Todos os caminhos possíveis para o crescimento. Para entender o que é Growth Marketing ou Marketing de Crescimento, é preciso primeiramente saber que se trata de uma estratégia 100% focada no aumento exponencial em diversos pontos de sua atividade.
E isso implica em uma diferença do que podemos chamar de marketing dito tradicional. Enquanto essa prática está centrada em uma abordagem que busca o alcance de um contingente cada vez maior de pessoas, no caso do Growth Marketing é delimitado um público específico e, nesse contexto, há uma busca intensa para o maior impacto possível.
Nesse âmbito, há a proposta de identificar as melhores práticas e operações, por meio de testes e experiências frequentes. Neste artigo do Blog da Freela, o objetivo é mostrar, não apenas, o que é Growth Marketing mas, principalmente, entender de que forma seus negócios, produtos e serviços podem ser beneficiados com a utilização dessas técnicas. Vamos entender cada etapa desse processo.
O que é Growth Marketing?
A essência do que é o Growth Marketing está diretamente ligada ao entendimento de que se trata de uma abordagem contínua, uma verdadeira perseguição à otimização de um negócio. O sucesso dessa estratégia está diretamente ligado aos índices de crescimento obtidos.
Na prática, o que acontece é um direcionamento total, um foco absoluto em determinados segmentos do público e da atuação da empresa, em busca dos melhores resultados possíveis.
E aqui estamos falando em números ligados à receita, além de métricas relevantes, como aumento de usuários, leads, engajamento etc.
Para estabelecer e alcançar essas metas, são utilizadas competências de diversas áreas diferentes, como é o caso de universos como o da:
· Análise de dados;
· Design;
· Escopo e desenvolvimento do produto.
A partir dessa concepção e, principalmente, com uma rotina intensa de estratégias de marketing, são desenvolvidas dinâmicas de atuações baseadas no Growth Marketing. Muito mais que a simples execução de uma campanha, serão estabelecidas automações, táticas e testagens, como o caso dos testes A/B, para se obter os melhores caminhos e ganhos com a proposta.
+ Leia um artigo completo sobre como funcionam e quais os benefícios dos Testes A/B clicando aqui.
Diferenças entre Growth Marketing e Marketing Tradicional?
Uma diferença marcante entre o Growth Marketing e as dinâmicas mais tradicionais do marketing, é um olhar abrangente sobre todos processos de uma empresa, com ações planejadas em conjunto, em aspectos que podem envolver, por exemplo:
· Novos clientes;
· Retenção;
· Fidelização.
Essas etapas envolvem um planejamento altamente adaptativo. Não se trata de uma técnica estanque e engessada, mas com alto grau de ajustes possíveis. Conforme a análise de dados e os testes desenvolvidos mostram direções, toda a estratégia sofre alterações em busca do crescimento e melhores resultados para a empresa.
Outro ponto que acaba se transformando em um diferencial do Growth Marketing é a absorção de recursos de automação em vários processos, com um olhar 100% voltado ao cliente.
Esse é um ponto importante. Existe uma escuta ativa do consumidor. A partir dela, é possível delimitar os serviços que serão oferecidos, de uma forma que se registre um índice considerável de conversão, engajamento e fidelização.
Para se chegar até esses bons frutos, é fundamental uma integração total entre as áreas de uma corporação. Marketing, produto e desenvolvimento, integrados, vão gerar mais visão e soluções adequadas ao que o mercado e, em especial, os consumidores buscam.
Quais as diferenças entre Growth Marketing e Growth Hacking?
Aqui vamos introduzir um novo conceito, que é o de Growth Hacking. É importante uma delimitação para que esse contexto não seja confundido com o de Growth Marketing.
Entende-se por Growth Hacking também busca o crescimento para uma empresa, porém de forma mais intensa, em curto espaço de tempo, com uso de técnicas inovadoras. Aqui há menos uma estratégia mais abrangente e mais o uso de canais de marketing de custos mais baixos.
Nesse universo estão opções como as campanhas de produtos virais, por exemplo.
Nos caminhos do Growth Hacking estamos falando, geralmente, em estratégias de baixo investimento ou, ainda, totalmente gratuitas, de rápida implementação.
Os pilares de Growth Marketing se diferenciam dessa proposta em vários pontos, entre eles, o uso de táticas mais convencionais do marketing digital, campanhas mais sólidas, de longa duração, com resultados eficazes e, também, maior investimento.
Leia também: O que são e como definir seus objetivos de marketing digital
Como aplicar Growth Marketing na sua empresa?
A aplicação prática de uma estratégia de Growth Marketing no seu negócio vai estar atrelada a diversos pilares que, juntos, vão compor uma jornada sólida rumo ao crescimento em vários aspectos.
Dentre esses pontos-chave, estão:
Testes
A testagem, como já citado anteriormente, é um procedimento fundamental nessa implementação.
Existe todo um caminho baseado em hipóteses que vão chegar às metas desejadas. Essa vai ser a questão que vai ser determinante para definir o sucesso ou não da proposta.
Experimentar
No mesmo campo dos testes citados anteriormente, esse pilar consiste na experimentação constante de cada uma das propostas, com o objetivo de entender qual a operação mais eficiente.
É preciso experimentar sempre e desenvolver uma mentalidade que consiste em seguir o caminho que apresentar melhor funcionamento.
Métricas e Automação
Dados, dados e mais dados. Os números, índices, constatações e insights movem as barreiras do Marketing de Crescimento. Defina quais as métricas relevantes e fundamentais para seus processos – e acompanhe de perto sua evolução.
Opte pelos processos automatizados de qualidade. Tarefas que podem ser feitas por plataformas e ferramentas, com uso de inteligência artificial, por exemplo, tendem a definir os melhores feedbacks para o negócio.
Leia também: Descubra como aproveitar ao máximo o Chat GPT: guia prático para uso
Colaboração e Integração
Colaboração total. É fundamental que todas as partes do processo estejam integradas, com diferentes equipes de diferentes áreas, interagindo pelo objetivo comum, que é o crescimento acelerado e sob um planejamento bem estruturado.
Como implementar uma estratégia de Growth Marketing no seu negócio
Os caminhos para integrar suas atividades aos processos previstos numa estratégia de Growth Marketing passam por um completo entendimento de sua operação e os objetivos que pretende alcançar.
Além disso, é preciso de um olhar multisetorial, que compreenda as possibilidades de colaboração de cada área da empresa.
Por fim, é hora de planejar e colocar em prática essa movimentação que, como já foi citado anteriormente, costuma ser uma dinâmica de médio e longo prazo.
A Agência Freela possui uma equipe que faz esse tipo de abordagem, com uma análise completa dos pontos fundamentais para que essa operação seja colocada em prática.
É sua empresa, negócio ou serviço crescendo exponencialmente, com uma estratégia sólida e de longo prazo. Clique aqui e agende uma reunião.
Além disso, queremos te fazer uma pergunta: Você sabe o que é o mkt do bem? Trata-se de um novo mindset que age diretamente nos valores, nas políticas administrativas e nos produtos e serviços das empresas a fim de torná-las boas para si mesmas, para seus clientes, meio ambiente e para a sociedade.
Saiba como adotar uma comunicação do bem, transparente, informativa e relevante.