Com o sucesso exponencial do TikTok, cada vez mais marcas e negócios dos mais variados nichos vem focando suas estratégias de marketing na plataforma. Em 2021, a incrível marca de 1 bilhão de usuários ativos por mês foi alcançada, aproximadamente 14% da população mundial. Nesse contexto, o TikTok Ads surgiu, aproveitando todo o potencial da plataforma, ajudando as empresas a se conectarem com a sua audiência de forma única.
O blog da Freela te convida a conhecer mais sobre o TikTok Ads, a sua importância nas estratégias de marketing, os tipos de anúncios mais utilizados bem como as principais vantagens de sua utilização com foco no aumento do alcance da marca.
O que é o TikTok Ads?
A ferramenta de anúncios do TikTok chegou ao Brasil em 2021, ajudando milhares de marcas a se conectarem com os usuários de forma única. A plataforma de anúncios do TikTok está disponível no TikTok for Business e foi desenvolvida para anúncios nos mais variados formatos, como por exemplo banners, vídeos publicitários e imagens, apenas para citar algumas possibilidades.
E se engana quem pensa que apenas as grandes marcas estão focando suas estratégias e esforços de marketing na plataforma. Com o TikTok Ads Manager é possível criar e gerenciar anúncios de forma simples e prática, possibilitando o acesso a uma audiência global cada vez mais em alta.
Até mesmo as pequenas e médias empresas vêm descobrindo todo o potencial do TikTok Ads como uma ferramenta decisiva para o alcance de novos públicos e clientes em potencial. E motivos não faltam para isso. De acordo com estatísticas do próprio TikTok, 25% dos usuários buscam ou compram um produto imediatamente após vê-lo na plataforma.
Qual a importância do TikTok Ads nas estratégias de marketing?
Com a expansão cada vez maior da transformação digital, a forma de consumir conteúdos mudou de forma drástica. Com a correria do dia dia e a velocidade com que as informações circulam, as pessoas têm uma necessidade maior de consumir conteúdos em vídeos, e isso criou uma demanda que o TikTok sabe explorar de forma única.
Estudo do Marketing Science Global Time Well Spent conduzido pela Kantar em 2021 mostrou que 92% dos usuários de todo o mundo realizam alguma ação após assistir um TikTok. Com o TikTok Ads é possível criar campanhas segmentadas, possibilitando a segmentação de públicos e a personalização de campanhas de forma estratégica.
Além disso, o TikTok utiliza IA (inteligência artificial) na segmentação dos anúncios, auxiliando a campanha e o seu impacto no que realmente for relevante para a audiência da sua marca. Tudo isso proporciona uma maior conversão e interações nos anúncios, com cada vez mais empresas percebendo seu enorme potencial.
05 tipos de anúncios no TikTok Ads
É importante destacar que existem diferentes tipos de anúncios no TikTok Ads, cada um com um foco diferente e com diferentes possibilidades de personalização. A seguir, listamos os 05 principais tipos de anúncios:
- In-Feed Ads – Como o próprio nome remete, esse tipo de anúncio tem o foco em vídeos que aparecem na página conhecida como For You Page, a primeira página que o usuário acessa quando abre o aplicativo. Essa página exibe vídeos que o algoritmo do TikTok considera que sejam conteúdos de interesse do usuário com base nos conteúdos que ele consome na plataforma. Esses anúncios aparecem como o quarto vídeo que os usuários veem quando estão “rolando” o feed do seu perfil. Um diferencial desse tipo de anúncio é que nele é possível permitir uma chamada para ação (Call to Action) nos vídeos dos anúncios, o que facilita ações de marketing específicas, até mesmo com influenciadores.
- TopView – Os anúncios do tipo Top Views são vídeos que aparecem uma vez ao dia, no momento em que o usuário abre o aplicativo. São vídeos que podem ter a duração de até 60 segundos, que são exibidos no topo da “For You Page”, exibidos em tela cheia. E o tempo de duração dos vídeos, de até 60 segundos, propicia campanhas com foco na divulgação de produtos ou serviços, como por exemplo o lançamento de um catálogo. Nesse contexto, esse é o tipo de anúncio ideal para divulgação de campanhas que demandam mais tempo e períodos maiores de atenção por parte dos usuários.
- Branded Effects – Esse tipo de anúncio utiliza imagens em 2D, 3D e até mesmo RA (Realidade Aumentada), proporcionando às marcas a possibilidade de incluírem imagens específicas dos seus produtos para serem incluídos nos vídeos. Cada vez mais marcas vêm focando nesse tipo de anúncio para criação de filtros e adesivos específicos, com conteúdos específicos. Dessa forma, esse tipo de anúncio pode ser perfeito para campanhas de reconhecimento de marca.
- Branded Hashtags – Esse tipo de anúncio permite que os usuários do TikTok adicionem hashtags específicas nos seus conteúdos, definidas pela própria marca. Trata-se de um tipo de anúncio bem mais exclusivo, focado na viralização de conteúdos por parte dos usuários. Os anúncios de Branded Hashtags aparecem em destaque na página Descobrir do TikTok, local em que os usuários podem navegar e descobrir novos criadores de conteúdo. Esse tipo de anúncio pode ser utilizado de forma estratégica nas campanhas de marketing, estimulando tendências e focando em desafios colaborativos.
- Brand TakeOvers – Os Brand TakeOvers (Domínio da Marca) são formatos de anúncios que podem englobar formatos como In-Feed, TopView e Branded Hashtags, ao mesmo tempo. Os formatos desse tipo de anúncio podem ser vídeos, imagens estáticas e até mesmo gifs. Aqui o caráter de exclusividade do anúncio é muito mais latente, já que o TikTok veicula apenas os anúncios de uma empresa em um determinado dia. Isso possibilita que apenas uma única empresa domine os anúncios exibidos na plataforma em determinado dia. E se pensarmos que o TikTok já ultrapassou a marca de 3 bilhões de downloads no mundo inteiro, já dá pra imaginar todo o potencial de alcance que esse tipo de anúncio proporciona. E vale ressaltar que exclusividade também remete ao preço desse tipo de anúncio, que pode chegar aos estratosféricos US $50.000 (dólares) por dia.
Vantagens do TikTok Ads
O sucesso estrondoso do TikTok é cada vez maior. Apenas aqui no Brasil, os usuários passam cerca de 5,4 horas por dia consumindo conteúdos no TokTok.
E se não bastasse a possibilidade de alcance exponencial, pesquisa realizada pela OpinionBox em 2021 mostrou que a taxa de conversão dos anúncios do TikTok é bem positiva: aproximadamente 38% dos brasileiros já compraram algo impactados por um anúncio na plataforma.
Com tudo isso, são várias as vantagens dos anúncios do TikTok:
- Maior visibilidade e aumento da marca como um todo
- Possibilita atingir públicos específicos com as segmentações das campanhas, como por exemplo o público jovem formado pela geração Z e pelos Millennials
- Possibilita aumentar o volume de tráfego redirecionado para páginas como e-commerce e landing pages específicas
- Campanhas com um alcance maior e com vasta possibilidade de segmentações
- Aumento da vantagem competitiva do negócio como todo
- Uma nova fonte de tráfego para você alcançar novos públicos
- Aumento da consciência de marca, também conhecido como Brand Awareness
Uma agência que fala a sua língua
Agora que você já sabe com mais propriedade a importância do Tik Tok Ads nas estratégias de marketing, nós podemos te ajudar. O diferencial da Agência Freela é a união da expertise, um dos melhores recursos tecnológicos e uma proximidade com a realidade que o seu negócio precisa nas suas estratégias de vídeo-marketing.
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