Nossa equipe reuniu as melhore estratégias para bater metas e superar as expectativas e resultados do seu negócio no Marketing Digital
Antes de mais nada, aqui vai um desabafo: desculpem a sinceridade mas, nos últimos tempos, cada vez mais, o conceito de marketing digital e suas estratégias estão se difundindo em todos os cantos.
Como em quase tudo que existe em excesso, é muito importante iniciar um processo de curadoria desses conteúdos que são entregues com frequência – em vídeos, posts, artigos de blog e e-mails. Saber qual deles, de fato, serve para o que está procurando.
As equipes de marketing digital e performance da Agência Freela selecionaram aqui para o Blog as principais práticas que são aplicadas nos dias de hoje e que, consequentemente, têm trazido bons resultados aos mais diversos perfis de clientes.
Marketing digital e estratégia
Diferentemente dos canais de comunicação da chef Rita Lobo, onde uma simples receita pode ser aplicada para as mais diversas situações, não existe esse tipo de fórmula e junção padrão de ingredientes quando o assunto é marketing digital.
Por isso, essas “receitas mágicas” que aparecem por aí devem ser observadas com cuidado, não há uma aplicação única e que pode ser destinada a todos os nichos de negócios.
Nesse sentido, é fundamental o conhecimento amplo da atividade para o desenvolvimento do diagnóstico necessário e sob medida para cada modalidade.
Em linhas gerais, significa dizer que os recursos utilizados para um e-commerce, por exemplo, não vão ter o mesmo resultado em um serviço de consultoria ou mentoria.
Dicas de Marketing digital para potencializar seus resultados
1 – Redes sociais
Por mais óbvia que essa dica pareça, é importante delimitar melhor o conceito. As redes sociais devem ser utilizadas para a maior parte dos modelos de negócios – desde que adequadas à natureza da atividade.
Isso significa que, por exemplo, não adianta investir em conteúdo e tráfego pago para um produto que não tenha, em seu público-alvo, personas cujo perfil se adeque à plataforma escolhida.
Só uma análise detalhada do que seu potencial cliente quer receber e, assim, engajar, pode gerar uma interação que potencialize seus resultados da forma mais evidente possível.
2 – Marketing de conteúdo
Se o seu produto ou serviço exige uma relação de autoridade da parte de quem o oferece, essa é uma opção indicada que pode gerar leads, vendas e, ainda, fidelizar um público altamente qualificado.
Apesar de reconhecermos as vantagens do tráfego pago, o marketing de conteúdo tem como um diferencial a possibilidade de incentivar os acessos orgânicos – que são, sim, mais lentos, porém perenes e de muita qualidade.
Como o próprio nome diz, essa estratégia é marcada pelo oferecimento de conteúdo de qualidade, que atraia leitores e seguidores e, assim, construa um ambiente rico de relacionamento, onde os produtos possam ser oferecidos.
Isso pode ser feito por meio de um blog bem produzido, canal de YouTube, podcasts, salas de discussão no Clubhouse etc.
Gostou dessa proposta, a Freela possui uma equipe especializada nessas soluções.
3 – Landing page
O site do seu negócio é um ambiente muito importante e que deve ser completo, preenchido com as principais informações e diferenciais do seu produto e serviço. Ele é o espaço global da sua proposta.
A landing page, por sua vez, é o ponto mais estratégico e direcionado. Seu site pode abrigar todos os cursos que você ensina, por exemplo, mas a página de vendas de um determinado treinamento que será lançado, tem a divulgação na forma de landing page.
Em uma única tela, conforme o cliente vai descendo pela página, ele encontra todas as informações, recursos audiovisuais, depoimentos de clientes e, finalmente, o CTA – sigla para o termo call to action ou, chamada para ação.
Nesse exemplo, o CTA pode ser o botão de inscrição no curso oferecido.
Ferramenta versátil e muito poderosa.
4 – SEO
Demorou um tempo até que o mercado brasileiro percebesse a relevância dos recursos de Search Engine Operation (SEO) como estratégia de marketing digital. Hoje em dia, ele é um pilar relevante para as principais agências do país.
O nome em inglês refere-se à otimização para os mecanismos de buscas. Significa utilizar de recursos tanto de conteúdo quanto de estrutura de programação com um único objetivo: estar no topo das listas de buscas por usuários.
Quando o potencial cliente digita algo no buscador (Google, Bing etc), é importante que sua página ou seu conteúdo estejam entre os primeiros a aparecer – de forma orgânica, sua marca vai ocupar espaço relevante no mercado e, com isso, amplificar suas chances de converter novas vendas.
As técnicas de marketing digital não são estanques
É fundamental ressaltar que cada uma das quatro propostas apresentadas neste artigo não são engessadas e só existem, obrigatoriamente, isoladas.
Nada disso: as melhores equipes compõem sua estratégia com a combinação ideal de cada uma dessas propostas, com o objetivo de desenhar o melhor fluxo entre o interesse de compra e a conversão final.
As consequências de um trabalho bem feito estão na obtenção dos melhores resultados.
Gostou desse papo? Vamos nos aprofundar no assunto. Conheça o portfólio da Freela e vamos trabalhar nossa estratégia!