Se sua empresa, negócio ou marca tem alguma relação com o YouTube, acredite, você tem que saber quem é MrBeast e o que ele fez e ainda faz com o modelo de negócio da produção de conteúdos online.
Você certamente já ouviu falar de nomes como Felipe Neto, seu irmão Luccas Neto, Maria Clara & JP (se você tem crianças em casa) e Whindersson Nunes, para citar apenas alguns dos grandes nomes brasileiros da plataforma.
Existe um nome que consegue ser maior que eles e, principalmente, que exerce uma gigante influência não apenas no Brasil, mas em todo o mundo, quando o assunto é a produção de conteúdo.
Mais que isso: seu engajamento é tão avassalador que chega a influenciar o sistema como um todo, moldando o mercado e, até mesmo, a forma como o algoritmo de entrega desses vídeos é compreendido. O Blog da Freela vai trazer um pouco mais sobre quem é MrBeast, essa figura mundial da internet. Se você ainda não sabia, chegou a hora de conhecer quem é MrBeast.
Quem é MrBeast?
MrBeast é o apelido online do jovem Jimmy Donaldson que, aos 25 anos de idade, foi eleito pela revista Forbes como o youtuber mais bem pago do mundo em 2021.
Seus primeiros vídeos online datam do ano de 2016, com um conteúdo mais simples, praticamente focado em jogos de videogame.
Em 2017, já alcançaria a primeira marca de destaque, ao ter 100 mil inscritos em seu canal. Hoje seu canal principal (ele possui outros) acumula 221 milhões de assinantes – recentemente seu time divulgou que, apenas em 2023, foram adquiridos novos 99 milhões de subscribers.
A história desse notório personagem da internet mundial passa diretamente pela realidade da modesta cidade de Greenville, com pouco menos de 90 mil habitantes, na Carolina do Norte, nos Estados Unidos.
A cidade cresceu e passou a ser um cenário constante em sua produção de conteúdo. Mais que isso, tem um papel filosófico na biografia de MrBeast. Em entrevistas e podcasts, o youtuber costuma falar sobre a decisão de permanecer nas redondezas.
Conta que, por diversas vezes, recebeu convites para sediar seus vídeos e empresas em outros centros comerciais e metrópoles americanas.
Em uma resposta específica, Donaldson afirma que fez uma comparação sobre os custos e o deslocamento para operar, por exemplo, em Los Angeles, na Califórnia.
Disse que preferiu optar pelos custos imobiliários, impostos e facilidades de sua terra natal.
Quartel general
Além de continuar vivendo na mesma cidade, MrBeast escolheu Greenville para instalar seus estúdios (com o passar dos anos foram mais de um).
Atualmente possui um galpão gigantesco, com mais de 4,5 mil metros quadrados de área, que serve de locação para suas ideias mirabolantes.
Ao lado da estrutura, há uma quitinete modesta. As informações sobre a vida privada do youtuber são escassas, porém, consta que ele passa a maior parte das noites dormindo nesse pequeno espaço.
Aliás, isso é algo sobre o estilo de vida de Donaldson: a simplicidade.
Além desse espaço atrelado ao estúdio de gravação, onde ele pode, literalmente, respirar seu trabalho, as informações narram uma vida simples, sem grandes mansões, nem veículos de luxo.
O staff de apoio para a vida pessoal é enxuto e ele se cercou dos amigos de infância, cidadãos locais que se transformaram em rostos conhecidos internacionalmente, por conta de sua participação nos vídeos.
Reinvestimento
Outra característica marcante na história de MrBeast está em uma de suas frases mais conhecidas.
Após demorar alguns anos até encontrar notoriedade para seus vídeos, ele passou a ter uma conduta que permanece até hoje na condução de suas empresas online.
MrBeast, desde o início, investe cada centavo obtido com seus vídeos… Em fazer outros vídeos!
Esse foi o “mantra” que o manteve no topo das grandes produções na internet. Com o crescimento de sua popularidade, seus vídeos passaram a ficar cada vez mais impressionantes, com produções faraônicas e resultados em audiência igualmente grandiosos.
Como resultado, seus vídeos conseguiram, gradualmente, bater os recordes de mais vistos no YouTube a cada ano.
O topo dessa escala está no ousado “Round 6 na Vida Real! Valendo US$456,00”. A produção não traz nenhum grande acontecimento de criatividade – mas tem uma execução impressionante.
Trata-se da réplica, na vida real, em forma de reality show, da atração sul-coreana Round Six, que foi sucesso na Netflix.
Leia também: Mercado de streaming: panorama completo e tendências
Com pessoas reais e um prêmio impressionante, o vídeo original, lançado em inglês (o link que colocamos foi em português), ultrapassa 407 milhões de visualizações.
Esse é apenas um exemplo isolado. Existem ao menos outros nove vídeos com números superiores a 200 milhões de views. Isso apenas na língua inglesa, vale lembrar que há canais MrBeast oficiais em outros idiomas, como espanhol e português.
Criatividade
Para entender quem é MrBeast é importante compreender o alcance de sua criatividade, que pode partir de ideias muito simples, que podem ser replicadas por usuários utilizando um simples smartphone… até imensas produções quase cinematográficas.
Em uma ação que marcou o ano de 2023, Donaldson deixou sua terra natal por uma boa causa. Voou até a África e, num vídeo extremamente divertido e emocionante, usou tecnologia de ponta e construiu 100 poços de água potável em cinco países africanos.
A influência, o engajamento e o alcance do canal possibilitaram uma verdadeira missão humanitária. Crianças dançam e comemoram a água em regiões onde o bem natural era escasso. Aos 25 anos de idade, mostrou-se mais revolucionário que muitos líderes e governantes mundiais.
Como MrBeast mudou o YouTube
Existem pontos marcantes na carreira de MrBeast que moldaram o YouTube (ou, os youtubers) da forma como conhecemos hoje.
Dentre esses pontos mais “técnicos” podemos citar:
- O início impactante dos vídeos: ele foi um dos maiores entusiastas dos começos marcantes das produções. Por acreditar piamente que esses segundos iniciais são fundamentais para conquistar audiência, gasta dias pensando e ajustando a melhor edição;
- Thumbnail chamativo: as imagens que ilustram o vídeo tem esse jeitão meio parecido em diversos youtubers por conta de um modelo que passou a ser aplicado por MrBeast com o passar dos anos.
Além dessas características, existe algo que é muito maior. Há anos, faz parte de MrBeast estilos de vídeos que passam a ser as hoje chamadas Trends, ou seja, tendências imitadas e altamente replicadas.
São deles os primeiros conteúdos onde o youtuber gasta uma quantidade absurda de dinheiro em coisas absurdas: comprar uma loja inteira ou um produto específico.
Após essas produções, centenas (ou até milhares) de outros vídeos passaram a fazer o mesmo.
O gasto de grandes quantias de dinheiro em ações sociais inusitadas também faz parte desse youtuber. Dar dinheiro para moradores de rua, pessoas carentes em supermercados etc.
Por fim, também estão com eles os desafios (challenges) tão comuns hoje em dia. Eles partem de MrBeast e, a partir daí, surge uma avalanche de novos conteúdos semelhantes.
Como você utiliza o YouTube?
E agora que você já sabe quem é MrBeast e como ele revolucionou o Youtube, nós podemos te ajudar. Como você, sua marca, empresa, serviço ou local em que trabalha utiliza a plataforma de vídeos?
Que tipo de boas práticas podem partir das produções de MrBeast e ser utilizadas com criatividade nas suas postagens?
A Agência Freela tem uma equipe especializada e antenada nas tendências do mercado de conteúdo para alinhar o que há de melhor nas produções.
Saiba como engajar, vender e fortalecer sua marca com mensagens de qualidade. Fale com a Freela.