A transformação digital vem impactando de forma intensa os hábitos de consumo de milhões de pessoas mundo afora. Nesse contexto, é justamente esse novo comportamento e perfil dos consumidores, mais críticos e antenados, que acaba moldando as estratégias e campanhas de marketing.
E dentre as várias possibilidades de campanhas, gestão de redes sociais e campanha de performance muitas vezes acabam sendo o foco das estratégias de Mkt Digital. Apesar disso, são focos distintos, já que uma se concentra em resultados a longo prazo, enquanto a outra busca resultados mais imediatos.
Mas afinal, qual a melhor estratégia a ser seguida? O que de fato representa a gestão de redes sociais e campanhas de performance? O Blog da Freela te convida a entender um pouco mais sobre cada uma dessas estratégias, seus diferenciais, benefícios, bem como o melhor caminho a ser percorrido de acordo com o escopo do seu negócio.
O que define a gestão de redes sociais
O processo de gestão de redes sociais vem evoluindo e se tornando cada vez mais técnico, já que as próprias plataformas estão evoluindo constantemente, com cada vez mais recursos e ferramentas específicas. E se engana quem pensa que a gestão de redes sociais se limita à criação e postagens de conteúdos.
A gestão de redes sociais representa todo o planejamento estratégico que envolve cada rede social. E como cada canal possui características e funcionalidades próprias, a estratégia de gerenciamento de redes sociais não se limita apenas a marcar presença no digital com publicações específicas.
Antes de mais nada, é necessário um planejamento, objetivos claros de marketing digital e um entendimento aprofundado sobre quem é(são) a(as) persona(s) do seu negócio. Se você não faz ideia do que seja a persona, nós temos um artigo específico sobre esse tema em nosso blog.
Nesse contexto, a gestão de redes sociais tem o objetivo central de criar estratégias com foco em atração, relacionamento e conversão de acordo com a especificidade de cada canal.

Funcionamento específico de cada rede social
É de suma importância ter em mente que cada rede social possui um funcionamento específico, com um formato de conteúdo que também varia de acordo com cada canal. Instagram, Facebook, Pinterest, TikTok, Linkedin, cada uma delas possui características próprias, com funcionalidades e formatos de conteúdos distintos.
Tik Tok, Instagram e até mesmo o Facebook são plataformas onde o vídeo é o principal canal para geração de conteúdos, sendo que formato de vídeo vem conquistando cada vez mais os usuários. Nesse contexto, também é vital pensar em uma estratégia assertiva de vídeo marketing.
Um erro comum muito cometido é achar que a sua empresa necessariamente deve estar em todas as redes sociais, apenas para “estar presente”. Isso já não é mais suficiente. É necessário avaliar o cenário como um todo, entendendo de fato qual canal faz mais sentido para o seu negócio, de acordo com o escopo individual que cada um tem.
Esse é um dos principais desafios do gestor de redes sociais, o profissional que vai identificar quais redes funcionam para o seu negócio e valem o investimento e esforço necessários para alcançar os resultados desejados.
Estudo da Barometer mostra que mensurar a efetividade das ações nas redes sociais é o principal desafio das empresas (58%).

Benefícios da gestão de redes sociais – Quais são?
O trabalho de gestão nas redes sociais não busca apenas criar um relacionamento efetivo entre marca e consumidores. É preciso ter objetivos claros e bem definidos, sempre com uma visão estratégia por trás de cada ação adotada. Abaixo você encontra os principais benefícios de uma estratégia bem definida de gestão de redes sociais.
Alcance de novos públicos
Com uma estratégia de marketing de conteúdo para redes sociais direcionada é possível alcançar novos públicos com os seus conteúdos. Como destacamos nos tópicos anteriores, uma forte tendência observada nos últimos tempos é o uso do vídeo para atrair a atenção do público e aumentar o engajamento e alcance de novos públicos.
Aumento de percepção de marca
Esse é outro benefício de uma gestão de redes sociais eficiente em todas as suas nuances: conquistar mais audiência orgânica, estreitando o relacionamento com seus clientes e dessa maneira fortalecendo a percepção da marca e o posicionamento estratégico da empresa.
Geração de novos leads
Utilizar as redes sociais para nutrir o seu consumidor com conteúdo qualificado e direcionado pode facilitar a geração de novos leads. Mas não estamos falando de qualquer tipo de conteúdo, e sim um conteúdo de fato relevante e que faça a diferença para a sua persona.
Nesse contexto é possível trabalhar com postagens com conteúdos educativos, persuasivos, voltado para atender às reais necessidades dos seus clientes. De nada adianta ter uma frequência bacana de conteúdos sendo divulgados se os mesmos são rasos e sem uma estratégia pré-definida.
Aumento de comunicação entre marca e consumidor
Esse é outro benefício importante de uma gestão de redes sociais eficiente. As estratégias de atração, relacionamento e conversão garantem o aumento da comunicação entre marca e consumidor, sempre envolvendo a sua audiência com conteúdo de qualidade.
Dessa maneira é possível até mesmo utilizar insights valiosos dos próprios clientes para a evolução do fluxo de trabalho e das estratégias como um todo.

O que é campanha de Performance?
A campanha de performance é uma estratégia com foco em resultados específicos, como por exemplo geração de leads, tráfego, conversões, etc, utilizando ferramentas de marketing digital e plataformas de publicidade para realizar anúncios.
Ela faz parte do que é comumente chamado de Marketing de Performance, uma ferramenta estratégica para os negócios. E para que isso aconteça, a Agência Freela investe muita energia e tempo de dedicação na inteligência por trás de cada ação e cada plano de divulgação dos nossos clientes.
Nossa equipe de performance trabalha na elaboração de campanhas precisas e estratégicas sob vários pontos de vista, analisando todas as nuances e características de cada um dos nossos clientes para poder elaborar campanhas de anúncios patrocinados em plataformas como Google Ads, Facebook Ads, Instagram Ads, Youtube Ads , TikTok Ads, dentre outros.
Como funcionam as campanhas de performance?
As campanhas com foco em anúncios pagos funcionam com os anunciantes pagando somente quando ações específicas são realizadas, como por exemplo o clique em um banner de anúncio.
Nesse contexto, as métricas mais conhecidas no mercado são as seguintes:
- Custo por Mil Impressões (CPM) – A cada mil vezes que um respectivo anúncio é exibido um determinado valor é pago;
- Custo por Clique (CPC) – Uma das métricas mais conhecidas no mercado do Mkt digital, aqui os anunciantes pagam a cada clique realizado pelo usuário em determinado anúncio;
- Custo por Lead (CPL) – Essa métrica representa o valor pago pelos anunciantes a cada lead gerado por meio dos anúncios;
- Custo por Aquisição (CPA) – Aqui o anunciante só paga quando uma determinada meta é alcançada, como por exemplo um clique, uma venda realizada, uma conversão realizada ou mesmo o preenchimento de um formulário.
Importante ressaltar que a precificação dos anúncios é feita pelo próprio anunciante, de acordo com os objetivos e escopos de cada campanha de performance. A escolha dos valores vai depender de quais objetivos e resultados que o anunciante quer atingir com as suas campanhas.
As campanhas de performance são direcionadas para um público específico dentro da plataforma de anúncio, com o público definido de forma estratégica. Ele é montado com base em informações como idade, raio de alcance, sexo, renda, interesses, páginas que o usuário segue, se tem filhos, se namora …
São diversas possibilidades de personalização de campanhas para chegar naquele público que realmente é valioso e que traz retorno.
Além disso, é possível fazer testes A/B fazendo um direcionamento da mesma mensagem para públicos diferentes, e com o tempo, direcionar os esforços para onde realmente existe retorno.

Quais são os principais canais de Marketing de Performance?
Para você conseguir atingir os resultados esperados nas campanhas de marketing de performance, é preciso conhecer com profundidade todas as possibilidades e respectivos canais que te permitam realizar as ações e configurações de campanhas.
Os principais canais disponíveis atualmente para campanhas de performance são os seguintes:
- Anúncios em redes sociais – Aqui as campanhas de publicidade ocorrem em plataformas de redes sociais como Facebook Ads, Instagram Ads, Twitter Ads, TikTok Ads, Linkedin Ads, entre outras. Importante destacar que cada uma delas possui as suas particularidades, e isso deve ser levado em consideração em todos os aspectos de personalização da campanha.
- Search Engine Marketing (SEM) – O foco do SEM é a utilização de plataformas de mídia paga como por exemplo o Google Ads. Inclusive, nós temos um artigo específico com 7 maneiras de melhorar a performance da sua campanha de Google Ads.
- Plataformas de Native Ads – Anúncios nativos são aqueles que são exibidos de forma natural e condizente com o site ou portal em que são veiculados, como por exemplo Uol Ads, Taboola e Outbrain.
- Plataforma de afiliados – Envolvem o pagamento de comissão para criadores de conteúdo que fazem divulgação de determinada empresa ou produto. Adsense, Hotmart, Monetizze e Amazon Associados são alguns exemplos de plataformas de afiliados bem conhecidas no mercado.

Benefícios da campanha de Performance – Quais são?
As campanhas de performance visam superar uma dificuldade comum de muitas empresas: não depender apenas de ações de alcance orgânico. Nesse contexto, elas são importantes para alavancar os resultados em um curto espaço de tempo, agregando vários outros benefícios:
Mensuração precisa dos resultados
Esse é um dos principais benefícios das campanhas com foco em marketing de performance. A facilidade no monitoramento dos dados das campanhas ajuda a otimizar os gastos, além da possibilidade de otimização de campanhas futuras.
O Marketing de Performance, em sua essência, depende do maior número possível de dados e informações. A Agência Freela trabalha com os mais modernos produtos e plataformas do mercado com o objetivo de ter sempre os resultados à mão, em tempo real.
O objetivo de tanta informação é a otimização dos processos, sempre, com foco na melhoria dos resultados nos negócios.
Aumento do ROI
O ROI (sigla inglesa para Retorno Sobre o Investimento) da campanha deve ser mensurado com base na quantidade de leads gerados. Dentro da campanha de Google Ads, quais as palavras que geram mais leads?
O foco das campanhas de performance invariavelmente são os resultados alcançados. Nesse contexto, elas ajudam a melhorar o ROI das empresas, focando no lucro sobre o investimento que é realizado nas campanhas.
Maior conexão com seus clientes
As campanhas de performance também são importantes para facilitar a conexão entre entre empresa e consumidores. Mas para isso é preciso pensar nas campanhas de forma estratégica, com objetivos delimitados desde o início.
Auxílio na geração de leads
Quando o cliente chega até o destino pré-definido na campanha (landing page, hotsite, central telefônica), o Marketing de Performance atua para proporcionar uma etapa a mais no relacionamento com esse futuro parceiro.
Riscos mínimos
As campanhas de marketing de performance só são pagas com ações específicas realizadas pelos usuários. Dessa maneira você consegue minimizar os riscos e ir sempre monitorando os resultados das campanhas, otimizando as respectivas campanhas e aumentando as chances de melhores resultados.

Gestão de Redes Sociais x Campanha de Performance
Agora que você já sabe o que significa gestão de redes sociais e campanha de performance, deve estar se perguntando qual das estratégias é mais efetiva e realmente merece o seu investimento.
Antes de mais nada, é importante destacar que cada uma delas oferecem benefícios importantes em uma estratégia de Mkt digital, de fato contribuindo para o fortalecimento do negócio como um todo. Mas é necessário avaliar com precisão quais os objetivos a serem alcançados e delimitar a estratégia antes de começar o investimento.
Ter uma estratégia definida de marketing de conteúdo para redes sociais é fundamental para o crescimento orgânico da marca, mas isso não é algo que ocorre da noite para o dia. Os resultados acontecem a médio-longo prazo, e mesmo assim demanda dedicação, planejamento, assiduidade e frequência nos conteúdos, além de uma estratégia bem definida. Já nas campanhas de marketing de performance, o investimento é mais alto, porém o retorno é mais rápido.
O grande diferencial é que você não fica dependente exclusivamente das buscas orgânicas. Ou seja, a gestão de redes sociais é uma estratégia que leva mais tempo para os resultados de fato ocorrerem, enquanto as campanhas de performance são mais imediatas, focando no fortalecimento e competitividade das empresas.

Mas então, qual o melhor caminho a ser seguido?
Conversando tanto com a nossa equipe de gestão de redes sociais e equipe de performance, todos foram unânimes em afirmar: gestão de redes sociais e campanha de performance se complementam e devem andar juntas. Isso porque o cliente tem que ter conteúdo de qualidade, inclusive para performance poder rodar as suas campanhas.
Nesse contexto, uma estratégia não consegue trazer resultados sozinha, já que não é possível ter sucesso de conversão e vendas se a página da empresa não tiver uma movimentação para o usuário de fato conhecer o produto ou o serviço. Por isso, idealmente elas devem ser trabalhadas em conjunto, de acordo com os objetivos específicos de campanha.
Se atente aos objetivos reais do seu negócio
Antes de começar o investimento em qualquer estratégia de Mkt digital, é necessário um planejamento focado nos reais objetivos do seu negócio. Entender as principais necessidades da sua empresa para que ela cresça de forma sustentável e sempre gerando oportunidades reais de negócios.
Uma agência que fala a sua língua
O diferencial da Agência Freela é a união da expertise, dos melhores recursos tecnológicos e uma proximidade com a realidade do que o seu negócio precisa.
Essa facilidade de acesso da nossa equipe, proporciona soluções sob medida, que vão levar a Gestão de Redes Sociais e o Marketing de Performance no modelo ideal para o que sua empresa necessita.
Venha conversar com a nossa equipe e saiba o que pode mudar (para melhor) nos seus resultados. Fale com a Freela.
E para você entender mais um pouco mais sobre todos os benefícios do marketing de atração em detrimento ao marketing de interrupção, recomendamos também a leitura do nosso E-book sobre Inbound Marketing, com as cinco etapas do Inbound Marketing explicadas passo a passo!