Definitivamente a internet impulsionou a transformação digital que estamos vivenciando nos últimos tempos. Afinal, são muitas as possibilidades de se consumir conteúdos, seja com as redes sociais, como o TikTok, Instagram ou mesmo o Pinterest bem como plataformas de streamings, podcasts e blogs dos mais variados temas. Nesse contexto, não é fácil conseguir angariar a atenção dos usuários. Apesar disso, existe um formato de conteúdo que pode ser uma ferramenta decisiva na construção de relacionamento com seus leads: a newsletter. Mas afinal, o que é newsletter?
O blog da Freela te convida a entender o que é newsletter, como de fato criar uma newsletter de sucesso, seus benefícios, além de ressaltar a importância de criar uma newsletter para negócios dos mais variados segmentos.
O que é newsletter?
A newsletter é uma forma de contato centrada em e-mails relacionais, aqueles e-mails que visam manter um relacionamento com a base de contatos de determinada empresa, sem o objetivo claro de venda ou promoção. Aqui o foco é compartilhar informações de fato relevantes sobre o seu negócio, aumentando a conexão entre empresa e consumidores.
Também conhecida como boletim informativo, a newsletter é uma valiosa via de contato para compartilhar as novidades de um determinado negócio, sempre conectada com uma estratégia de marketing de conteúdo.
A estruturação de uma newsletter consistente não apenas é um pilar decisivo na divulgação de conteúdos estratégicos como também é um caminho importante para consequentemente aumentar o tráfego orgânico do seu site ou de outros canais digitais, sempre com o foco de entregar conteúdo frequente para a sua persona. Mas além de saber o que é newsletter, é preciso também entender os tipos de newsletters que podem ser utilizadas em uma estratégia de marketing de conteúdo.
Tipos de newsletters
Além de serem centradas em e-mails relacionais, sempre enviando conteúdos e informações que aumentem o engajamento da sua audiência, as newsletters costumam ser classificadas em três tipos principais:
- Destaques da empresa – esse tipo de newsletter é focado em conteúdos que são produzidos pela própria empresa, sejam eles artigos em blogs, podcasts ou mesmo vídeos no youtube. É uma opção interessante para manter os leads informados e atualizados com os conteúdos que são produzidos.
- Newsletter Institucional – o foco da newsletter institucional é a divulgação de informações específicas sobre organizações como ONG´s, startups, companhias de capital aberto entre outros exemplos. Informações como ações em tópicos relevantes da sociedade e comunicação interna são apenas algumas das possibilidades.
- Curadoria de um tema em específico – esse é um tipo de newsletter que aborda diversos assuntos de um mesmo segmento, mantendo os leads informados e atualizados sobre tudo o que acontece no segmento de uma determinada empresa. O objetivo principal é compartilhar conteúdos e informações realmente relevantes sobre determinado tema, como por exemplo tendências de mercado, novidades, últimos lançamentos ou mesmo eventos específicos.
Como criar uma Newsletter?
Agora que você já sabe o que é newsletter, é preciso se atentar a alguns detalhes importantes. Antes de começar o processo de criação de uma newsletter, é fundamental analisar o cenário do seu negócio como um todo e avaliar se a sua empresa de fato precisa de uma. O comportamento do consumidor vem mudando de forma intensa ao longo dos últimos tempos.
Por isso, antes de sair disparando e-mails, você deve filtrar o máximo de informações possíveis sobre a sua persona, que representa o perfil ideal da sua empresa.
Leia mais: Persona, o que é, porque usar e como criar
Saber como a sua(s) persona(s) se comporta é um passo vital para entender se o e-mail é de fato um canal de contato que vai te ajudar na construção de um relacionamento com os seus leads. Por isso, antes de começar a pensar na estratégia de construção da sua newsletter, é necessário saber quem é e como se comporta o seu público.
Dicas para a construção de uma newsletter
Se você já tem mapeado todos os detalhes da sua persona e uma estratégia de conteúdo delimitada, com um mapeamento detalhado da sua persona e dos temas além do tipo de newsletter que você vai disparar, bem como um calendário editorial pré-definido, você já pode começar a estruturar a sua newsletter.
Para isso, separamos algumas dicas que com certeza vão te ajudar:
- Análise a sua base de e-mails – se você já tem uma persona definida, uma estratégia de conteúdo pré-definida e já sabe o que é newsletter, você deve começar a se preocupar com a base de e-mails que receberão sua newsletter e outras possíveis comunicações. Um método interessante de captura de novos contatos é disponibilizar um material rico como um E-book ou mesmo um infográfico para captar novos contatos. Dessa maneira você vai estar entrando em contato com quem realmente está interessado no seu negócio e no que você tem a oferecer. E JAMAIS compre lista de e-mails, já que elas não possuem valor para o seu negócio.
- Tenha uma ferramenta de automação – não adianta nada delimitar o seu conteúdo, escolher um tema e capturar endereços de e-mail se você não tiver uma ferramenta de automação para entrar em contato com os seus leads e iniciar um relacionamento. Isso porque a grande maioria dos provedores de e-mail possuem limitações quanto ao número de disparos que podem ser realizados. A RD Station, por exemplo, permite criar um domínio próprio, além de possuir IPs com boas reputação. Outro ponto importante é buscar ferramentas que possuam templates responsivos e de fácil personalização. E por último, priorize sempre uma ferramenta de automação que te permita acompanhar com detalhes os desempenhos das campanhas, analisando os principais KPI´s como por exemplo taxa de abertura dos emails, taxas de cliques, taxa de descadastro e a entregabilidade como um todo.
- Estruture a sua newsletter corretamente – a estruturação da newsletter passa por algumas etapas importantes, como por exemplo a escolha do nome do remetente e o email que será utilizado para o envio. Outra dica importante é usar assuntos realmente chamativos, inclusive para o nome da sua newsletter e dessa forma sempre utilizá-lo no assunto do e-mail. Mas a principal dica na estruturação da sua newsletter é sempre priorizar conteúdos de qualidade. Pode até parecer redundante isso, mas independente do tipo de newsletter que você escolher, saiba que o foco sempre deve ser em compartilhar conteúdo que agregue algo relevante para os seus leads, priorizando conteúdos educacionais e informativos.
- Pense sempre no mobile-first – É importante sempre pensar na responsividade dos seus disparos, já que a grande maioria das pessoas abre os seus e-mails por um dispositivo móvel. Ou seja, se você focar na responsividade dos seus disparos, terá melhores resultados.
Qual a importância de criar uma newsletter para o seu negócio?
Como destacamos nos tópicos anteriores, o comportamento do consumidor mudou de forma intensa com a transformação digital. Ele está muito mais atento, antenado com as tecnologias e as redes sociais, sendo extremamente criterioso e acima de tudo buscando uma identificação com as marcas antes de tomar qualquer decisão.
Nesse contexto, o principal benefício de uma newsletter bem estruturada seja de fato conseguir demonstrar todas as características da sua marca, criando uma conexão real com os leitores.
Ou seja, uma newsletter bem estruturada representa acima de tudo um investimento em um relacionamento com os seus leads, conquistando de forma natural o engajamento dos usuários e dessa maneira construindo uma relação com pessoas que realmente estão interessadas no seu negócio.
Uma agência que fala a sua língua
Agora que você já sabe com mais propriedade o que é newsletter, bem como tudo o que envolve suas diversas possibilidades de estratégias de marketing digital, nós podemos te ajudar. O diferencial da Agência Freela é a união da expertise, dos melhores recursos tecnológicos e uma proximidade com a realidade do que o seu negócio precisa.
Essa facilidade de acesso da nossa equipe, proporciona soluções sob medida, que vão levar a estratégia de criação da sua newsletter e da sua estratégia de marketing de conteúdo como um todo no modelo ideal para o que sua empresa de fato necessita. Venha conversar com a nossa equipe e saiba como de fato construir a identidade da sua marca. Fale com a Freela.
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