A pandemia de COVID-19 mudou o mundo e acelerou o processo de transformação digital em empresas do mundo inteiro.
O isolamento social e o fechamento do comércio e do atendimento presencial em alguns casos alteraram de forma significativa o modelo operacional de muitas empresas e segmentos, que viram no digital e em novos modelos de negócios um caminho para conseguir continuar operando de forma saudável. Isso em meio a uma das maiores crises recentes da humanidade.
O Blog da Freela hoje te convida a entender os principais conceitos da transformação digital, seu potencial transformador e como ela vem impactando mercados e negócios de todos os tipos e tamanhos.
Afinal, o que é transformação digital?
A transformação digital é um processo que ocorre quando uma empresa foca os seus processos e fluxos de trabalho com a utilização de tecnologias que otimizam e multiplicam as possibilidades de negócios. O uso dessas novas tecnologias como por exemplo os dispositivos móveis formaram uma nova revolução tecnológica, que impactou de forma exponencial os negócios.
Nesse contexto a transformação digital acontece quando as empresas passam a de fato a gerar mais valor nos seus negócios com a utilização de novas tecnologias. Mas ela não se resume apenas a isso. Ela também deve representar na prática uma mudança de mentalidade de gestores e líderes das organizações, que em muitas vezes ainda são presos a conceitos e métodos de trabalho específicos.
Não se trata somente da implementação de novas tecnologias e metodologias de trabalho, mas também de implementar uma cultura diferenciada no ambiente de trabalho, tornando os processos com foco no mundo digital e dessa maneira ganhando mais competitividade e novas oportunidades no mercado.
E no contexto atual que estamos vivendo, nunca essa mentalidade foi tão importante para os líderes e gestores quanto agora.
Nuances da transformação digital no cenário atual
A pandemia mudou o nosso planeta de forma única. Não somente pelas milhões de vidas perdidas, mas pela forma como ela impactou o dia-a-dia das pessoas no mundo inteiro. E nas empresas e nos negócios não foi diferente. As empresas que ainda não estavam inseridas no digital tiveram que se adaptar a uma nova realidade de um dia para o outro. E isso desencadeou uma aceleração de forma única da transformação digital.
Com tantas mudanças no mercado, se adaptar a essa nova realidade não é mais uma opção. As empresas que quiserem sobrevierem terão que buscar novas metodologias e uma nova mentalidade com foco em novos modelos de negócios.
O mundo mudou de forma tão intensa nesses últimos quase dois anos de pandemia que grande parte das metodologias e estratégias já não são mais suficientes para conseguir ser um diferencial competitivo no mercado. É preciso pensar e focar na transformação digital dentro do novo contexto global e social que estamos vivendo.
Inovação e novos modelos de negócio
A revolução tecnológica e a democratização dos meios digitais trouxeram mudanças profundas. O consumo online se estabeleceu e também moldou um novo perfil de consumidor, totalmente ligado as tecnologias e muito mais propenso a comprar pela internet. Esse consumidor quer ser bem atendido tanto fisicamente quanto no digital.
É justamente nesse ponto que a transformação digital impactou as empresas, já que ela também contribui para uma interação positiva com os clientes, além de integrar todo o fluxo de trabalho com a automatização de processos.
A Amazon, por exemplo, é uma referência de uma estratégia bem-sucedida de utilização de novos meios digitais no seu fluxo de trabalho. A empresa utiliza em suas estratégias dados obtidos em plataformas digitais, dessa maneira sempre evoluindo seus processos e otimizando os seus resultados.
Realidade imediata
Muitas empresas sabem da importância de se focar em uma estratégia efetiva de transformação digital e novos modelos de negócios. O grande problema é que muitas delas não consideram ela como algo fundamental em sua estrutura de negócios. Consequentemente em muitos casos ela acaba virando algo para o futuro, quando na verdade deveria ser algo pensado para o presente imediato. Com a pandemia, isso mudou de um dia para o outro. Esse cenário deixou de ser uma opção.
Não é uma tarefa simples, já que é um processo que acima de tudo visa uma mudança cultural nas empresas. Ela parte de cima para baixo, sempre com o foco em diretrizes claras e dentro de um contexto de planejamento integrado em uma transição. Como a pandemia mudou o nosso planeta e os negócios de forma impactante, os negócios estão muitos mais incertos e complexos. Somente uma estratégia com foco em transformação digital pode ajudar as empresas se adaptarem a esse novo momento.
Como se adaptar a essa nova realidade
Existem alguns pilares fundamentais dentro de uma cultura de transformação digital. Cada uma possui uma necessidade diferente, mas todos são fundamentais para o momento de transição e implementação de novos modelos de negócios. Vamos explicar cada um deles:
1- Digitalização de processos
Esse é um passo importante no processo de transformação digital. Ela torna o ambiente de trabalho muito mais rápido e dinâmico, facilitando o trabalho em equipe mesmo em tempos de distanciamento social. Pesquisa da Salesforce mostrou a cultura de digitalização já é uma tendência desses novos tempos pós-pandemia.
2- Tecnologias inovadoras
Novas tecnologias como Inteligência Artificial (IA), Cloud Computing, Internet das Coisas, Machine Learning e Analytics já fazem parte do dia-a-dia de muitas empresas. E elas fazem parte do processo de digitalização, colaborando para a evolução do negócio em todas as suas áreas. Diversos hospitais atualmente já contam por exemplo com um sistema de atendimento digital, agilizando o atendimento e dessa forma proporcionando um serviço muito mais eficiente.
3– Cultura de inovação
Aqui temos um dos aspectos mais importantes na cultura de transformação digital. Em momentos de crise como o que estamos vivendo, inovar é uma necessidade. É a inovação que vai captar novos negócios e estimular o crescimento das empresas. O estímulo a inovação deve ser o foco central no processo de transição das empresas para uma estratégia voltada para a geração de novos modelos de negócios.
4- Segurança de dados
No contexto da digitalização a segurança cibernética é um tema muito importante. As empresas que realmente estiverem preocupadas em zelar pela segurança das suas informações têm um diferencial competitivo, podendo ampliar as suas oportunidades de negócios. Da mesma forma, ataques cibernéticos ou falhas em sistemas vem causando prejuízos milionários a muitas empresas, impactando negativamente os negócios.
Mudança de mentalidade
Acima de tudo a transformação digital envolve uma mudança de mentalidade por parte de gestores. É claro que esses pontos são apenas parte de todos os pontos que devem ser levados em consideração para os empreendedores que querem inovar os seus negócios. Porém algo é certo: O caminho do digital é inevitável. Novos modelos de negócios são necessários para qualquer companhia que queira sobreviver e almeja crescer nos próximos anos.
Gostou desse conteúdo? Acesse o nosso blog e continue acompanhando todas as novidades sobre tecnologias e novos negócios!