Não tem jeito, os vídeos vão dominar o mundo. Hoje o YouTube já é o segundo motor de busca (atrás apenas do Google), com o TikTok cada vez mais em alta e moldando o comportamento do consumidor. Além disso, tanto o Instagram quanto o Facebook aumentam cada vez mais a notoriedade dos vídeos com o Reels, por isso a chance de um post com vídeo aparecer para você é até 3 vezes maior do que se ele tiver apenas texto ou imagem.
Inclusive, após o lançamento do Reels, o uso do Instagram no Brasil cresceu 4,3%. Você sabia que 9 em cada 10 usuários assistem vídeos do Instagram semanalmente? Esses são apenas alguns dados que comprovam a importância do vídeo marketing, no contexto de que os vídeos alteraram de forma única a forma como consumimos conteúdo.
O blog da Freela te convida a entender a importância de uma estratégia de vídeo marketing e todos os seus benefícios, destacando todas as possibilidades que ela oferece.
O que significa o vídeo marketing?
O vídeo marketing é uma estratégia de mkt digital que foca na utilização de conteúdos audiovisuais para atrair e reter novos clientes. Com a transformação digital cada vez mais em alta, essa é uma estratégia que vem ganhando cada vez mais espaço em negócios dos mais variados segmentos.
De acordo com pesquisa da CISCO, 82% do tráfego online são gerados por vídeos. E se pensarmos que as principais redes sociais já possuem recursos exclusivos de vídeos, esse dado faz todo o sentido.
Nesse contexto, ter uma estratégia definida e alinhada com foco na geração de conteúdo em vídeos já não é mais uma opção. Afinal, ele é essencial para geração de conteúdo de valor, com foco na educação da sua persona.
Qual a importância do vídeo marketing para as empresas?
Definitivamente o vídeo marketing é uma estratégia essencial para as empresas crescerem e se destacarem no mercado. Trata-se de um formato de conteúdo atrativo visualmente e que entrega informações de forma objetiva e instantânea.
Pesquisa feita pela Wyzowl mostrou que 76% das empresas que já utilizam o vídeo marketing com foco em uma estratégia de marketing de conteúdo perceberam um aumento no tráfego orgânico devido a utilização dessa estratégia.
Nesse contexto, investir em vídeo marketing representa chances maiores de captação e retenção de novos leads, sendo que os formatos de vídeos são extremamente acessíveis, atendendo empresas de todos tipos de tamanho e nichos de negócio.
TikTok
O TikTok é um fenômeno comercial em uma plataforma em que o formato de vídeo é o protagonista. Com foco no compartilhamento de vídeos curtos, de 15 ou 60 segundos, 3 minutos ou até mesmo 10 minutos, ele oferece uma ampla possibilidade de otimizações com edições, podendo incluir nos vídeos filtros, legendas, gifs, trilha sonora, usando a criatividade na criação de conteúdos diversos. Tudo isso com recursos ágeis de edição de imagens e de publicação.
E assim como Instagram, você pode interagir com outros perfis, seguindo perfis específicos e curtindo publicações.
E atualmente o seu crescimento exponencial não está apenas relacionado com o público jovem e o entretenimento, ele está também se tornando um espaço voltado para o marketing e funcionando também como uma verdadeira ferramenta de busca, com um volume gigantesco de conteúdo sendo compartilhado.
Tudo isso no contexto de cada vez mais marcas querendo anunciar seus produtos e os influenciadores digitais (TikTokers) que cada vez mais focam na criação de conteúdo. Alguns deles possuem milhões de seguidores. Inclusive muitas das tendências do momento acabam sendo ditadas com o o que acontece no TikTok.
De acordo com anúncio do próprio TikTok, em 2021 a rede bateu a marca de 1 bilhão de usuários ativos por mês, o que corresponde a cerca de 14% da população mundial. E os números do TikTok no Brasil também referendam a sua importância. Levantamento feito pela Statisa aponta que o Brasil é o segundo país que mais usa o TikTok no mundo, atrás apenas da China.
Além disso, até o final de 2025 serão 4,92 milhões de usuários ativos. São números que comprovam a sua importância em uma estratégia de vídeo marketing, sempre alinhando os conteúdos de acordo com o escopo individual de cada negócio e focando em uma estratégia assertiva de marketing de conteúdo direcionada.
Mas afinal, o que é o Reels do Instagram?
Lançado em junho de 2020 no Brasil, o Instagram Reels é um recurso que veio para concorrer diretamente com o TikTok. A ferramenta permite criar microvídeos, podendo juntar diversas fotos ou vídeos, incluindo músicas de fundo, textos e efeitos visuais específicos.
Diferentemente dos Stories, os Reels ficam guardados no perfil depois de 24h e também podem aparecer na guia explorar ou mesmo na rolagem do Feed do Instagram.
Esse é um diferencial importante, já que dessa maneira é possível atrair pessoas que não seguem a sua marca ou pessoas que não interagem com seus posts há bastante tempo. E as estatísticas comprovam o sucesso dessa ferramenta com foco na criação de conteúdo:
- Em 2022, os usuários do Instagram estarão na plataforma por 30 minutos ao dia
- Os anúncios do Instagram Reels atingem 10,9% da população total (com mais de 13 anos)
- De acordo com o Instagram for Business, 91% dos usuários ativos do Instagram pesquisados recentemente afirmaram que assistem vídeos na plataforma pelo menos uma vez por semana
- O Instagram possui uma taxa de engajamento de 1,50% para postagens de vídeo
- A META (nome dado à empresa que controla o Facebook e outros produtos relacionados, como o Instagram e o WhatsApp) relata que até 675,3 milhões de usuários podem ser alcançados com anúncios no Instagram Reels.
- Os usuários na Índia preferem o Reels ao TikTok
- O Instagram Reels mais visto tem 289 milhões de visualizações
- 86% dos consumidores dizem que comprariam experimentariam ou recomendariam um produto quando o conteúdo do Instagram fosse classificado como “compartilhável”
- O sucesso foi tão grande que o Facebook lançou um botão para compartilhar vídeos direto no Reels
Dois fatores que proporcionaram esse boom:
- Adoramos vídeos
O poder da síntese somado ao impacto emocional e à praticidade de apenas assistir ao invés de ter que ler (sim, o ser humano é preguiçoso) fazem do vídeo uma mídia muito convidativa. Dizemos que uma imagem vale por mil palavras, pois bem, segundo o Dr. James McQuivey, da Forrester Research, a quantidade de informação contida em apenas 1 minuto de vídeo é de 1,8 milhões de palavras.
2. Yes, We “Cam”
Antigamente só produzia um vídeo quem tinha muita bala na agulha, a parafernália necessária era digna de uma produção de Hollywood. Hoje o vídeo está muiuuuto mais acessível, câmeras portáteis de qualidade e smartphones de última geração que geram imagens cada vez mais impressionantes fazem com que o vídeo seja parte do nosso dia a dia de um jeito inimaginável há menos de 10 anos.
No contexto atual, qualquer pessoa é um potencial produtor de conteúdo. Os influenciadores digitais e youtubers estão cada vez mais focados na geração de conteúdo com foco em vídeos, passando por nichos que variam desde viagens, esporte, moda, culinária, educação e muitos outros.
As plataformas de vídeos, redes sociais e aplicativos de mensagem facilitam o compartilhamento ao mesmo tempo que estimulam mais e mais produções.
Somados, estes dois fatores geram números superlativos:
- Todos os dias, 100 milhões de Internautas assistem a vídeos (ComScore)
- As pessoas assistem a 19 horas de vídeo online por semana, em média (pesquisa Wyzowl)
- 96% dos consumidores online assistiram a um vídeo explicativo para saber mais sobre determinado produto ou serviço (pesquisa Wyzowl)
- 88% das pessoas dizem que já foram convencidas a comprar um produto ou serviço após assistir vídeos da marca (pesquisa Wyzowl)
- 78% das pessoas dizem que já foram convencidas a comprar ou mesmo baixar determinado software ou aplicativo assistindo a um determinado vídeo (Wyzowl)
- O vídeo continua a ser usado por 86% das empresas como ferramenta de marketing (pesquisa Wyzowl)
- 92% dos profissionais de marketing consideram o vídeo importante para sua estratégia de marketing (pesquisa Wyzowl)
- Cada internauta é exposto em média a 32 vídeos por mês (ComScore)
- 45% dos internautas do mundo vão dar play em pelo menos um vídeo ao longo do mês (ComScore)
- 66% dos consumidores preferem assistir a um conteúdo em vídeo
- Os usuários do Facebook, do Twitter, do Linkedin e do Instagram preferem conteúdos em vídeo
Criadores de conteúdo em alta
Toda essa euforia pelos vídeos não é só para lazer, cada vez mais pessoas buscam informação em audiovisual sobre qualquer coisa, sabendo disso, as empresas e os criadores de conteúdo entraram em cena e são responsáveis por inundar as redes todos os dias com mais conteúdo. Isso tudo gera outros números bem interessantes:
- 64% dos visitantes de um site estão mais propensos a comprar um produto após assistir a um vídeo (ComScore)
- O engajamento das postagens do Facebook que contém vídeos costumar ser maior (13,9%) do que o engajamento dos conteúdos sem vídeos. (Breadnbeyond)
- 75% dos usuários do Instagram afirmaram que já compraram produtos depois de assistir a anúncios de vídeos. (Breadnbeyond)
- A adesão ao TikTok aumentou. Em 2021, em 10%, atingindo 30%, com 77% de eficácia (pesquisa Wyzowl)
- Um email mkt com vídeo tem 96% a mais de chance de ser clicado (pesquisa Shutterstock)
- As chances de um post com vídeo ser curtido ou compartilhado é 42% maior (Corp TV)
- 90% dos clientes online consideram o vídeo um fator decisivo na compra (ComScore)
- 82% dos usuários do Twitter afirmaram que assistem conteúdo de vídeo na plataforma . (Breadnbeyond)
- 60% dos usuários do Youtube já pensaram em comprar algum produto depois de assistir a um vídeo na plataforma (Youtube Brandcast)
- 90% dos usuários afirmaram que descobriram novas marcas e produtos graças aos vídeos do Youtube (Youtube Brandcast)
Além disso tudo, os vídeos ajudam na colocação do seu site no Google e buscadores em geral.
Sendo assim, o por que você está perdendo tempo com este texto? Vá lá fazer seu vídeo, certo? Calma, ainda temos dicas preciosas para você!!
Antes do REC, aperte o pause, respire e planeje
Para facilitar sua estratégia de Vídeo marketing, criamos os 4P`s que devem ser respondidos antes de partir para a produção, são eles:
Por que? Para quem? Por onde? Para onde?
Por que?
Qual o objetivo do seu vídeo, apresentar a empresa, mostrar um case, divulgar seu produto/ serviço, reforçar seu posicionamento/conceito? É muito importante ter claro qual a razão de existir do seu vídeo para que ele possa alcançar um bom resultado.
Para quem?
Esta pergunta é para definir o público-alvo do seu vídeo. Ao invés de dar uma resposta genérica como por exemplo Homens de 25 a 40 anos, classes A e B, tente definir as personas do seu negócio. Personas são seus públicos-alvo, mas de forma personificada, pessoas com hábitos, crenças, problemas e aspirações. Dessa forma o vídeo e a sua comunicação como um todo se tornam mais cativantes.
Por onde?
Não adianta muito criar um vídeo se você não o divulga (entenda-se divulgar por investir em mídia). A não ser que o seu vídeo seja exclusivamente para um evento ou para sua equipe de vendas usar em reuniões, uma estratégia de divulgação é parte decisiva do seu sucesso. Saber de antemão os canais que serão utilizados pode influenciar no formato e na duração do seu vídeo. Assim como saber a verba disponível para divulgação definirá os canais.
Para onde?
É possível que seu objetivo final seja simplesmente imagem de marca, neste caso, você só quer que a pessoa assista ao seu vídeo. Grandes empresas utilizam os meios digitais como mídia de massa para impactar o máximo de pessoas possível.
Cada vez mais, no entanto, as empresas (incluindo as grandes) possuem uma meta clara para medir o sucesso da ação. Por isso é importante pensar, para onde vai a pessoa depois de assistir ao vídeo.
O post termina por aqui, mas as informações sobre este assunto estão longe do “the end”.
Acesse os links abaixo e bom proveito!
• Saiba mais sobre mkt digital com um glossário completo com mais de 60 termos em nosso ebook – Glossário de Mkt Digital – https://conteudo.agenciafreela.com.br/dicionario-marketing-digital
• Se você quiser se aprofundar ainda mais nas estratégias de mkt digital, recomendamos também a leitura do nosso ebook com foco em SEO, uma oportunidade para você entender como funcionam as estratégias dos motores de busca do Google – https://conteudo.agenciafreela.com.br/ebook-seo
• Confira alguns vídeos em nosso canal do Youtube – https://www.youtube.com/channel/UCyexkZOkDtAucj4EG15JnCg
• Desenvolva a sua estratégia de Vídeo MKT com a gente – Clique aqui e marque uma conversa com a nossa equipe de digital!