Com a transformação digital cada vez mais em alta, ainda mais no contexto de pós-pandemia que estamos vivenciando, o mercado vem ficando cada vez mais competitivo, independente do nicho de atuação. Não é fácil se diferenciar com cada vez mais concorrentes. Nesse contexto, é ainda maior a importância de definir os objetivos de marketing digital do seu negócio de forma estratégica.
O Blog da Freela te convida hoje a entender o que é bem como a importância da definição dos objetivos de marketing digital, focado nas reais necessidades do seu negócio.
Impactos da transformação digital
Está cada vez mais difícil conseguir se diferenciar no mercado. Afinal, cada vez mais as empresas estão entendendo a importância de focar em estratégias assertivas de marketing digital para o seu negócio.
Dessa forma, é cada vez mais comum encontrar conteúdos e estratégias sendo aplicadas no escopo de Inbound Marketing, SEO, Marketing de Conteúdo, dentre outras vertentes do marketing.
Para muitos gestores, trata-se ainda de um verdadeiro “quebra-cabeça” digital, com vários termos e estratégias específicas, como por exemplo KPI´s, CPC, CPM, conversões, apenas para citar alguns deles. Inclusive, nós temos um E-book específico com um verdadeiro glossário de MKT digital atualizado para elucidar alguns desses termos.
Com cada vez mais empresas investindo de forma consistente no digital, mais do que nunca é preciso focar em objetivos de marketing digital, se concentrando no foco de atuação do negócio e concentrando forças em estratégias condizentes com o escopo e o momento atual de cada empresa.
O que são os objetivos de marketing digital
Os objetivos de marketing digital representam todos os esforços, estratégias e resultados que serão alcançados. Esses objetivos devem ser definidos de acordo com o escopo, as características e o momento de cada empresa.
Para elucidar com mais clareza, listamos abaixo alguns objetivos de marketing digital que podem ser alcançados, dependendo do nível de maturação do marketing e das estratégias utilizadas:
- Construção e posicionamento de marca
- Conversão de novos clientes
- Aumento de vendas
- Fidelização e retenção de clientes
- Oferecer suporte e atendimento aos clientes online
- Nutrição e conversão de leads
- Construção de autoridade no segmento
- Definição do posicionamento estratégico
Mas alcançar esses objetivos definitivamente não é algo simples. Muitos gestores acreditam que os resultados são rápidos e aparecem do dia para a noite, o que não é verdade. Os objetivos vão variar de acordo com cada negócio, por isso a importância de definir e entender o cenário como um todo, definindo metas concretas que possam ser realizadas a médio e longo prazo.
Definição do cenário como um todo
Os objetivos de marketing digital devem estar alinhados com o foco de atuação do negócio como um todo. É cada vez comum mais empresas em momentos completamente distintos em vários aspectos concentrarem esforços nos mesmos objetivos de marketing digital, buscando resultados sem entender de fato o cenário atual do seu negócio.
Antes de mais nada, é vital analisar o cenário de forma abrangente, em todas as suas nuances, para dessa maneira poder utilizar as estratégias de marketing de forma coerente e condizente com o seu momento atual, alcançando o objetivo final desejado, independente de qual seja.
Empresas que ainda estão começando no mundo digital, entendendo os seus pontos fracos e seus pontos fortes, devem analisar de forma precisa qual o estágio de maturidade do marketing como um todo. Nesse contexto, empresas que estão estruturando os seus processos podem concentrar esforços no reconhecimento de marca bem como na educação e fidelização da sua persona.
Por outro lado, empresas já com estratégias de marketing consolidadas, possuem um histórico de dados e informações que podem indicar os objetivos de marketing, passando por aumento de vendas, fidelização de clientes e outros objetivos específicos.
Estratégias de marketing digital
Após analisar e entender com profundidade a maturidade do seu negócio no ambiente digital e seus objetivos de marketing, é preciso definir quais estratégias serão utilizadas.
E como tudo na vida, todas as escolhas e decisões precisam ser feitas com o tempo, de forma gradativa e de acordo com o escopo individual do negócio. Empresas que estão começando a estruturar o seu marketing, por exemplo, não podem pensar em objetivos irreais como aumento exponencial de vendas, e sim na construção de percepção da marca e do negócio como um todo.
Outro ponto importante é que a equipe de marketing deve estar alinhada com o posicionamento estratégico da empresa, já que ele influencia diretamente nas estratégias que serão aplicadas.
Para as empresas que estão começando e ainda não possuem uma estratégia de marketing digital pré-definida, algumas ações podem ser decisivas para encontrar o melhor caminho a ser seguido:
- Faça uma análise profunda dos seus concorrentes
- Realize um levantamento completo de quais ativos de marketing já estão implementados
- Defina a sua persona junto com a equipe de marketing bem como com a equipe comercial
- Defina as prioridades bem como métricas de performance que serão analisadas (KPI’s – indicadores chave de performance)
- Compreenda e analise o mercado de atuação do seu negócio
Quais são as estratégias de marketing digital mais adequadas?
Antes de continuarmos, é importante destacar que não existe uma resposta definitiva para essa pergunta deste tópico. Afinal, cada empresa possui particularidades e características únicas, variando o seu nível de maturação de marketing.
Nesse contexto, é vital pensar em como a estratégia de marketing e os esforços contínuos vão de fato contribuir para o crescimento do negócio, compreendendo com afinco os objetivos a serem alcançados.
Dessa forma, vamos contextualizar aqui algumas estratégias de marketing que podem ser implementadas, de acordo com maturação individual e o escopo de cada empresa:
- Inbound Marketing
- SEO
- Anúncios pagos
- Redes Sociais
- Mídia display
- Marketing de Conteúdo
- Remarketing
A escolha de qual estratégia é a melhor para o seu negócio depende de uma análise criteriosa e entender quais ações específicas se encaixam no escopo da estratégia de marketing.
Objetivos imutáveis
Independentemente das estratégias e ferramentas utilizadas, os objetivos de marketing digital são imutáveis. Isso significa que eles sempre vão evoluindo e se transformando ao longo do tempo.
Cada empresa possui momentos de negócios distintos, por isso é sempre importante fazer revisões constantes dos objetivos de marketing digital, sempre acompanhando e avaliando com afinco o mercado de atuação.
Dicas para os objetivos do seu marketing digital
Além de contribuir de forma decisiva para o crescimento sustentável do seu negócio, o marketing também contribui para uma melhor compreensão do mercado de atuação, facilitando a definição de objetivos concretos e possíveis de serem alcançados com as estratégias assertivas.
Algumas dicas importantes podem mostrar dados e caminhos importantes a serem seguidos, de acordo com o escopo do seu negócio:
- Faça um estudo de levantamento de palavras-chave referente ao seu negócio
- Defina a persona ou mesmo as personas do seu negócio
- Realize uma análise completa dos seus concorrentes
- Concentre esforços no seu marketing de conteúdo
- Acompanhe de perto o relacionamento com os seus clientes, inclusive no pós-vendas
- Garanta que a estrutura disponibilizada atenda ao planejamento de marketing
- Qualifique os seus leads, de preferência focando em estratégias de Inbound Marketing e SEO
Conclusão
Definitivamente não é fácil definir os objetivos de marketing de um negócio. Esse processo exige estruturação, pesquisa e muito comprometimento de todas as áreas. Cada empresa possui as suas particularidades e especificidades, com processos e focos de atuação distintos.
O mais importante durante as definições dos objetivos é entender de fato a realidade da empresa e o que pode ser feito para os resultados serem alcançados com a estrutura de trabalho disponível.
Devido à complexidade e à individualidade de cada negócio, é sempre recomendado contar com especialistas, não apenas na estruturação dos seus objetivos de marketing digital, mas também na implementação e acompanhamento minucioso das estratégias mais adequadas.
Se você ainda não sabe por onde começar, saiba que uma agência de marketing digital pode te ajudar de forma decisiva na definição dos seus objetivos.
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E se você quiser se aprofundar um pouco mais sobre o assunto e as estratégias de marketing digital, recomendamos também a leitura do nosso E-book: SEO, uma oportunidade para você entender como funcionam as estratégias dos motores de busca do Google.
Outra dica importante que pode contribuir na definição dos seus objetivos de marketing digital é construir um ambiente de todos dentro do seu negócio. Nosso E-book Propósito é o guia para te ajudar a entender como encontrar o que te move, inclusive nos negócios!