Você já parou pra pensar sobre o plot twist que aconteceu em todos os mercados esse ano? Pense que lá em 2019, aconteceram inúmeros eventos falando sobre as tendências em todas as áreas para 2020 e todos vinham preparados para lidar com elas, quando de repente: Covid-19! Tudo mudou.
Infinitas estratégias foram pausadas ou obrigadas a tomarem outro rumo, já que o cenário ficou tão diferente. Novas perguntas surgiram: “e agora, quais são as próximas e novas tendências? A gente sabe? Quando vai acabar? Esse papo de ‘novo normal’ existe?”
E você sabe como as pessoas têm buscado sanar essas e outras dúvidas? A resposta é óbvia: por meio de conteúdos que falem sobre o assunto na internet!
Tudo é conteúdo, o tempo todo
E se algumas tendências da publicidade e do marketing caíram por terra em 2020 – podendo ser retomadas ou não – quem já era o dono do pedaço, agora é mais ainda: o conteúdo.
É evidente as mudanças ocorridas por todo o mundo, em todos os setores e o aumento do consumo pela internet. Consumo esse que não se trata apenas de produtos, mas também de informações, infoprodutos, serviços, entretenimento etc. Pode parecer estranho pensar que o Marketing de Performance possa não ser a grande charada nesse período ainda mais digital, mas é fundamental que os profissionais de marketing, principalmente de grandes marcas, entendam que a experiência gerada por meio da relação azeitada pelo marketing de conteúdo é o que manterá o seu público vivo neste momento. Se manter engajado com o seu consumidor significa um senso de responsabilidade, no qual você entende que talvez não comprem o seu produto nesse momento, mas isso não anula a possibilidade de ele querer continuar sabendo sobre sua marca.
Isso ocorre, principalmente, pelo fato de o conteúdo não se limitar somente na ideia de blogs, posts e materiais super ricos. O conteúdo é literalmente toda a experiência que o seu consumidor tem com a sua marca e alimenta de forma complementar e indispensável muitas outras técnicas de marketing digital. O cenário mostra que forçar a barra em anúncios de promoções de produtos, pode ser menos eficiente do que anunciar ações, conteúdos informativos e entretenimento da sua marca. A gente não sabe quando é que voltaremos à normalidade de antes, mas sabemos que se trabalharmos com conteúdos bem feitos, teremos a garantia de um público que permanecerá conosco, mesmo quando tudo isso acabar (e depois!).
Não tem como escapar
Quando falamos que o conteúdo é o rei, é porque ele é o maior suporte que temos na hora de desenvolver estratégias no meio de uma crise pandêmica como essa. Segundo recomendações da Dentsu Aegis Network (DAN), devemos usar os canais de mídia da seguinte forma:
– Minimizar OOH (cinemas, aeroportos, estações de trem);
– Aumentar o digital (mídias oficiais, vídeos curtos, redes sociais, notícias e sites informativos)
– Manter OTT
– Maximizar o uso de vídeos online
Parece que o conteúdo é a resposta de novo, não é mesmo?
Estamos experienciando um momento completamente diferente de tudo o que já vivemos antes e quando chegamos aqui, não tínhamos tendências previstas, apenas reutilizamos aquilo que já era conhecido e, claro, como bons profissionais de marketing aproveitamos para enxergar novas oportunidades, o que seguimos fazendo. Por isso, neste momento, novos insights, estratégias e rumos tomados podem servir de testes, já que mesmo não sendo aplicados pela primeira vez, estão sendo aplicados pela primeira vez dentro do contexto gerado pelo coronavírus.
A verdade é que vemos novas tendências sendo criadas e o conteúdo ganhando força e se sobressaindo fortemente na frente (e às vezes ao lado) de muitos outros caminhos que o marketing digital oferece.
E se você duvida, eu te pergunto: por que você tá lendo esse conteúdo ainda?