O maior evento esportivo do planeta chegou com tudo, angariando as atenções de milhões de pessoas mundo afora, com muitas empresas aproveitando esse momento para explorar novas campanhas de marketing. Mas quando falamos em marketing na copa, é preciso tomar cuidado. Afinal, a FIFA impôs regras específicas e diretrizes sobre o que pode ser explorado em campanhas publicitárias.
O blog da Freela te convida a conhecer um pouco mais sobre o marketing na copa, destacando o que é proibido nas campanhas relacionadas a esse grandioso evento.
Marketing na Copa: FIFA e sua propriedade intelectual
Apesar de ser cada vez mais difundida como um evento global a qual todos fazem parte, a Copa do Mundo possui sim um dono. A FIFA (Federação Internacional de Futebol Associado) é a instituição internacional que rege todas as diretrizes do maior evento esportivo mundial.
Nesse contexto, o próprio nome da competição remete a instituição: Fifa World Cup Qatar 2022. E além do futebol de campo, a FIFA é a entidade responsável pela organização de várias competições globais não apenas relacionadas ao futebol masculino, mas também o futsal, o futebol de areia bem como o futebol feminino.
Precauções com um evento global
Um evento como a Copa do Mundo tem proporções e alcances globais exponenciais. Por isso não é de se estranhar que a FIFA criou uma série de regras e diretrizes para qualquer campanha publicitária que tenha relação com a Copa.
Inclusive nessa Copa questões como direitos humanos estão muito em evidência, com muitas críticas ao Catar, país-sede do torneio, em questões relacionadas ao tratamento contra as mulheres, membros da comunidade LGBT e também trabalhadores migrantes e jornalistas.
Além disso, os direitos das mulheres no Irã e suas questões relacionadas aos direitos humanos também estão em foco, colocando em debate situações controversas para a FIFA e para o país-sede do evento.
Nesse sentido, com o objetivo de zelar pela imagem e a reputação do evento como um todo, a FIFA criou o seu Guia de Propriedade Intelectual, um documento que descreve todas as regras e diretrizes relacionadas a campanhas de marketing na Copa do Mundo.
É possível encontrar no guia por exemplo os símbolos e termos que são permitidos e quais empresas que têm permissão para explorar as propriedades intelectuais do evento.
Quais são as proibições para o marketing na Copa?
Para exemplificar algumas proibições que a FIFA definiu para campanhas de marketing na Copa, vamos separar em termos, elementos e símbolos que são sumariamente proibidos quando falamos de campanhas publicitárias e suas nuances.
Termos proibidos em comunicações voltadas para fins comerciais:
- Copa do Mundo;
- Copa do Mundo FIFA;
- Copa do Mundo FIFA 2022;
- Copa do Mundo FIFA Catar 2022;
- Copa do Mundo FIFA Qatar 2022;
- Qatar 2022 ou Catar 2022;
- Mundial;
- FIFA;
- Copa Mundial;
Elementos proibidos em comunicações e campanhas voltadas para fins comerciais:
- Emblema oficial da Copa;
- Cartaz oficial;
- Imagem da bola oficial da Copa;
- Imagem do mascote oficial da Copa bem como o seu respectivo nome;
- Imagem do troféu oficial da Copa;
- Marcas corporativas da FIFA;
- hashtags oficiais da Copa nas redes sociais;
- Fonte oficial “QATAR 2022”;
- Todo o escopo visual do evento Qatar 2022 e seus componentes individuais;
- O slogan oficial da Copa “Now is all”;
Símbolos proibidos em campanhas voltadas para fins comerciais:
- Nome ou marca da CBF (Confederação Brasileira de Futebol);
- Escudo da CBF;
- Mascote da Seleção;
- Imagens dos jogadores ou dos jogos;
- Camiseta da Seleção ou modelos parecidos;
- Termo “Seleção Brasileira”
Marketing de emboscada
Quando falamos de Marketing de Emboscada, separamos por “associação direta” que é quando uma empresa tenta ligar seu nome ao campeonato, fazendo as pessoas pensarem que é parceiro da FIFA, se aproveitando do sucesso e alcance de um evento ou competição, sem de fato ter os direitos comerciais para isso.
Uma estratégia ilegal em que muitas empresas e negócios acabam assumindo riscos.
Cuidado para não violar as regras
Um evento como a Copa definitivamente mexe com o planeta inteiro. Até mesmo pessoas “indiferentes” ao futebol acabam se contagiando. E muitas empresas acabam querendo aproveitar esse momento para explorar possibilidades diferentes de campanhas de marketing.
E a própria FIFA garante que é sim possível realizar campanhas comerciais legítimas ou mesmo diferentes tipos de campanhas de marketing sem violar essas propriedades intelectuais. Ações com influenciadores digitais, ex-jogadores, imagens de torcedores, e ícones dos países participantes fazem parte desse escopo.
Mas é necessário um cuidado extra, pois se tratando de um evento desse porte, uma violação de infração de propriedade intelectual é algo muito sério e que deve ser tratado com o máximo de cautela no momento da elaboração das estratégias das campanhas. Fora que estamos falando de multas milionárias, e a entidade máxima do futebol é sempre vigilante nesse sentido.
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