O que fazer para ranquear na rede feita para fotos, vídeos, Stories, Reels e lives? Reunimos neste artigo alguns pontos fundamentais de SEO para Instagram. Essas quatro dicas devem fazer parte de sua rotina de postagens, para sua página pessoal, de seu negócio ou dos seus clientes.
Você vai entender que, para engajar ou aparecer mais no Instagram não basta, apenas, a qualidade audiovisual e os recursos de impulsionamento.
Trabalhar o texto nesses conteúdos também consiste em uma técnica assertiva, que vem trazendo bons resultados e ampliando consideravelmente o alcance das postagens.
O aumento do número de visualizações e interações (engajamento) pode ser constatado tanto em perfis pessoais quanto em contas comerciais, que dependem dessa entrega a potenciais clientes.
Nesta postagem do Blog da Freela será possível entender essas boas práticas a partir de quatro dicas vitais para sua estratégia, utilizando recursos de SEO para Instagram.
Antes de chegar ao tema central dessa discussão, para quem ainda não conhece essa sigla, aqui vai uma breve explicação.
O que é SEO
Trata-se da sigla em inglês para Search Engine Optimization ou, otimização para mecanismos de busca.
Pelo tamanho e popularidade da plataforma, tornou-se bastante comum relacionar as técnicas e estratégias de SEO a um único objetivo: aparecer entre os primeiros resultados da pesquisa do Google.
No entanto, esse cenário mostra-se cada vez mais relevante em uma série de outros espaços, como os descritivos de e-commerce, vídeos do YouTube, lugares nos mapas digitais, outros sistemas de buscas, como o Bing e situações pensadas para buscas por áudio.
Leia mais: E-book SEO – Entenda como funcionam as estratégias dos motores de busca do Google
O que é SEO para Instagram?
Você já deve ter ouvido falar que a entrega de conteúdos no Instagram se dá por meio da atuação do algoritmo da plataforma, não é mesmo?
Isso ocorre para as contas que você não segue, geralmente na aba Explorar (ícone da lupa), ou, ainda, aos perfis que você já está vinculado – a distribuição costuma ser maior ou menor, dependendo de variáveis elencadas pelo algoritmo.
Quer um exemplo disso, reparou que alguns perfis grandes, de notícias de celebridades, não digitam palavras de caráter negativo ou ofensas, nas legendas ou mesmo em letterings na tela? Isso ocorre para que a entrega daquele conteúdo não seja penalizada.
Por que usar SEO para Instagram
Como já citado anteriormente, ter um texto com técnicas de SEO em diversos pontos da sua conta no Instagram pode ter como resultados uma visibilidade maior de seu perfil e suas postagens.
Aqui vamos ressaltar duas situações: por exemplo, a aparição daquilo que sua conta postou no espaço dedicado ao Explorar, ampliando as chances que suas ideias sejam exibidas para uma infinidade de outros usuários.
Isso faz com que seu perfil também possa ser atrelado a contas semelhantes no Instagram, oferecendo “sugestões de postagens” no feed dos outros, espalhando sua mensagem. Apesar de ser uma plataforma audiovisual, essa aproximação pode ocorrer, também, pelos termos utilizados.
É importante entender que, para grande número de pessoas que utilizam a rede, a aba em questão é utilizada como se fosse um Google. O internauta vai ali e busca por tendências, marcas e serviços – e um texto bem posicionado gera bons resultados.
5 dicas de SEO para Instagram
1 – Palavras-chave ou Keywords
O uso das palavras-chaves ou Keywords é, de certa forma, uma novidade no mecanismo de busca do Instagram. Além das já conhecidas hashtags (#) e a própria @ da pessoa, o campo agora funciona como um sistema tradicional, como Google, Bing etc.
Ao postar no seu perfil, utilize as palavras-chave mais relevantes. É fundamental fazer uma “lição de casa” nesse tema, ou seja, estudar e investigar na rede, na concorrência e em exemplos internacionais, quais seriam os melhores e mais eficientes termos.
Uma legenda de um post que seja toda trabalhada nas palavras “churrasqueira a gás”, por exemplo, pode render leads e até vendas para o publicante.
2 – Hashtags
Afinal, as famosas hashtags, sinônimo da era das redes sociais, ainda funcionam?
A resposta é sim.
E no Instagram essa estratégia pode significar uma ampliação considerável no alcance de suas postagens.
Tanto no feed quanto nos Stories, o uso dessas marcações eleva o seu conteúdo para um grupo maior na audiência.
Um vídeo de uma jogada no campo de futebol pode, por exemplo, vir acompanhado das hashtags #gol #futebol #craque #soccer etc.
Existe um certo consenso de que, uma vez bem posicionadas, até o excesso de hashtags pode ser benéfico para aumentar o alcance. Até 30 hashtags (com contexto) podem ser inseridas na postagem.
Leia também: Vídeo marketing. Sua empresa não pode mais ficar só assistindo
3 – Nome do perfil e biografia
A bio e o nome do perfil no Instagram podem – e devem – ser utilizadas de maneira estratégica em uma conta profissional no Instagram.
Quer um exemplo prático? Que tal um marceneiro com o perfil @EstrelaMarcenaria. Isso fortalece sobremaneira a busca por um serviço.
Caso não seja possível esse tipo de aplicação, esteja ciente de que a bio contenha o descritivo das soluções que você oferece – além, é claro, de um pacote de informações coerentes e atualizadas sobre seu contato.
4 – Preencha o Alt Text
Nos dias de hoje, época em que vivemos com intensidade os conceitos de diversidade e inclusão, o texto alternativo é um recurso indispensável para fortalecer os pilares de respeito com as pessoas que necessitam da acessibilidade.
Além disso, preencher o Alt Text também posiciona sua postagem de forma atrativa ao algoritmo, pois com ela, o Instagram vai entender melhor qual a relação entre imagem e conteúdo, distribuindo seu post de forma mais inteligente e eficiente.
Faça o seu post e descreva a imagem, optando por palavras-chaves e termos que identifiquem da melhor forma a mensagem que você quer emitir com a publicação.
Quando estiver criando o seu novo post, no campo inferior da tela, acesse:
Configurações Avançadas > Escrever Texto Alternativo
SEO para Instagram otimiza a mensagem
A partir dessas dicas, os conteúdos das legendas, letterings e Alt Text vão fazer a diferença na forma como a mensagem vai chegar aos mais diversos públicos – segmentado ou não. Por isso é tão importante entender e aplicar as técnicas de SEO para Instagram.
A Agência Freela, agência de marketing digital, possui um time de redes sociais que trabalha alinhada com essas características e potencialidades que o Instagram oferece para seus serviços e produtos.
O diferencial do nosso trabalho é a união da expertise, dos melhores recursos tecnológicos e uma proximidade com a realidade do que o seu negócio precisa. Vamos conversar sobre esse assunto e, assim, otimizar a comunicação do seu negócio? Tenha como consultoria uma agência que fala a sua língua.
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