A transformação digital e o boom da internet ao longo dos últimos anos impactou todos os mercados, e com o segmento educacional isso não seria diferente. Nesse contexto, a geração de leads se mostra vital em uma estratégia de captação, nutrição e retenção de novos alunos, atraindo de fato as pessoas que realmente possam vir a se interessar pela instituição de ensino.
O blog da Freela te convida a entender as nuances da geração de leads no segmento educacional, a sua importância, além de contextualizar 04 dicas para você colocar em prática na sua estratégia.
A importância de gerar leads para instituições de ensino
A geração de leads é parte vital em uma estratégia de captação de novos estudantes para as instituições de ensino. E como destacamos anteriormente, a transformação digital alterou de forma significativa as estratégias de marketing, incluindo também o segmento educacional.
Antigamente não existia nenhum filtro para identificar as pessoas que realmente estavam interessadas no seu produto ou serviço. A geração de leads é essencial justamente para atrair pessoas que realmente estão interessadas na sua instituição, seja ela uma escola, uma faculdade ou mesmo um curso específico de MBA.
Leia mais: O que são leads e qual a sua importância nos negócios
A geração de leads permite que você crie estratégias de marketing mais assertivas, segmentando as suas campanhas e esforços de acordo com o momento exato para cada processo de decisão de pessoas interessadas na sua instituição de ensino.
Qual a diferença entre leads e potenciais alunos?
Quando falamos em geração de leads para o segmento educacional, é muito importante ter em mente a diferença entre leads e potenciais alunos. Acima de tudo, eles estão em momentos completamente diferentes.
Os potenciais alunos são aqueles que já estão prontos para serem convertidos em uma nova matrícula, estando em um estágio de maturação na jornada de compra totalmente diferente. Com os potenciais alunos já é possível utilizar uma estratégia e abordagem mais específica, pois eles já demonstraram em algum momento real interesse no que a sua instituição tem a oferecer.
Já os leads são aqueles contatos em um estágio de maturação inicial, ainda tendo os primeiros contatos e informações sobre a metodologia de ensino e acima de tudo sobre todas as nuances da sua instituição. Dessa maneira, eles precisam ser “nutridos” com conteúdo de qualidade para que possam realmente se decidir e se tornar um potencial aluno, visando sempre a efetivação final da matrícula.
Nutrição e conversão de leads em matrículas
Como destacamos no tópico anterior, além da geração de leads, o processo de “nutrição” desses leads é muito importante, já que são oportunidades reais de pessoas que podem vir a se tornar alunos e consumidores (pais e responsáveis) do que a sua instituição de ensino oferece.
A nutrição de leads envolve todas as estratégias de conteúdo para mostrar de fato os diferenciais que a sua escola/instituição de ensino pode proporcionar, eliminando dúvidas e eventuais objeções, auxiliando para que esse novo leads avance para as próximas etapas do funil de vendas e realmente se torne um potencial aluno, muito mais próximo de se converter em uma nova matrícula.
Muitas instituições de ensino ainda sofrem para conseguir estruturar esse processo, tendo dificuldades tanto na atração, quanto na retenção e conversão de leads e potenciais alunos em novas matrículas.
Captação de alunos
Quando falamos no segmento educacional, definitivamente a captação de alunos é parte vital em uma estratégia de geração de leads. No contexto mundial atual de pós-pandemia que estamos vivenciando, as instituições de ensino estão se reinventando, agindo ativamente na busca por novos alunos com a aplicação de novas estratégias de marketing.
Nesse contexto, existe uma preocupação muito grande com o preenchimento de matrículas e formação de turmas, já que turmas vazias representam enorme prejuízo financeiro e dificuldade na abertura de turmas para cursos específicos.
A transformação digital, o boom da internet e das redes sociais trouxeram novas implicações e oportunidades em todo o processo de captação de novos alunos, o que impactou em uma mudança de visão e na importância de se comunicar de forma ativa e atual com pais, alunos e toda a comunidade escolar.
04 dicas para geração de leads no segmento educacional
A geração de leads é fundamental para conseguir aumentar as chances de conversão dos leads em potenciais alunos e consequentemente angariar novas matrículas para a sua instituição de ensino.
Abaixo você encontra 04 dicas práticas para implementar na sua estratégia:
- Concentre esforços no marketing de conteúdo – o marketing de conteúdo tem o objetivo de atrair potenciais clientes com foco na criação de conteúdo relevante, como por exemplo artigos, e-books, e-mail mkt, posts em redes sociais, infográficos, webinars, podcasts, dentre outros. O mkt de conteúdo é importante para avançar o lead no funil de vendas, já que é o conteúdo de qualidade que vai engajar a escola com todos os envolvidos no processo, atraindo, envolvendo e gerando valor.
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- Invista em campanhas de performance – as campanhas de performance aliadas a uma estratégia de conteúdo são importantes para ter resultados específicos, como por exemplo geração de leads, tráfego, conversões etc. Elas fazem parte do que é comumente chamado de Marketing de Performance, ferramenta estratégica na captação de leads pelas instituições de ensino.
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- Delimite estratégias de remarketing – o processo de escolha de uma instituição de ensino é complexo e envolve várias nuances. Metodologia de ensino, localização, preço ou mesmo outras segmentações específicas sempre são levadas em consideração tanto pelos pais quanto pelos próprios alunos. Com uma estratégia de remarketing você garante que aquele lead que acessou o site da sua instituição de ensino vai continuar vendo um banner de anúncio quando estiver navegando por outros portais na internet, mantendo a sua marca em evidência e aumentando as chances de captação desses leads.
- Acompanhe de forma assertiva o fluxo de leads, visitas e matrículas – esse é outro ponto central quando falamos em geração de leads para o segmento educacional. Para analisar a performance das campanhas e todo o processo de nutrição dos leads, é vital acompanhar de perto todo o fluxo de leads, desde a entrada deles no funil de vendas, os leads que de fato agendaram uma visita para conhecer a instituição de ensino ou mesmo falar com a equipe comercial e aqueles que de fato converterem e se matricularam. Muitas vezes ajustes são necessários, por isso a importância de acompanhar com assiduidade os indicadores de performance das campanhas com base no fluxo de leads, visitas e matrículas.
Principais benefícios da gestão de leads no segmento educacional
A geração de leads para o segmento educacional garante a atração de pessoas realmente interessadas no que a sua instituição tem a oferecer, independentemente do seu nicho de atuação.
Mas não se limita a isso. Com a nutrição e segmentação desses leads, você consegue desenvolver estratégias muito mais assertivas de acordo com cada etapa do funil de vendas.
Dentre outros benefícios da gestão de leads, podemos destacar:
- Marketing de atração – esse é o preceito do Inbound Marketing, que visa atrair os clientes até a sua instituição, priorizando um relacionamento genuíno e verdadeiro baseado na entrega de conteúdo de valor que responda às suas dúvidas.
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- Consolidação da marca no mercado educacional – com uma estratégia delimitada de marketing de conteúdo você consegue alcançar destaque e notoriedade no mercado, sempre fortalecendo a sua marca com a produção de conteúdo de qualidade.
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- Aquisição de dados – esse é um dos principais benefícios da gestão de leads no segmento educacional. Ao aplicar as estratégias já citadas, você terá informações valiosas sobre o seu público e a sua instituição de ensino. Dessa forma é possível analisar com precisão a taxa de conversão das suas campanhas além de entender com mais profundidade como está a percepção da sua marca junto ao seu público.
- Mensuração precisa de dados – para garantir que toda o fluxo de geração de leads esteja funcionando de forma correta, é possível sempre gerar os KPI´s (indicadores de performance), dessa forma sendo possível analisar a eficiência da estratégia como um todo.
Uma agência que fala a sua língua
Agora que você já sabe com mais propriedade a importância da geração de leads no segmento educacional, nós podemos te ajudar.
A Agência Freela trabalha com instituições de ensino há mais de 14 anos, auxiliando tanto no posicionamento e fortalecimento de marca, como na captação de novos alunos.
Nosso trabalho consiste em identificar os pontos fortes e diferenciais das escolas, apresentá-los para um público extremamente relevante por meio de ferramentas como Google, Redes Sociais, Youtube, Mídia Programática, além de outras mídias on-line e off-line, sempre medindo o resultado e otimizando as campanhas.
Analisamos os números e sugerimos melhorias no processo, desde a divulgação, passando pela visita à escola, até o fechamento de matrículas. Confira nosso cases do mercado de educação, com vídeos, campanhas, sites, materiais ricos como E-book, folders e outras publicações para diversos clientes desse segmento.
Essa facilidade de acesso e percepção da nossa equipe proporciona soluções sob medida, que vão levar a estratégia de geração de leads da sua instituição de ensino no modelo ideal para o que ela necessita.
E quando falamos em instituições de ensino, isso inclui também faculdades, cursos EAD, escolas de artes, inglês ou de música, afinal você também tem o domínio do conhecimento, o primeiro grande passo para uma estratégia assertiva. Venha conversar com a nossa equipe e saiba como construir e analisar a sua estratégia de geração de leads para o segmento educacional. Fale com a Freela.
Recomendamos também a leitura do nosso E-book Estratégias para empresas que trabalham com mensalidade, um guia para você entender como o Marketing de Performance e o MKT de Conteúdo podem ajudar as empresas que trabalham com modelos de receita específicos, com dicas valiosas para a sua estratégia.