A estratégia de remarketing no Google Ads, assim como em outras plataformas de busca, consiste em um conceito básico: insistir em uma ação (uma venda, por exemplo) para um usuário que já esteve em seu site, app ou link.
Vivemos em uma era de extrema competitividade no meio digital. Para utilizarmos apenas os casos do e-commerce, vale a pena citar que, só em 2022, os brasileiros gastaram R$ 169 bilhões no comércio digital.
Esse número superou em R$ 18 bilhões os valores de 2021, com base em dados da ABComm Forecast.
Tamanho desempenho colocou o Brasil como a 10ª nação do mundo em um ranking de vendas on-line, estipulado com base nos indicadores de retenção de consumidores.
Diante desse cenário, quando falamos em remarketing no Google Ads, nos referimos a buscar esses futuros consumidores com base na insistência – e nas estratégias que a tecnologia possibilita nesse segmento.
O que é remarketing?
Na prática, o remarketing no Google Ads ou em outras plataformas se dá sob a mesma forma: por meio de mudanças estratégicas no fluxo de divulgação de anúncios, e-mails e mensagens, com o objetivo de interagir com o lead em potencial.
Se o usuário passou pela página, por determinada sessão de anúncio e chegou até o carrinho de compras, ou seja, uma das últimas etapas antes da conversão, a tecnologia possibilita a identificação desse possível cliente.
O processo de se reconectar com esse consumidor reside nas mensagens que vão impactá-lo. Nessa interação, o conteúdo apresentado a esse usuário deve fazer a diferença. A ativação deve ser necessária para fazê-lo mudar de ideia e, aí sim, concluir sua ação anterior.
Tem dúvidas do poder do remarketing? Saiba que, segundo informações do próprio Google, 97% dos usuários não efetuam sua compra em e-commerce na primeira visita ao site ou produto. Isso representa um terreno bastante amplo para operar sua campanha.
O que é o Google Ads
No passado chamada de Google AdWords, a ferramenta Google Ads é uma solução de anúncios para negócios que pode ser explorada de diversas formas nos dois maiores mecanismos de buscas da atualidade, o Google e o YouTube.
Por meio de um painel de controle, o usuário pode anunciar os mais variados produtos, se aproveitando de posicionamentos estratégicos a partir das palavras-chave, imagens, entre outros recursos.
Nunca se anunciou tanto nos espaços e possibilidades nos resultados de busca. Isso significa que, para seu produto, serviço ou marca, estar fora dessa dinâmica, significa ter desvantagem perante o mercado em geral.
Leia mais: 7 maneiras de melhorar a performance da sua campanha de Google Ads
Como fazer remarketing no Google Ads?
Em linhas gerais, o funcionamento central de uma campanha de remarketing no Google Ads vai estar diretamente ligado ao melhor uso das palavras-chave.
O funcionamento da entrega de resultados no sistema de busca do Google, seja quando se digita uma palavra ou, até mesmo, quando se utiliza a voz para a busca, está nas keywords.
A organização dos resultados e as práticas de Search Engine Optimization (SEO) se baseiam nessa estrutura.
O mesmo vai acontecer no remarketing. Essa prática busca re-engajar os usuários que, em algum momento, já visitaram a sua página ou já fizeram uma busca por produto através de uma palavra-chave específica.
Uma vez feita a pesquisa ou acessado determinado produto ou serviço, ele passa a te “perseguir” em outras ocasiões, momentos e contextos diferentes.
A ideia é voltar o tema para o seu interesse e, assim, conseguir o sucesso do remarketing.
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Rede de pesquisa ou rede display: entenda as diferenças
Vamos destacar aqui duas formas de exibição para essas campanhas:
- Remarketing na rede de pesquisa
Já experimentou, por exemplo, fazer uma busca do tipo “Pousada em Ubatuba” no Google? É provável que tenha notado, na aba lateral dos resultados, nos dias seguintes, a aparição de diversos anúncios sobre o tema previamente solicitado.
A delimitação de keywords corretas possibilita uma eficiente ferramenta de remarketing no Google Ads. Em muitos casos, o assunto ainda está fresco na mente do potencial lead e o clique acontece com muita frequência.
- Remarketing na rede de display
Opção que assume outro papel em uma campanha de reengajamento, você determina, no painel de controle do Google Ads, quais os tipos de anúncios que vão ocupar a rede de display.
Aqui o espaço é aberto para peças que chamem a atenção do usuário na hora do remarketing, com boas imagens e textos (copywriting) caprichado nos chamados gatilhos emocionais.
A grande diferença dessa operação é que, na rede de display, seu anúncio aparece em áreas estratégicas das páginas de outros sites cadastrados na plataforma do Google Ads, o que permite um alcance considerável, altamente personalizado pelo perfil do internauta.
4 dicas para a sua estratégia de remarketing no Google Ads
- Metas e objetivos
Nem sempre a campanha de remarketing no Google Ads está vinculada diretamente a uma ação de compra.
A proposta de reengajamento pode levar, por exemplo, a uma inscrição em um evento ou algum outro recurso de marketing de conteúdo, uma promoção, um e-book etc..
Isso deve estar bem claro antes de iniciar a jornada da campanha.
- Momento do público
O que motivou o usuário a não concluir a ação que estava prevista em seu site? Seria o preço ou a falta de interesse momentânea?
Cada ação exige uma reação no seu remarketing.
No caso dos valores, pode ser o momento de uma breve promoção direcionada ou envio de cupom de desconto.
Já para o interesse, o gatilho de escassez, por exemplo, exibe o número de unidades que ainda restam desse item, para tentar convencer a possível conversão.
- Bom senso
O excesso de interações de remarketing no Google Ads também pode ter um viés negativo à reputação da sua marca.
É importante ter um planejamento estratégico e utilizar do bom senso na hora de colocar os anúncios, em prazo determinado – e não infinito.
- Utilize os dados com sabedoria
É fundamental vincular os resultados de sua campanha de remarketing no Google Ads a um acompanhamento de métricas como taxa de cliques (CTR), número de impressões, custo por clique (CPC), taxa de conversão etc. Isso é possível ao vincular a jornada aos benefícios do Google Analytics 4.
Aliás, publicamos aqui mesmo um artigo recentemente sobre os benefícios dessa ferramenta. Leia já!
Uma agência que fala a sua língua
Complexas e assertivas, as campanhas de remarketing no Google Ads são repletas de detalhes que podem fazer a diferença na hora de otimizar os resultados do seu e-commerce ou da venda de produtos e serviços.
Esses retornos positivos vão depender, diretamente, do volume e da qualidade do planejamento estratégico que for desenvolvido para sua jornada, de forma personalizada, com destaque para a eficácia.
A Agência Freela, agência de marketing digital, desenvolve uma operação muito próxima ao cliente e tem esse foco como um dos pilares centrais na busca pela melhor performance.
Essa facilidade de acesso e percepção da nossa equipe proporciona soluções sob medida, que vão levar a estratégia de remarketing no Google Ads no modelo ideal para o que a sua empresa realmente necessita.
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