O novo recurso de transação financeira do WhatsApp, acaba de chegar por aqui e escolheu o Brasil para ser o primeiro país a ser testado. O WhatsApp Pay é uma funcionalidade que permite a transferência de dinheiro entre pessoas físicas e também para compras em estabelecimentos, assim como um TED/DOC.
A ferramenta funciona apenas para transações feitas entre as instituições financeiras parceiras, que, por enquanto, são somente o Banco do Brasil, Nubank e Sicredi, nas bandeiras Mastercard e Visa, tanto para crédito quanto débito.
- Quem pode usar?
Todo mundo pode! Para as pessoas físicas e consumidores, não existem custos, porém, para as empresas é cobrada uma taxa por transação recebida.
No caso das pessoas físicas, é indispensável que as duas tenham conta em alguma das instituições parceiras, e assim como pelos aplicativos de banco, as transações caem no mesmo dia, se respeitado o horário de funcionamento da instituição. Passado o horário, a transferência cai no próximo dia útil. Tudo sem taxa ou custo para a transação, e vale somente para cartões com função de débito!
O limite de transferência pelo aplicativo é de até R$5 mil por mês, podendo enviar até R$1 mil por transação e receber até 20 depósitos. Todos os pagamentos são processados pela Cielo.
Já no caso das pessoas jurídicas, será necessário utilizar a versão para negócios, no WhatsApp Business. É preciso fazer um cadastro de uma conta da Cielo pelo Facebook Pay (ou criar uma, caso você não tenha) e apresentar alguns dados identificação, como CNPJ, endereço e a conta bancária da sua empresa. Feito isso, o aplicativo oferece até três dias para o liberar a função.
Diferente do caso entre pessoas físicas, aqui, a empresa não precisa ter sua conta em alguma das instituições parcerias (Banco do Brasil, Nubank e Sicredi), há uma taxa de cobrança de 3,99% e não existe limite para transações ou recebimentos. O pagamento pode ser realizado na condição de crédito, sendo debitado da fatura do comprador, como em qualquer compra online ou na função de débito. Contudo, é importante frisar que a empresa não necessita ter conta nos bancos parceiros, mas o consumidor, sim. São aceitos cartões de crédito e débito, sem custo extra para a pessoa que realizar a compra.
- Essa função é realmente segura?
O WhatsApp garante que sim. Segundo a empresa, este recurso não permite a criptografia de ponta a ponta, como no caso das mensagens particulares, pois os bancos precisam ter acesso às informações também. Porém, eles contam que todo o processo é garantido dentro de um avançado armazenamento de dados e criptografia que armazenarão os números dos cartões em uma rede separada e altamente segura.
O recurso funciona com o Facebook Pay, a tecnologia utilizada para pagamentos no Facebook, mas não é preciso ter uma conta lá. Além disso, como já dissemos, os pagamentos serão processados pela Cielo.
Para as transações serem liberadas, é preciso ser aceito pelos dois lados (o que paga e o que recebe) e só são liberadas com uma senha (PIN) ou biometria. Dessa forma, se torna impossível que qualquer ação referente a pagamento seja feita sem o consentimento do titular da conta, mesmo em casos de smartphone roubado ou perdido.
#Atenção: é importante saber que o WhatsApp diz que recurso foi desenvolvido para “transferências pessoais entre amigos e familiares e para a compra de bens e serviços, não para o recebimento do dinheiro por vendas.” Em casos de empresas que estejam recebendo dinheiro de vendas, fora da função “Receber pagamento por vendas”, dentro do WhatsApp Business, correrá o risco de ter sua conta bloqueada.
- Na quarentena – e sempre! – isso pode te beneficiar!
Quando pensamos na quarentena, já não é novidade todas as mudanças inesperadas ocorridas na vida das pessoas. Desde o jeito de se viver, hábitos de higiene e saúde; e no bolso! Para conseguir uma renda extra, muitos começaram a se mobilizar com pequenos negócios, como por exemplo, vendendo refeições e alimentos, ou qualquer outra prática informal.
Para essas pessoas que, em sua grande maioria não têm e-commerce, e têm feito suas vendas por meio de redes sociais e até mesmo pelo WhatsApp, essa nova funcionalidade de pagamento pode ser excelente. É uma forma muito positiva de ajudar essas pessoas a terem mais controle financeiro, além da praticidade do pagamento virtual; tendência que já é muito forte e com certeza será ainda mais nos próximos anos!
Após entender todos os pontos nos quais você tenha dúvida, habilite a função no seu Whats e divulgue a novidade para os seus clientes! O WhatsApp deixa claro que sua intenção é aumentar o número de bancos parceiros para essa função do aplicativo, o que indica uma provisão de crescimento rápido desse recurso, e é claro que quanto antes você já estiver inteirado sobre o assunto, melhor pra você e seus clientes.
Se você não é dono de um pequeno negócio, mas conhece alguém que é, divulgue essa ideia! O WhatsApp Pay pode ajudar muitas pessoas nesse momento difícil, além de ser a solução para o rateio do churrasco com os amigos, quando acabar a quarentena! (;