foi assim, por exemplo, com os pagamentos via WhatsApp, como você pode ler aqui.
Os chamados Pinterest Ads levam em consideração, principalmente, o público e os hábitos de consumo desses ricos conteúdos visuais.
De acordo com dados analíticos extraídos do comportamento dos usuários dessa plataforma, é possível visualizar os seguintes perfis de acesso e recebimento de informações.
No Brasil em 2020*
78 Milhões de pastas criadas
3 Bilhões de Pins Salvos
126 Pins salvos por usuário ativo médio
e mais**:
50 Milhões de pessoas visitam o Pinterest a cada mês
56% das Mães Brasileiras
44% dos brasileiros entre 15 e 24 anos
40% dos brasileiros entre 25 e 34 anos
43% dos brasileiros entre 35 e 44 anos
* Dados internos do Pinterest
** Global Web Index e comScore
Como ter bons resultados com Pinterest Ads
Assim com as outras ferramentas de anúncios e impulsionamento disponíveis no marketing digital, fazer anúncios no Pinterest vai exigir planejamento e a criação de uma estratégia alinhada com a natureza do seu negócio e o engajamento dessa rede.
Dentre a infinidade de temas que podem ser explorados nos pins, estão pilares como:
- Bem-estar;
- Viagens;
- Moda;
- Food and beverage;
- Beleza;
- Parentalidade;
- Finanças;
- Casa;
- Celebrações;
- Hobbies e interesses;
- Entre outros.
Uma dica fundamental – e que funciona para a maioria dos recursos bem estruturados de exploração comercial do meio digital – é a de ser, sim, early adopter de alguns recursos.
Como trata-se de uma plataforma em início de operação, é sempre vantajoso estar à frente da concorrência e se consolidar como um player relevante nesse nicho. Por isso, não perca tempo, agora que você já tem o conhecimento dessa possibilidade, entre em contato com a equipe de atendimento da Freela e, é claro, vamos fazer anúncios no Pinterest!