A marca é um bem intangível. Isso significa que, por exemplo, você não pode tocá-la. No entanto, é possível e necessário fazer Branding, para construir a reputação, melhorar atributos e definir valores para esse aspecto tão central no seu negócio.
Para chegar a esse objetivo, preparamos este artigo do Blog da Freela que faz um apanhado geral sobre esse conceito, além de trazer caminhos para um fortalecimento, na prática, da forma como enxergam sua presença, produtos e serviços no mercado.
Esse conteúdo é um ponto de partida para que se entenda o conceito e aplique o Branding de forma a construir a reputação da sua marca e obter bons resultados nesse processo.
Mas, inicialmente, vamos conceituar essa jornada.
O que é Branding?
Uma resposta direta para a pergunta o que é Branding, pode ser que o termo significa o processo de gestão da marca. Tanto que um outro nome para essa ação é Brand Management.
Em linhas gerais, essa ação pressupõe buscar melhorias, fortalecimento, posicionamento e valores para produtos, serviços e, até mesmo, pessoas.
Apesar de estar em alta no setor atual do Marketing Digital (segmento que teve crescimento de 60% nos últimos anos), não se trata de um assunto novo.
Há registros de atividades que se assemelham ao conceito de Branding desde a Antiguidade. Exemplo comumente citado é o das diferentes marcas d’água inseridas pelos italianos no papel, no século XIII, para identificar de onde vinha cada um dos itens.
Qual a importância do branding para a sua empresa?
Com o passar dos anos, o setor foi se transformando e se converteu em pilar fundamental do mercado. Para você existir (e sobreviver) é praticamente obrigatório ter uma marca forte e bem posicionada.
A evolução do mercado também interferiu nas formas e mudanças aplicadas para construir a reputação. Na prática, isso mostra que a marca vai muito além da empresa em si. E com um planejamento de branding bem executado, você agrega valor à sua marca e, consequentemente, à percepção que as pessoas têm sobre ela. Quanto mais bem posicionada e alinhada aos propósitos da empresa, mais atraente e desejada será a sua marca, e mais à frente de seus concorrentes você estará!
Conheça alguns tipos de Branding executados nos dias de hoje.
Branding de produtos
É o já conhecido merchandising. São os recursos atribuídos a um produto com o objetivo de posicioná-lo e fortalecê-lo em um mercado específico.
Seu processo de desenvolvimento está ligado a pesquisas de mercado, definição de persona, público-alvo etc.
Branding de serviços
Que tipo de ações práticas podem ser atreladas ao serviço que sua empresa presta, a ponto de se tornar referência e superar a concorrência?
São a esses tópicos que o branding de serviços costuma estar atrelado.
Branding corporativo
Construir uma marca corporativa forte, com o posicionamento assertivo e pronto para desbancar a concorrência.
Esse tipo de construção leva em conta valores, mercado, missão etc.
Branding pessoal
Pode-se dizer que, em termos de tendências, a questão do Branding pessoal nunca esteve tão em alta.
Parte dessa evolução se deve, diretamente, ao advento da internet, da intensa transformação digital e, principalmente, das redes sociais. Essa atividade inclui a construção de personas, lançamento de conteúdos e outros recursos que, atrelados a um projeto estratégico, vão fortalecer esse indivíduo.Muito comum no caso de influenciadores digitais ou, ainda, executivos que querem estabelecer uma marca pessoal, mesmo à frente de uma grande empresa.
Como construir uma gestão de marca de sucesso?
Existem alguns pontos-chave para construir a reputação da marca e fortalecer seu posicionamento no mercado.
Eles passam, quase que obrigatoriamente, pelos eixos que a equipe de Branding dos clientes da Agência Freela listou a seguir.
Quem é a sua audiência
Essa não é uma pergunta retórica. Quanto maior for o volume de informações que você agregar sobre o seu público, melhor.
Existem diversas maneiras de chegar a esse objetivo, com as práticas a seguir:
- Visualizar os clientes atuais (caso eles já existam), para entender o que os atrai ao seu produto ou serviço;
- Observar atentamente e de forma crítica a sua concorrência. Tente entender qual é o padrão de público-alvo deles;
- Por fim, hora de colocar a mão na massa e definir a persona, ou seja, desenvolver o perfil ideal do seu consumidor, como ele é e quais os seus comportamentos de consumo.
Aliás, este é um artigo para você aprofundar seus conhecimentos sobre o conceito de persona. Clique aqui!
Defina o posicionamento da marca
Não se trata de clichê. Onde seu produto ou serviço ou, no caso do marketing pessoal, sua mensagem de atuação, deve chegar?
Qual o nicho a ser explorado. Um exemplo clássico é: você não pode ser, ao mesmo tempo, uma marca popular e econômica e atender ao mercado de luxo, no público AAA.
Isso representa ter um alto nível de consciência sobre a sua atuação, ter uma voz própria e, se for o caso, se aliar a causas de maior impacto na população.
Fortaleça a história da sua marca
Note que aqui não colocamos o verbo “criar” a história da marca. Essa escolha foi feita para que não fique subentendido que exista uma liberdade total para trabalhar a jornada de existência do seu negócio.
É preciso que essa história traga verdades sobre sua empresa, serviço ou personalidade. Esse tipo de vínculo vai fortalecer o branding e construir a reputação de forma legítima e duradoura.
Quais as diferenças entre branding, identidade visual e marca?
Identidade visual é a definição para os aspectos visuais que determinam sua empresa, serviço ou produto.
Nesse aspecto integram tipos, cores, logomarcas e demais elementos.
Marca, por sua vez, envolve um contexto mais amplo. Pode ser definida como o conjunto de aspectos como valores e experiências, que vão compor a forma como o produto, serviço ou empresa se mostra ao seu público.
Branding, como citamos inicialmente, está ligado à gestão da marca, às práticas indicadas para construir uma reputação e promover um posicionamento de mercado.
3 exemplos de cases de branding
- O sucesso da marca Red Bull pode estar, sim, relacionado à qualidade da bebida energética mais famosa do planeta. Mas não só por isso. O Branding poderoso atrelou ao seu nome um estilo de vida, esportes radicais e atitude, que a tornou multiplataforma e com atuação nos mais diversos cenários – patrocínio esportivo, cinema, música e TV.
- O sabonete Dove nasceu no final da década de 1950 com um forte apelo para seu poder hidratante – um conceito que a marca conseguiu estabelecer com sucesso. No entanto, após os anos 2000, ficou evidente um Branding que levou essa mesma empresa e sua linha de produtos a se aproximarem a um conceito de mulher real, com empatia e humanização.
- Com identidade sóbria, recursos intuitivos, inovadores e exclusivos, a Apple é um dos cases mais comentados de um Branding poderoso, que dominou o mercado e agregou muito valor à marca. O que há de mais moderno no mercado está atrelado a um design simples e uma mensagem direta.
Uma agência para construir sua marca
A Agência Freela possui expertise e uma série de cases atrelados ao fortalecimento das mais diversas marcas, a partir de um estratégico trabalho de Branding.
As aplicações das mais diversas propostas de posicionamento e construção de reputação foram feitas para players dos mais variados perfis – das pequenas empresas a grandes corporações.
Pode ser a sua chance de ter sua empresa, produto, serviço ou marketing pessoal em um patamar mais elevado, ocupando lugar de destaque no mercado. Vamos conversar? Clique aqui para ouvir as ideias do nosso time!
E além disso, você sabia que marcas com propósito valem 18% a mais do que marcas sem propósito?
O “topa tudo por dinheiro” já não atrai as pessoas como antigamente. Vivemos em um novo tempo, no qual os profissionais mudaram e as empresas também.
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