Estamos vivendo a era do comércio digital. Praticamente todos os produtos e serviços existentes têm espaço para consumo online e, para fazer parte desse cenário, é fundamental entender o que é o fundo do funil de vendas.
Mas como assim, o que tem a ver um funil com a saída de sua mercadoria? Resposta: Tem toda a relação.
A partir deste artigo do Blog da Freela você vai entender que existe um caminho a ser traçado pelo seu potencial cliente. E essa trajetória tem um final, onde há um ponto de decisão a ser tomada.
Essa etapa é fundamental para a conquista (ou não) da conversão. E por isso saber como fazer a abordagem correta do fundo do funil de vendas é fundamental.
O que é o fundo do funil de vendas?
Como já dito anteriormente, esse é o momento em que a decisão do interlocutor é responsável por fazer com que o lead se transforme, de fato, em um cliente de sua marca.
Trata-se de uma etapa curta, se comparada às outras interações que o usuário vai desenvolver com essa experiência, pois, acredita que já temos uma pessoa mais consciente com relação à ideia estabelecida.
Isso significa que, se o trabalho de informação e maturação do lead foi bem executado, ele já sabe do que se trata o assunto, qual a interação que esse tema terá com sua “dor” e, principalmente, já possui uma opinião formada sobre precisar ou não disso.
É o cenário onde ele já vai saber o que busca e, talvez, vai até estabelecer comparações com outros concorrentes antes de, finalmente, fazer a sua escolha.
Mas, para compreender melhor o que tudo isso significa, vamos voltar um passo e falar sobre o que é o funil de vendas.
Leia mais: O que são leads e qual a sua importância nos negócios
O que é o funil de vendas?
Todo processo de venda passa por uma estratégia que pode ser otimizada com os recursos do marketing. Dentro e fora da internet.
Isso faz parte da chamada jornada do cliente, que é justamente o caminho que acontece desde o primeiro contato que o interessado tem com a marca até o fechamento do negócio.
Quando a conclusão desse processo é bem sucedida, significa que o funil de vendas foi executado de forma satisfatória.
Mas, de novo, por que um funil?
Imagine a representação visual desse acessório.
Assim como a estrutura afunilada, o topo “abraça” um número maior de leads, com essas pessoas sendo atraídas à proposta comercial.
As demais fases, mais estreitas, representam um amadurecimento dessa ideia para que a trajetória culmine no assunto tema deste artigo, o fundo do funil de vendas.
De forma resumida, o percurso entre topo e o final pode ser resumido assim:
Etapas do funil
- Topo: momento da descoberta da proposta e aprendizagem sobre o tema;
- Meio: reconhecer o problema e entender de que forma a solução pode ser necessária nesse processo;
- Fundo: hora da decisão da compra.
Como criar conteúdo para o fundo de funil de vendas?
O fundo do funil de vendas tem forte relação com o sucesso na conversão de um cliente.
Quando se fala na produção de conteúdo que seja adequado a esse momento, existem algumas boas práticas que devem estar presentes nesse fluxo.
Uma questão fundamental é a compreensão total do público-alvo do seu produto ou serviço. Apesar de esse não ser um requisito exclusivo do fundo do funil de vendas – é preciso que as demais fases também tenham esse norteamento –, a ausência desse conhecimento pode evitar uma eventual conversão.
O produto, nesse momento, deve ser exibido em sua essência. Todas as suas características, diferenciais e vantagens devem ser enumerados de forma clara e direta aos olhos do potencial cliente.
Cases: como ajudar as pessoas
É no fundo do funil de vendas o momento ideal para a exibição e detalhamento de cases relacionados ao seu produto.
Estamos falando aqui de casos reais, exemplos de sucesso em que a solução que você está oferecendo, de fato, fez a diferença na vida de pessoas e empresas.
Quanto mais atraente for colocada essa descrição, melhor o efeito que ela vai gerar no lead.
Há, nesse mesmo âmbito, espaço para divulgar comentários e opiniões de gente que já consumiu aquilo que está oferecendo. Esses depoimentos têm um peso muito relevante e podem representar um gatilho emocional para a hora da tomada de decisão.
São palavras essenciais para construir confiança e credibilidade a quem as lê.
É muito comum também que essa etapa final seja utilizada para reunir as importantes Perguntas Frequentes (FAQ) sobre o produto ou serviço.
Ofertas e conversão
No fundo do funil de vendas você deve oferecer as condições ideais para que o cliente finalize a sua compra.
É o momento para que sejam revelados, de forma clara, o preço, as condições de parcelamento e, principalmente, as promoções.
É essencial deixar evidente como o clique, naquele momento, pode ser vantajoso, promovendo economia em relação ao preço original.
Quando falamos de linguagem simples e direta, estamos falando em otimização de processos. As interfaces, mensagens e páginas de venda devem ter cores, chamadas para ação (CTA) e botões que simplifiquem esse processo.
Lembre-se: nesse momento, qualquer obstáculo pode se transformar em ruído e alterar o caminho do consumidor.
3 dicas para uma estratégia de fundo de funil de vendas
- Vídeos tutoriais
O audiovisual chama atenção de forma diferenciada. Nem todo público está preparado para ler um artigo mais longo, porém, a abordagem em vídeo costuma alcançar quase todos os públicos.
Mostrar como o produto ou serviço age, de forma detalhada, pode ser essencial na hora de o cliente decidir pela compra.
Importante: não estamos falando aqui de uma megaprodução de Hollywood, mas uma peça bem filmada com uma mensagem clara e direta.
Leia mais: Vídeo Marketing. Sua empresa não pode ficar só assistindo!
- Descontos
Como já citada anteriormente, a oportunidade de conseguir o produto ou serviço por um preço menor representa um gatilho importante na hora da compra.
Reserve para o fundo do funil de venda as características que vão fazer dessa venda algo único e imperdível.
- Garantia do dinheiro de volta
Dependendo da natureza do produto ou serviço oferecido – um exemplo bastante comum nos dias de hoje são os chamados infoprodutos –, os testes grátis ou períodos de avaliação têm sido poderosos recursos de conversão.
Após um trabalho bem feito nas demais etapas do funil, você oferece ao consumidor a possibilidade de utilizar o que se está vendendo por um período gratuito determinado. Ou, ainda, a garantia de devolução dos valores em até 7 dias, no caso de desistência.
Agora que você já sabe os detalhes que compõem o fundo do funil de vendas, é hora de colocar a sua estratégia de Inbound Marketing para rodar, com foco no sucesso total.
É importante entender que todo o processo envolve análises e métricas específicas para cada período de relacionamento com os potenciais clientes.
A Agência Freela possui um time pronto para entender o seu negócio e, a partir daí, providenciar as características para toda a jornada do cliente. É hora de disparar os números de venda do seu produto ou serviço. Fale com a Freela.
E além disso, para você ser cada vez mais relevante para o seu público e dessa maneira conquistar mais clientes, você precisa entender as 5 etapas do Inbound Marketing explicadas passo a passo. Baixe o E-book – Inbound Marketing – O Mkt de Conteúdo voltado para resultados!