Conquistar a confiança do seu público passa a ser cada vez mais difícil em meio à crise de informação que vivemos! O consumo excessivo de informação via internet colabora – e muito – para a desconfiança das pessoas, mas não apenas relacionada a notícias: um estudo da Rakuten Marketing mostrou que 58% das pessoas nos EUA associam a publicidade online a fake news! Logo, cada vez mais, as pessoas se aproximam do MKT Digital com certo ceticismo, e para combater essa ideia errada é necessário que seu conteúdo seja sempre pautado na honestidade e transparência. Além disso, o momento pede novas estratégias de MKT, visando combater a incredulidade, pois, uma vez que seu cliente confia em você, fica muito mais fácil fechar negócio com você.
Mas como fazer um conteúdo consciente?
Se você está achando que se sobressair nas fake news é moleza, porque falar do seu produto é fácil, aqui vai um alerta: provavelmente, você não está se aprofundando na qualidade do conteúdo do seu negócio, como deveria.
E digo isso porque, se você vende garrafas, por exemplo, não basta apenas sair falando sobre suas garrafas por aí! Trabalhar o MKT de Conteúdo é falar sobre ramificações de assuntos que partem do tema central – neste caso, o seu produto.
Na prática, quero dizer que não basta falar sobre as garrafas que você vende, é necessário contar sobre os tipos de líquidos que ela suporta, qual a quantidade que podemos pôr, como o seu material reage às temperaturas, onde esse tipo de garrafa é tendência e porquê é tendência; quais são os tipos de materiais que se utiliza na fabricação, por que ela é um bom acessório para ser levada em viagens etc.
É claro que esses são exemplos vagos, mas o ponto é: criar conteúdo é um universo inteiro de possibilidades. E um universo inteiro é muito grande, portanto, as pessoas podem desconfiar do que você está dizendo e para não dar bola fora, lembre-se das básicas – e fundamentais – dicas de ouro que vou contar.
1 – Use fontes seguras!
Se você não quer que seu leitor desacredite no seu conteúdo, não busque conteúdos em lugares que você também desacredita! Fontes seguras são tudo, tanto pra quem informa, quanto pra quem é informado.
2 – Aprenda a ser imparcial
Deixe suas crenças pessoais de lado quando você for fazer um conteúdo para outras pessoas lerem. Passar informação ou criar um tipo de entretenimento, não tem nada a ver com a sua OPINIÃO. Trabalhamos com fatos, mas claro, dentro do que é certo.
3 – Atenção ao português (por favor!)
Credibilidade também está ligada à apresentação visual e textual do seu produto. Um fator recorrente em fake news são erros gramaticais!
4 – Atualize seu site
Um site abandonado não transpassa segurança. É importante que seu cliente sinta que tem alguém do lado de lá. Além disso, acessar um blog pra obter informação e ver que o texto é de 2 anos atrás, com certeza diminui a sua autoridade no assunto.
5 – Hiperlinks, baby!
Confirmar a sua fonte com hiperlinks no meio do texto podem ser uma excelente estratégia! Além de passar segurança e dar acesso ao dado completo ao seu leitor, utilizar links externos dentro do seu blog, é muito positivo para o hankeamento de SEO no Google.
Texto bem escrito, criatividade, conhecimento sobre seu público-alvo, honestidade e transparência no seu conteúdo, é a combinação certa para não cair no mar de dúvidas da internet!