Há alguns bons anos, ele tem sido um dos recursos centrais em qualquer operação que envolva tráfego em páginas da internet. Hoje, o assunto do momento é o Google Analytics 4, uma nova e mais poderosa versão da ferramenta.
E nós da Agência Freela, que temos um time que passa horas e horas em contato com os dados, métricas e relatórios ali produzidos, vai explicar por que essa novidade representa toda uma nova geração de possibilidades nesse tema.
A ideia desse artigo do Blog da Freela é mostrar mais sobre o tema, trazer alguns conceitos e novidades mas, também, tirar um pouco o receio de profissionais que já atuam com o Google Analytics Universal, modelo anterior, quanto à mudança.
Sabemos que, em um universo como o do Marketing Digital, em que as estratégias são fundamentais para cada passo de uma campanha, uma alteração brusca nos caminhos pode trazer dificuldades de adaptação e até perda nos resultados.
Por isso, vamos entender o Google Analytics e suas principais abordagens para que essa jornada traga boas experiências para quem opera a ferramenta, além de resultados satisfatórios para suas campanhas.
O que é e qual a função do Google Analytics
Com o que pode ser considerada sua primeira versão lançada ainda em 2005, o Google Analytics tem uma trajetória que começa uma década antes dessa data.
Isso se deve ao fato da ideia original ter sido desenvolvida por uma outra empresa, a Urchin, que posteriormente seria comprada pela big tech – tanto que a primeira versão da ferramenta se chama Urchin from Google.
A versão que é o tema deste artigo é Google Analytics 4 ou GA4 foi lançada no mês de outubro de 2020.
Por que usar o Google Analytics?
O Google Analytics é a plataforma de métricas da web mais utilizada em toda internet mundial. O que motiva essa busca pelo produto? Há o fato de o Google ser o mecanismo de busca número um do planeta… Mas não só isso.
Outro fator determinante é o número impressionante de ferramentas e recursos de análise de dados que ele oferece.
Para entender como o Google Analytics funciona, é interessante o exercício de se lembrar como, nos primórdios da popularização da internet, quando todas as páginas tinham aqueles contadores de acesso. Você se lembra?
A plataforma atual é uma evolução considerável dessa etapa, a partir de uma dinâmica bastante complexa.
Cada página de um site, através do seu código-fonte, é “marcada” com a utilização de uma linguagem chamada JavaScript. Essa tag atua no navegador de cada visitante que acessa o site, coletando dados e enviando para um coletor do Google, que reúne esse volume.
Na prática, isso proporciona uma infinidade de dados e métricas. Aqui estão algumas:
- Número de usuários;
- Taxa de rejeição à página;
- Duração média de cada sessão no site;
- Número de visualizações de páginas;
- Objetivos e metas atingidos;
- etc., etc., etc..
Qual a diferença entre o Google Analytics Universal e o Google Analytics 4(GA4)?
A mais recente versão da ferramenta, o Google Analytics 4, oferece uma nova geração de métricas para que os profissionais de marketing digital possam, de forma detalhada, acompanhar o usuário – e não apenas acompanhar o tráfego na página.
Isso acontece a partir do momento em que o recurso mostra todo o caminho de um possível cliente, através das mais diversas plataformas.
E mais: utiliza de tecnologias avançadas, como Inteligência Artificial (AI) e machine learning para fornecer insights sobre como as pessoas estão interagindo com seu site e aplicativos.
Toda essa movimentação, importante ressaltar, já é feita em total acordo com os protocolos mundiais de legislações sobre a privacidade do consumidor.
Novidades do Google Analytics 4
Novo painel
O Painel ou Dashboard do Google Analytics 4 está diferente. Muitos dos recursos que já eram do costume do usuário da versão Universal já não estão mais por lá.
Uma das características marcantes dessas novas funcionalidades estão na sessão insights que ocupa uma faixa importante da interface. Essa área traz uma série de apontamentos sobre tendências da jornada do usuário, utilizando recursos de inteligência artificial.
Métricas e eventos
Muito além do já conhecido número de visualizações de página, o GA4 elenca uma série de fatores no comportamento do usuário, que se transformam em métricas poderosas para uma análise mais detalhada para o funil de vendas.
Aqui podemos citar, por exemplo, três delas:
- Sessões engajadas;
- Taxa de engajamento;
- Tempo de engajamento.
Ações previstas
A Inteligência Artificial aplicada ao Google Analytics 4 vai possibilitar ações mais assertivas e ousadas na sua campanha.
Com esses recursos, será possível criar audiências inteiras com base nas previsões fornecidas por meio de insights.
Dentre elas, estão:
- Probabilidade de compra;
- Probabilidade de churn (número de clientes que cancelam serviço em um determinado período de tempo);
- Previsão de receita.
08 métricas de Google Analytics para iniciantes
- Usuários
Total de usuários que visitaram sua página. Isso significa que essa métrica mostra, apenas, os usuários (e não o número de visitas). Se está baixo, significa que as pessoas não estão retornando à página.
- Visitas
Visitas ou sessões: cada vez que o usuário acessa sua página, esse número aumenta.
- Duração
A duração da sessão é o tempo em que o visitante fica na sua página. Se está muito curto esse período, há problemas tanto técnicos quanto de conteúdo que devem ser observados.
- Taxa de rejeição
Conhecida no jargão dos analytics como Bounce Rate, significa a porcentagem de pessoas que deixam o site logo após visualizar a página inicial.
- Páginas mais visitadas
Os itens acima possibilitam chegar a esse insight que é poderoso. Com ele, há recursos para você entender qual o nicho do seu site e, ainda, escolher os futuros assuntos para um maior engajamento dos usuários.
- Ativos
Esse recursos vai mostrar as pessoas que estão no seu site, em tempo real, em qual parte do site estão, de que país acessam, de que plataforma vieram etc.
- Fontes
De onde vem o usuário do seu site? Das redes sociais? De um anúncio pago do Facebook? De um e-mail marketing? De um acesso direto?
Aqui também é possível entender quais os principais dispositivos que levam até o seu site.
Essas informações são possíveis com o Google Analytics (tanto em sua versão Universal quanto o GA4).
- Usuários por dia e hora
Os relatórios produzidos pelo Google Analytics 4 entregam o fluxo de usuários de uma forma que suas campanhas e conteúdos possam ser estrategicamente elaborados, com o objetivo de maior engajamento.
Como o Google Analytics pode ajudar o seu negócio?
Ao mesmo tempo que vivemos momentos de intensa informação e transformação digital, há também uma grande competitividade na internet.
Ter sua empresa, produto ou serviço inserido com sucesso no Marketing Digital, significa estar à frente da concorrência – e cada vez mais perto do cliente.
Na prática, isso se dá com um número muito grande de dados, e profissionais capacitados para analisar esse volume, de forma assertiva e estratégica.
Assim, será possível fazer o melhor planejamento para seus anúncios, promoções e campanhas diversas.
A Agência Freela entende o Google Analytics 4 e tem os recursos necessários para otimizar suas ações comerciais no digital, de uma forma que você se destaque, tenha objetivos a alcançar e acompanhe, de forma transparente, esse crescimento.
O diferencial da Agência Freela, agência de marketing online, é a união da expertise, dos melhores recursos tecnológicos e uma proximidade com a realidade do que o seu negócio precisa.
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