Como ter a sua pesquisa entre os primeiros resultados no Google? Entender como melhorar o seu posicionamento na busca orgânica é um desejo de qualquer pessoa ou empresa que ofereça um produto, serviço ou conteúdo na internet.
Mas como conseguir isso? Este artigo do Blog da Freela vai trazer informações relevantes sobre o ecossistema desse assunto tão comentado no mercado digital e, ainda, dicas valiosas para colocar em prática.
Afinal, o posicionamento de uma página nos resultados orgânicos nos sites de busca pode ser um diferencial no ritmo dos rumos do seu negócio. E o melhor: esse tipo de conquista costuma ter duração suficiente para um resultado duradouro.
No entanto, é importante entender que o seu site não vai, simplesmente, aparecer no topo do pódio, como se fosse um passe de mágica. Existem técnicas, padrões e boas práticas que podem interferir e otimizar essa jornada.
E é sobre isso que vamos falar por aqui!
O que é busca orgânica?
Busca orgânica é a obtenção de resultados em uma ação em site de pesquisa que é conduzida naturalmente, utilizando apenas o motor de busca da ferramenta. No título deste artigo utilizamos a palavra Google, mas é o que acontece em outros players como Bing e Yahoo.
Essa conclusão é apresentada de forma gratuita, ou seja, não é necessário impulsionamento financeiro.
A ordem de aparição dos links de páginas vai obedecer a alguns fatores, dentre eles:
- relevância da página no assunto abordado;
- autoridade do conteúdo em comparação a outros semelhantes.
Quais os principais fatores que impactam as buscas orgânicas?
Como citado anteriormente, existem mecanismos que possibilitam um melhor posicionamento do link nas primeiras páginas dos sites de busca.
Dentre esses pontos estão temas ligados à estrutura do conteúdo. Muitos usuários não sabem, mas os pontos descritos abaixo podem interferir na forma como a página é apresentada nos resultados. Aqui estão alguns deles:
Conteúdo
É muito comum que o fator conteúdo venha acompanhado do termo “de qualidade”. Mas, afinal, o que significa um conteúdo de qualidade?
Aos olhos de plataformas como o Google, a expressão significa oferecer texto, fotos e demais recursos originais, ou seja, sem que sejam copiados ou parafraseados de outras páginas com maior autoridade.
O fator utilidade também conta bastante: o que for escrito deve ser útil e fazer a diferença para o público-alvo. Para usar um termo muito comum no marketing: deve resolver ou sanar alguma dor de quem o lê.
Palavras-chave
As palavras-chave, no inglês keyword, são os termos que definem os parâmetros daquele conteúdo específico. São fundamentais para tipificar um material: qual o assunto que ele aborda, que áreas etc.
No universo do marketing digital, as palavras-chave são utilizadas, também, para funções extremamente relevantes, como a otimização de páginas para melhorar a busca orgânica.
Em uma visão mais macro, tem um papel fundamental, que é o de representar como o mercado pensa sobre determinado assunto ou segmento.
Leia mais: O que são e como definir os seus objetivos de marketing digital
Backlinks
Em tecnologia digital, o conceito de backlinks é uma das essências da internet desde a sua criação.
Ter backlinks no seu texto ou site significa direcionar o leitor para outra fonte dentro do universo da web. Isso pode acontecer internamente, ou seja, links que levam para outro ponto dentro da sua própria página ou, então, externos.
É indicado que o uso de backlinks seja feito de forma planejada, e que esse trânsito entre os links faça sentido e enriqueça a experiência do usuário diante do seu conteúdo.
Quais são os principais benefícios do tráfego orgânico?
Antes de mais nada, existe a questão financeira: não é preciso estabelecer nenhuma política de impulsionamento ou tráfego-pago para interferir na posição do seu conteúdo.
Como já citado anteriormente, existe também um fator quanto à duração desse posicionamento no Google. O tráfego orgânico é sustentável a longo prazo. Uma vez que você tenha uma boa classificação na busca orgânica, é provável que você continue recebendo tráfego orgânico para o seu site.
Tráfego orgânico x tráfego pago: quais as principais diferenças?
A diferença central entre esses dois mecanismos é a questão dos custos envolvidos.
O tráfego orgânico acontece naturalmente, com base nos atributos do conteúdo de sua página ou artigo.
O tráfego pago depende de anúncios planejados, que atendem a um custo específico e à política de precificação oferecida pelas plataformas. Por exemplo, o Google Ads.
Leia mais: Google Ads: conheça as vantagens de anunciar na plataforma
Mas se o outro é grátis, por que utilizar a versão paga nos resultados de buscas?
São ferramentas estratégicas: com uma política de anúncios, é possível alcançar resultados mais rápidos e certeiros, que chamem a atenção do usuário ao vincular a proposta com as palavras-chave ideais.
Por outro lado, existe uma questão de credibilidade envolvida: o olhar do usuário comum já consegue identificar qual é o pago e, sendo assim, o gratuito passa a representar maior solidez para esse internauta.
Como crescer a busca orgânica?
Primeiramente, é fundamental estabelecer metas e acompanhar, através das ferramentas disponíveis no mercado, o posicionamento das páginas ligadas à sua empresa ou negócio.
Outro ponto é fazer mudanças necessárias para obter essas melhorias e, assim, alcançar melhores resultados nos sites de buscas.
Também é indicado buscar profissionais que estejam vinculados a esse tipo de performance. Vamos dar mais dicas sobre esse tema ao final deste artigo.
3 dicas para melhorar o seu posicionamento na busca orgânica
- Relevância
Escolha o melhor texto possível para seus conteúdos. Atrele a sua marca a informações que sejam eficazes para que as lê e, assim, ganhe autoridade – tanto no Google como no mercado digital em geral. É uma chance de tornar-se referência.
- Otimização
Estabeleça quais as palavras-chave ideais para transmitir sua mensagem. Existem ferramentas muito eficientes para entender qual a movimentação dos usuários nas buscas.
Aplique as regras e técnicas de Search Engine Optimization (SEO) em todos os componentes do artigo: título, subtítulo, legendas e textos alternativos nas descrições das imagens.
Otimize, também, esses recursos em sua página como um todo, com um site responsivo, leve e organizado.
- Backlinks
Como já citado mais acima, preencha o seu artigo com links complementares de interesse que enriqueçam a experiência do usuário e tragam autoridade para a sua página.
Leia mais: Saiba a importância de ter um blog em sua estratégia de marketing digital
Uma agência que fala a sua língua
Este artigo funciona como um guia rápido e direto sobre como compreender a busca orgânica e como melhorar o posicionamento no Google.
Se alguns dos termos não fazem parte do vocabulário que você está mais acostumado, saiba que é possível ter a consultoria ideal para que esses recursos sejam aplicados em seus conteúdos.
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