Existe um famoso ditado que diz que a primeira impressão é a que fica. Essa máxima pode servir como uma analogia interessante quando falamos de um site profissional. Afinal, tanto a sua aparência, o seu conteúdo quanto as suas funcionalidades podem determinar se um negócio será fechado ou mesmo a forma como sua empresa é vista perante seu público e concorrentes. E tão importante quanto a avaliação dos visitantes, é a avaliação que o Google faz do seu site, já que isso definirá a qualidade do ranqueamento do site nos buscadores.
O blog da Freela te convida a entender um pouco mais da importância de ter um site profissional, com 05 dicas para a sua empresa ter um site de sucesso e cada vez mais profissional.
A importância de ter um site profissional
Apesar do impacto exponencial da transformação digital e consequentemente das redes sociais e de outras ferramentas digitais, o site ainda continua sendo a “porta de entrada” da sua empresa no ambiente digital.
Nesse contexto, além de reunir as principais informações sobre a sua empresa e o seu negócio, um site profissional acaba sendo um verdadeiro “cartão de visitas”, ou a primeira impressão para aqueles usuários que localizaram sua página pelos buscadores, notadamente com o Google em destaque.
Apesar disso, muitas empresas ainda não entendem o conceito do que é verdadeiramente um “site profissional”, deixando de priorizar aspectos técnicos e estruturais que em muitos casos acabam comprometendo a navegação dos usuários pela página.
Ter um site profissional, aliado às boas práticas de otimização e a objetivos de marketing digital bem definidos são fatores decisivos na captação de novos leads e consequentemente na visibilidade que o seu negócio almeja alcançar.
Por que focar em um site profissional?
No contexto atual de transformação digital, com uma diversidade de opções de divulgação de conteúdo e interações, é mandatório ter um site profissional, independente do nicho do seu negócio.
É claro que as características e funcionalidade de cada página devem ser pensadas de forma estratégica, de acordo com a persona e o escopo em que o seu negócio está inserido.
E por mais que você acredite que o seu negócio não precise de um site, por considerar que o seu público possa ser mais engajado em perfis de redes sociais como Facebook, Instagram, Pinterest, TikTok, Youtube ou mesmo grupos de WhatsApp ou Telegram, é vital ter um site profissional quando pensamos em estratégias de captação e nutrição de leads, com foco em ações de marketing digital.
Vantagens de um site profissional
A estruturação do seu negócio como um todo também é facilitada, além de garantir inúmeras vantagens:
- Atração de novos clientes – Ter um site profissional, focado em boas práticas de SEO e otimização de conteúdos é vital para atrair novos clientes;
- Quebra de barreiras geográficas – Um site bem estruturado e que passe confiança aos consumidores ajuda a quebrar as barreiras geográficas. Seus clientes podem estar em outras cidades, estados ou países, nada disso mais importa;
- Aumento da credibilidade da marca – Um site profissional, estruturado e otimizado com as melhores práticas de SEO passa muito mais confiança junto aos seus consumidores. Ter presença digital em conjunto com um site profissional aumenta a percepção de marca como um todo;
- Integração com Redes Sociais – Essa é outra vantagem de ter um site profissional estruturado. Possuir perfis de redes sociais linkados a um site, com botões de fácil reconhecimento gera ainda mais confiança junto aos consumidores.
05 dicas para sua empresa ter um site cada vez mais profissional
Se você já possui um site mas não evoluiu ele para um site de fato profissional, com certeza é hora de se mexer para não ficar atrás dos seus concorrentes. Por isso, o Blog da Freela facilita para você: reunimos 05 dicas práticas para sua empresa ter um site cada vez mais profissional. Não perca tempo, nem novos clientes:
- Foco no mobile first – É cada vez mais importante focar no mobile first antes do desktop. O conceito do mobile first está relacionado ao desenvolvimento de sites para dispositivos móveis.E o Google dá cada vez mais peso para sites bons no mobile. Relatório do Internet Trends 2019 mostrou que nós vivemos em um mundo cada vez mais inserido no mobile first. Além disso, o Google implementou o mobile-first index, que foca a indexação de páginas e conteúdos baseada exclusivamente na versão mobile. E se pensarmos no contexto de avanço exponencial da transformação digital, faz sentido priorizar a criação de sites que sejam totalmente adaptados para usuários de smartphones e outros dispositivos móveis.
- Ter mais de uma página – Ter um site com apenas uma onepage pode ser prático, mas é só uma página para rankear no google, o ideal é ter um site com mais de uma página, de preferência um site que tenha páginas para cada serviço/produto do seu negócio. Além disso, uma página de blog também é muito importante no contexto de uma estratégia de marketing de conteúdo. Fora que cada novo post no seu blog vai representar também uma nova página para o seu site profissional, aumentando as chances dos seus conteúdos serem encontrados nos motores de busca. Por isso a importância de sempre pensar o seu site no contexto do SEO, visando sempre atrair mais tráfego orgânico para a sua página, sem depender tanto de redes sociais e anúncios.
Leia também: Saiba a importância de ter um blog em sua estratégia de marketing digital
- Objetividade e fácil navegação – Pode parecer clichê falar em fácil navegação quando pensamos em um site de fato profissional. Mas esse ainda é um ponto que muitas empresas falham. Quando destacamos fácil navegação, o foco tem que ser um site com um layout limpo, bonito, com chamadas destacadas, CTA´s (Call To Actions), ou chamadas para ação, que são muito comuns em sites, emails e anúncios, indicando exatamente ao usuário o que deve ser feito. A objetividade do site também é outro ponto importante que deve ser levado em consideração, com pontos de conversão fáceis de acessar (formulários, botão de WhatsApp ou mesmo outros botões específicos). Uma navegação intuitiva leva em conta a experiência do usuário no momento de acessar o seu site e isso é muito importante.
- Aspectos técnicos que poucos levam em conta – Existem alguns aspectos que muitas vezes acabam sendo negligenciados quando nos referimos a um site profissional. Ter uma boa hospedagem é vital, uma hospedagem com certificação SSL, segura e confiável para manter os seus negócios e a sua operação em andamento sem nenhum tipo de percalço. Além disso, já existem diversos plugins que ajudam o seu site a ficar mais seguro. Outro aspecto técnico fundamental diz respeito a velocidade de carregamento do site. Um site profissional carrega rápido, isso é um fato. Sites lentos afastam os visitantes e isso é um ponto de atenção. Dados do Aberdeen Group apontam que a cada 1 segundo a mais no carregamento de uma página gera uma queda de 11% nas visualizações de página e de 16% na satisfação dos usuários. E como destacamos nos tópicos anteriores, não dá pra imaginar a ideia de um site profissional sem pensar nas otimizações de SEO (palavras-chave nos textos, urls amigáveis, meta tag, etc).
- Tenha uma página de depoimentos de clientes – Ter uma página de depoimentos de clientes agrega muito mais confiança junto aos seus clientes. Além da questão do posicionamento estratégico, ela funciona como uma referência dos seus trabalhos, aumentando a confiabilidade da sua empresa e dos seus negócios como um todo. Nesse contexto, ter uma página com depoimentos reais dos seus clientes pode te ajudar na construção de uma conexão emocional com eles.
Uma agência que fala a sua língua
Agora que você já sabe com mais propriedade a importância de ter um site profissional, bem como tudo o que envolve suas diversas possibilidades de estratégias de marketing digital, nós podemos te ajudar. O diferencial da Agência Freela é a união da expertise, dos melhores recursos tecnológicos e uma proximidade com a realidade do que o seu negócio precisa.
Essa facilidade de acesso da nossa equipe, proporciona soluções sob medida, que vão levar a estratégia de criação do seu site no modelo ideal para o que sua empresa de fato necessita.Venha conversar com a nossa equipe e saiba como construir a identidade da sua marca com um site profissional. Fale com a Freela.
E para você entender mais um pouco mais sobre todos os benefícios do marketing de atração em detrimento ao marketing de interrupção, recomendamos também a leitura do nosso E-book sobre Inbound Marketing, com as cinco etapas do Inbound Marketing explicadas passo a passo!