Transforme sua fachada de 5 metros numa de 5km.
Graças ao MKT Digital, hoje pequenas e médias empresas podem usufruir de uma estratégia de mkt de gente grande.
O blog da Freela te convida a entender especificamente de negócios locais, ou seja, negócios que são influenciados diretamente pela sua localização.
Os exemplos são muitos:
- Academias e estúdios de ginástica
- Colégios e cursos em geral (arte, dança, línguas)
- Clínicas médicas e odontológicas
- Salões de beleza e serviços de estética
- Supermercados, restaurantes e padarias
- Serviços de Delivery
- Serviços de reparo doméstico
- Concessionária de veículos
A lista se estende, é só pensar nas suas escolhas baseadas onde você mora ou trabalha.
Muitas vezes você pode atravessar a cidade para colocar seu filho numa escola que deseja, se descolar mais de 15km para jantar num restaurante ou para ir num dentista de confiança, ou então comprar um carro em outra cidade por conta de uma promoção especial. Mas na maioria dos casos você irá consumir localmente.
Para os estabelecimentos e negócios locais é a mesma lógica, eles podem ter clientes de regiões variadas, mas o grosso pertence a um certo raio de distância.
E quando falamos em raio, falamos de Marketing Digital para Negócios Locais.
O título do post é claro, remete ao fato de que no contexto atual de transformação digital que estamos vivenciando já é possível “construir” uma fachada para o seu negócio do tamanho que achar conveniente. Alguns negócios locais têm um raio de influência maior e outros um raio mais específico.
Tanto o Google como o Facebook e o Instagram permitem filtrar o raio desejado para que seus anúncios apareçam. A seguir falaremos de cada uma das ferramentas e em seguida como transformar o tráfego de clientes para seu site em vendas efetivas.
O grande benefício do Google para negócios locais é que nele os usuários estão num processo ativo de compra, eles estão fazendo alguma busca para se informar melhor sobre algo que pensam em consumir ou então para comprar de fato. Nada menos do que 95% das pessoas que buscam algo no Google nunca vão para a segunda página (fonte Google), ou seja, é primeira página ou nada. Para o seu negócio estar entres os primeiros da sua região, você pode utilizar as 3 formas abaixo, isoladas ou combinadas:
- 1 – Google Ads
Em campanhas de Google Ads, além de filtrar o raio em que você deseja aparecer, é possível criar anúncios com informações de mapa e telefone, aumentando as chances de conversão. É possível também priorizar o mobile, cada vez mais pessoas utilizam o celular para buscas em geral, no caso de negócios locais, ainda mais.
- 2 – Google Meu Negócio
Segundo o Google, 1 em cada 5 buscas tem relação com localização. Por esse motivo eles criaram o Google Places, atualmente conhecido como Google Meu Negócio, uma ferramenta gratuita na qual você cadastra as informações do seu negócio para aparecer de forma mais completa em buscas no Google e no Google Maps. Estas informações aparecem tanto em resultados orgânicos (não pagos), como podem ser combinados com anúncios pagos de Google Ads.
- 3 – SEO
O SEO (Search Engine Optimization) é um conjunto de técnicas que têm como principal objetivo melhorar a posição do seu site nas plataformas de busca. O bom de trabalhar o SEO é que sua empresa pode aparecer nas primeiras posições sem que você pague por anúncios no Google Ads. O SEO vale para todas as empresas, mas como estamos falando de negócios locais, vale pensar em incluir seu bairro e/ou região em seus títulos e meta tags. Para mais informações sobre SEO, baixe nosso Ebook focado em SEO.
Facebook / Instagram
Ao contrário do Google, o usuário do Facebook e do Instagram não está buscando algo específico, está lá se divertindo, eis que surge um post sugerido ou um anúncio na barra lateral e “Plin”, desperta sua atenção.
Tanto Facebook quanto o Instagram tem algumas artimanhas para que esse “Plin” aconteça com frequência. Além de filtrar o raio, é possível filtrar sexo, idade e interesses das pessoas. Ou seja, muitas vezes parece que o anúncio foi feito e personalizado para você.
Caso não esteja a fim de comprar naquele momento você ainda pode curtir a página da empresa, compartilhar o post ou marcar alguém que conhece e que talvez precise daquilo, multiplicando o alcance total da ação.
Além de fazer sua empresa ser conhecida na região, tanto o Facebook quanto o Instagram permitem a você se relacionar com quem curte a sua página, ou seja, pode tanto ajudar numa compra imediata como numa a médio ou longo prazo.
Para que esse relacionamento aconteça, é preciso gerar conteúdo relevante, posts, textos, fotos, vídeos, stories, reels, e, claro, impulsionar postagens específicas sempre que possível. Tudo isso com o foco em uma estratégia de marketing de conteúdo e geração de leads.
Dicas específicas para cada negócio
1 – Qual raio devo escolher – é importante, com base nas informações que você possui dos seus clientes, ou baseado no bom senso, delimitar um raio de atuação. Sempre haverá um ou outro cliente que vem de mais longe, mas não leve isso muito em conta, sua verba será melhor utilizada se você focar no seu raio de influência. Faça alguns testes se for preciso até descobrir qual é o seu raio ideal.
2 – Use raios diferentes para cada objetivo – Imagine um restaurante, no almoço ele tem um público executivo que trabalha próximo ao estabelecimento, à noite seu alcance é muito maior, pessoas de toda a cidade vão lá jantar. É possível trabalhar campanhas diferenciadas neste caso, tanto no Google quanto no Facebook e no Instagram.
3 – Criação de Conteúdo – O Marketing de Conteúdo é uma estratégia comprovadamente eficaz. No entanto, criar conteúdo de qualidade e com a frequência necessária dá trabalho. Além disso é preciso saber onde divulgar esse conteúdo e nem sempre o Facebook será o melhor destino. Em muitos casos o foco será o Instagram, ou até mesmo o Linkedin, dependendo do nicho de negócio do cliente. A seguir citamos qual a relevância em ter uma Fanpage e/ou uma página no Instagram para diferentes tipos de negócios locais:
• Escola – É muito relevante ter uma Fanpage ou mesmo um perfil no Instagram, sendo que só de olhar para esses canais da escola já dá para sentir qual o seu “DNA”, seus diferenciais bem como a sua proposta pedagógica. Além disso são canais para conversar com todos os seus públicos, pais, alunos, professores e funcionários, além de ex-alunos e pessoas que admiram a escola e que podem se tornar clientes um dia ou então divulgar para conhecidos. O Instagram ainda possibilita ferramentas de interação que ajudam muito na divulgação de conteúdos específicos. Stories e reels estão sendo cada vez mais utilizados nas estratégias de marketing de conteúdo das escolas.
• Academia – Com certeza ter uma página bem alimentada no Facebook e no Instagram é um diferencial competitivo e diz muito sobre a atmosfera do lugar. Além dos conteúdos de feed estrategicamente pensados, vídeos, stories e reels de aulas, dicas de professores com exercícios para fazer em casa, no parque, fotos de alunos, etc, são conteúdos com alto potencial de compartilhamento. Ajuda tanto no relacionamento com alunos atuais como na conversão de novos alunos.
• Clínica Odontológica – Para cativar um público será preciso bastante criatividade. O conteúdo precisa ser leve, como dicas, curiosidades e até vídeos demonstrativos para uma boa higiene bucal. Dá para aproveitar as ferramentas do Instagram como stories e reels para focar em algumas especialidades como estética e odontopediatria que são mais lúdicas e atraentes. É possível se comunicar com outros dentistas postando casos e estudos e tornando-se uma referência no meio, no entanto, talvez seja melhor ter um blog ou então postar em blogs que já existam, grupos fechados de Facebook ou então criar uma página no Linkedin. Inclusive, nós temos um artigo que fala especificamente sobre a importância de um blog em uma estratégia de mkt digital.
Resultados
Temos uma má notícia para vocês: visitas ao site, curtidas nas páginas de Facebook e Instagram, compartilhamentos de posts, nada disso é resultado efetivo. Chamamos isso tudo de Métricas de Vaidade.
Resultado é o número de leads (contatos através do site ou telefone) gerados, seguido por visitas ao estabelecimento e a real concretização do negócio. Todo o fluxo de suas campanhas no Google, Facebook e Instagram devem ser trabalhados pensando neste funil de vendas.
O ROI (sigla inglesa para Retorno Sobre o Investimento) da campanha deve ser mensurado com base na quantidade de leads gerados. O que leva mais leads para o seu negócio, o Google, o Facebook ou o Instagram? Dentro do Google, vieram mais pessoas pela busca orgânica ou busca paga? Dentro da campanha de Google Ads, quais as palavras que geram mais leads?
Quais anúncios e posts do Facebook tiveram melhor performance? Quais anúncios do Instagram tiveram um melhor desempenho? Até este momento é possível medir praticamente tudo utilizando ferramentas como o Google Analytics e softwares especiais de MKT (aqui usamos a RD Station).
Um ponto fundamental e que muitas vezes é negligenciado é a fase que vai do lead adiante. A fase que sai da esfera digital e vai para a esfera física. Quem receberá esses leads em forma de emails ou ligações telefônicas? Como será a abordagem? Quantas visitas, consultas, avaliações físicas, agendamento de horário (cada negócio tem sua métrica) foram marcados? E quantas vendas foram realmente concretizadas?
Tudo isso precisa ser medido para se ter ideia das taxas de conversão e identificar possíveis problemas no funil de vendas de uma fase para outra. É bastante trabalho e varia para cada tipo de negócio, mas é possível fazer e gera retorno.
Enfim, é possível começar pelo básico e evoluir aos poucos até tornar o processo quase que automático, fazendo ajustes e otimizando sempre.
Espero que esse post com foco em negócios locais tenha sido útil para você. A seguir, alguns links com materiais interessantes:
- Para você entender um pouco mais as nomenclaturas referentes ao marketing digital, temos um conteúdo especial: o nosso E-book Glossário de Mkt digital, um glossário completo com mais de 60 termos relacionados.
- Se você tem um Negócio Local baseado em mensalidade, não deixe de ler este ebook – ebook para empresas mensalidade
- Saiba o que é e como funciona o Inbound MKT – ebook
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