Com a crescente importância do marketing digital no cenário mundial atual, de intensa transformação digital impulsionada pela pandemia, é fundamental para as empresas contar com ferramentas eficientes para gerenciar suas estratégias e automatizar tarefas. E uma das soluções mais completas do mercado é a RD Station, que permite monitorar e automatizar desde a gestão de leads até as vendas de um negócio.
O blog da Freela te convida a entender como a RD Station pode ser utilizado para impulsionar sua estratégia de marketing digital, te apresentando uma das soluções mais famosas e utilizadas no mercado.
O que é a RD Station?
A RD Station é uma ferramenta completa de automação de marketing, desenvolvida pela empresa Resultados Digitais. Ela é ideal para gerenciar todo o processo de aquisição de leads e monitoramento de vendas em um único lugar.
Cada vez mais negócios dos mais variados nichos e segmentos vem descobrindo o potencial da ferramenta, que possui várias funcionalidades que propiciam a expansão, a prospecção e a gestão de leads bem como a conversão de vendas.
Atualmente a ferramenta disponibiliza duas frentes principais: RD Station Marketing (possibilitando toda a gestão de tarefas e automatização relacionadas ao marketing digital) e o RD Station CRM (ferramenta que centraliza todos os controles, processos e fluxos de gestão comercial dos leads, visando um melhor controle desses contatos com o objetivo de alcançar resultados melhores).
Além de ser extremamente intuitiva, a ferramenta vem evoluindo e ganhando cada vez mais funcionalidades ao longo dos últimos tempos, como por exemplo a possibilidade de enviar mensagens de WhatsApp para os leads usando a automação do RD Station Marketing.
Outro ponto de destaque é que você pode experimentar a ferramenta de marketing digital de forma gratuita, sem a necessidade de cadastrar um cartão de crédito após o período de testes. Basta informar o seu e-mail na página inicial da plataforma. Abaixo vamos destacar os principais recursos da ferramenta.
Recursos da RD Station Marketing
Dentre os principais recursos do RD Station Marketing, podemos destacar:
- Automação de marketing: A automação é um dos grandes diferenciais do RD Station. Com essa funcionalidade, é possível criar fluxos de automação para enviar e-mails personalizados, nutrir leads e gerar mais oportunidades de venda.
- Gerenciamento de leads: A principal função do RD Station Marketing é a gestão de leads. Com ele, é possível capturar leads a partir de formulários, landing pages e outras fontes de tráfego como por exemplo redes sociais e anúncios pagos. Além disso, a ferramenta permite segmentar e qualificar esses leads de acordo com seu perfil e comportamento, o que facilita a nutrição e a comunicação com a base de contatos.
- Landing pages: a ferramenta conta com um construtor de landing pages, que possibilita a criação de páginas de destino otimizadas para conversão.
- E-mail marketing: O e-mail marketing ainda é uma das ferramentas mais efetivas do mkt digital. RD Station Marketing permite a criação de campanhas de e-mail marketing eficientes, com envios personalizados e segmentados de acordo com o perfil do público.
- Análise de métricas: O RD Station Marketing oferece uma série de métricas e análises que permitem medir o desempenho das campanhas, otimizando a estratégia de marketing digital.
- Mensagens de Whatsapp: Para equipes de marketing que querem começar a usar o WhatsApp dentro das suas estratégias de Inbound Marketing. Você pode usar o Whatsapp junto com o e-mail dentro da automação de mkt, através de mensagens e resposta automática e sem precisar continuar a conversa.
- Gestão de redes sociais: As redes sociais possuem milhões de usuários, sendo locais excelentes para prospecção de clientes e fechamentos de vendas. E para facilitar o relacionamento com esses leads nas redes sociais, a RD Station Marketing disponibiliza várias funções que possibilitam fazer postagens simultâneas no Instagram, no Linkedin ou mesmo no Facebook. Além disso, é possível mensurar com facilidade os resultados obtidos, obtendo o engajamento de cada post, número de cliques recebidos bem como incluir links nas bios dos perfis em diferentes mídias sociais. É possível com o RD agendar publicações, acompanhar métricas e interagir com os seguidores de forma mais rápida e efetiva.
Recursos do RD Station CRM
Outra solução disponibilizada pelo RD Station é o RD Station CRM, que permite gerenciar todo o processo de vendas de um negócio. Com o RD Station CRM, é possível gerenciar oportunidades de vendas, acompanhar o funil de vendas, criar tarefas e lembretes para a equipe de vendas, entre outras funcionalidades. Dentre as principais funcionalidades, destacam-se:
- Gestão de leads: Com o RD Station CRM é possível gerenciar todo o processo de aquisição de qualificação de leads, além de monitorar o histórico de interações com cada um deles.
- Pipeline de vendas: A ferramenta conta com um pipeline de vendas completo, que permite acompanhar todo o processo de vendas, desde a prospecção até o fechamento do negócio.
- Automação de vendas: o RD Station CRM também possibilita a criação de fluxos de automação para agilizar o processo de vendas, como envio automático de propostas comerciais, por exemplo.
- Análise de métricas: Assim como no RD Station Marketing, o RD Station CRM oferece análises completas de métricas para monitorar o desempenho das vendas e otimizar a estratégia comercial.
- CRM Live: Essa função permite visualizar um balanço das oportunidades fechadas em um período de tempo específico, bem como as que estão em status de “em andamento” no funil de vendas do seu negócio. Dessa maneira é bem mais fácil monitorar todos os processos do departamento comercial, garantindo que todas as oportunidades estão sendo preenchidas de forma correta, além de conseguir monitorar com mais propriedade as ações individuais de toda a equipe comercial com o objetivo de alcançar as metas de vendas.
- Integrações: O RD Station CRM pode ser integrado ao RD Station Marketing, facilitando e unificando todo o controle dos resultados de marketing e vendas, possibilitando também a customização das oportunidades de negócio, de acordo com o comportamento de cada lead. Também é possível integrar o RD Station CRM ao Google Maps e ao Google agenda, podendo contar também com uma API aberta para a integração com ferramentas internas.
Como usar a RD Station a seu favor
Para utilizar as soluções da RD Station a seu favor, é preciso seguir algumas etapas. A primeira delas é entender quais são as principais necessidades do seu negócio em relação ao marketing digital e vendas. Em seguida, é importante escolher qual solução da RD Station é a mais adequada para suprir essas necessidades.
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Após escolher a solução ideal, é fundamental configurá-la corretamente para obter os melhores resultados. Isso inclui a criação de fluxos de automação, configuração de landing pages, campanhas de e-mail marketing, além de outras ações necessárias para execução da estratégia de marketing digital.
Dentre as principais ações e estratégias de marketing digital, podemos destacar:
- Marketing de Conteúdo – Essa estratégia de mkt tem como foco a atração de potenciais clientes com foco na criação de conteúdo relevante, como por exemplo artigos, ebooks, posts em redes sociais, infográficos, vídeos, webinars, dentre outros. Você pode concentrar esforços em materiais de texto, materiais em vídeo ou mesmo imagens e infográficos que representem a essência do seu negócio.
- Otimização para Mecanismos de Busca (SEO) – SEO é a abreviação de Search Engine Optimization, ou otimização para mecanismos de busca. Essa estratégia é uma das mais importantes dentro do contexto do marketing digital, visando sempre a otimização de sites, blogs e páginas da web. Trata-se de um conjunto de técnicas para conseguir melhorar a visibilidade de determinado site ou página nos mecanismos de busca, sendo o Google a dominante mundial.
- Campanhas de performance – As campanhas de anúncios são essenciais para alavancar negócios e oportunidades. A campanha de performance é uma estratégia com foco em resultados específicos, como por exemplo geração de leads, tráfego, conversões, etc, utilizando ferramentas de marketing digital e plataformas de publicidade para realizar anúncios. Ela faz parte do que é comumente chamado de Marketing de Performance, uma ferramenta estratégica para os negócios. Dessa maneira a sua empresa é exibida para os usuários que pesquisam palavras-chave relacionadas aos produtos ou serviços da sua empresa.
- Site profissional – Além de reunir as principais informações sobre a sua empresa e o seu negócio, um site profissional acaba sendo um verdadeiro “cartão de visitas”, ou a primeira impressão para aqueles usuários que localizaram a sua página pelos buscadores. Apesar disso, muitas empresas ainda não entendem de fato o conceito do que é verdadeiramente um “site profissional“, deixando de priorizar aspectos técnicos e estruturais que em muitos casos acabam comprometendo a navegação dos usuários pela página.
Configuração correta da ferramenta
Após escolher as soluções e estratégias de mkt ideais, é necessário e fundamental configurar a ferramenta de forma correta para poder obter os melhores resultados. Desde a integração com o Google Analytics, até mesmo as configurações com redes sociais, a validação dos domínios de e-mails bem como as configurações corretas das Landing Pages.
Além disso, é essencial monitorar constantemente as métricas e análises disponíveis no RD Station para avaliar o desempenho da estratégia e identificar oportunidades de otimização.
Uma agência que fala a sua língua
A RD Station é uma ferramenta completa e eficiente para gerenciar estratégias de marketing digital e vendas. Com recursos como automação de marketing, gestão de leads, e análise de métricas, é possível otimizar todo o processo de aquisição de clientes e impulsionar o crescimento do negócio, independentemente do seu nicho de mercado.
Portanto, investir na RD Station pode ser uma excelente opção para empresas que desejam se destacar no mercado e alcançar resultados expressivos em suas estratégias. Mas para obter o máximo de resultados com a RD Station, é importante contar com uma equipe especializada em marketing digital e automação de vendas. Essa equipe pode ajudar a planejar e executar campanhas de marketing, criar fluxos de automação, gerenciar as redes sociais e acompanhar o processo de vendas.
E agora que você já sabe com mais propriedade o que é a RD Station bem como a sua importância em uma estratégia de marketing digital, nós podemos te ajudar. O diferencial da Agência Freela, agência de marketing online, é a união da expertise, dos melhores recursos tecnológicos e uma proximidade com a realidade do que o seu negócio precisa.
Essa facilidade de acesso da nossa equipe, proporciona soluções sob medida, que vão levar a sua estratégia de marketing digital no modelo ideal para o que sua empresa de fato necessita.Venha conversar com a nossa equipe e saiba como construir a identidade digital da sua marca com as ferramentas certas. Fale com a Freela.
E para você entender mais um pouco mais sobre todos os benefícios do marketing de atração em detrimento ao marketing de interrupção, recomendamos também a leitura do nosso E-book sobre Inbound Marketing, com as cinco etapas do Inbound Marketing explicadas passo a passo!