Se você tem perfil em alguma rede social, certamente, deve ter recebido algum tipo de informação sobre a nova rede social do momento e está se perguntando: como usar o Threads?
O Blog da Freela ouviu seus pedidos e, a partir de agora, divulga o guia completo de como usar o Threads. Se você já está na nova proposta, é hora de entender um pouco mais dos seus mecanismos.
Se ainda não faz parte desse universo, pode ser uma grande chance de iniciar a jornada. Compartilhe este artigo para pessoas da sua rede – é hora de se conectar cada vez mais!
O que é o Threads?
A notícia foi repentina e meteórica. Dias depois de mudanças drásticas na forma como os conteúdos do Twitter são consumidos (como a limitação de leituras diárias por conta que não seja paga, o chamado Twitter Blue), veio a novidade.
A Meta, gigante da tecnologia responsável por marcas relevantes da nova economia como Facebook, WhatsApp e, é claro, Instagram, anunciou o Threads, que faz parte do Instagram.
Em linhas gerais, a nova rede social faz frente (com muita competência) ao rival, hoje pertencente ao bilionário empreendedor e inventor, Elon Musk.
Lançado no início de julho, o Threads ultrapassou a marca de 100 milhões de usuários em apenas cinco dias. Com o feito, destronou a novidade mais rápida no gatilho até então, o polêmico e impressionante ChatGPT. De acordo com Mark Zuckerberg em um post no Threads anunciando o feito, “Isso é principalmente demanda orgânica, e ainda nem ativamos muitas promoções”, o que mostra o quão impressionantes são esses números.
Mas o que a nova plataforma tem de igual e de diferente do velho conhecido Twitter, que foi fundado em 2006? Como usar o Threads?
Como usar o Threads
O total de caracteres da rede social do momento é 500.
Links, imagens e vídeos podem ser linkados a cada postagem – sendo esses últimos com duração de até 5 minutos.
O que a plataforma ainda não disponibiliza, ao contrário do Twitter, são itens como:
- Mensagens diretas
As famosas DM, sigla para direct message, que são as mensagens privadas, não estão liberadas na plataforma de Mark Zuckerberg. Pelo menos até o momento.
- Hashtags
Não em hashtags? Isso mesmo. O sinal que converteu-se nos últimos tempos num verdadeiro símbolo de conectividade, o # ainda não tem vez no Threads.
Sua função é conectar assuntos, temas, tendências e serviços.
- Monetização
Ainda não há uma proposta de monetização para marcas e creators na plataforma. Nas palavras do criador da ferramenta, os caminhos para monetizar devem ser trilhados apenas quando a marca de 1 bilhão de usuários for batida.
Como acessar a nova rede social do Instagram
- A primeira etapa consiste em fazer o download do aplicativo Threads, disponível tanto para Android quanto no sistema operacional iOS.
- Logo de cara, ao abrir o app, clique na opção “Entrar com o Instagram”.
- Nesse momento, você tem a opção ou não de seguir as mesmas contas que segue na outra plataforma.
- Definir perfil: nome, mini biografia, link (se tiver), se é público ou privado.
- Basta clicar em “Entrar no Threads” e começar a se aventurar.
Se eu excluir minha conta no Threads perco a do Instagram?
Ao desativar o Threads o seu perfil do Instagram não sofre nenhuma alteração.
O que ocorre, sim, é a inativação de seus posts e interações que tenha feito. E tudo isso retorna assim que a conta for reativada, com um novo login. No entanto, uma vez novamente ativa, a conta deve aguardar uma semana para nova desativação.
Para que isso aconteça é necessário utilizar o seguinte caminho:
- Acesse seu perfil;
- Acesse “Configurações” (canto superior direito);
- Clique aba “Conta”
- Clique “Desativar Perfil”.
Quais dados são importados do Instagram
O vínculo com o Instagram promove uma integração de conteúdos de uma rede para outra.
Dentre os dados que são transmitidos estão tópicos como:
- Nome;
- Nome de usuário;
- Foto;
- Bio;
- Link.
No entanto, esses dados podem ser preenchidos de forma diferente na nova rede. Além de serem alteradas a qualquer hora pelo usuário.
No entanto, uma mudança no nome de usuário padrão deve vir a partir de uma mudança no Instagram.
Leia também: Gestão de redes sociais x Campanha de Performance: Qual o melhor caminho?
Como fazer o melhor uso do Threads
Agora que você já sabe basicamente como usar o threads, vamos avançar um pouco. Os primeiros dias de utilização da nova rede social mesclaram estranhamento e euforia com a novidade.
Há usuários típicos do Instagram que estão sonhando com a possibilidade de postar e divulgar apenas palavras, além de pessoas que já estão suficientemente assustadas com o Twitter – e que estão com medo de uma outra rede semelhante.
A equipe de social media da Agência Freela se reuniu para dar umas dicas importantes sobre boas práticas no Threads.
Faça fios!
Como vocês devem saber, Threads não foi um conceito inventado pelo Zuckerberg para essa nova rede. Pelo contrário, o tema já era amplamente difundido na rede vizinha, o Twitter, entre outras plataformas digitais.
A melhor tradução para o termo é o de “fio”. A comunicação online nesses espaços se dá por meio de uma continuidade, um fluxo de ideias, que se substituem e se interligam.
Uma boa e bem produzida thread, independentemente da rede social escolhida, costuma engajar e divulgar mensagens para muitos usuários.
Considere criar um novo Instagram
Como vimos até aqui, existe forte vínculo entre o Threads e o seu já existente perfil no Instagram.
Essa é uma nova rede social, com novas interações e conteúdos em formato distinto da anterior.
É importante você entender qual a persona que vai utilizar nesse novo espaço. Principalmente em casos de usuários verificados, que já construíram uma reputação na outra rede. Planeja a forma como será essa criação de conteúdo no Threads.
Leia mais: Persona, o que é, porque usar e como criar
Dica para toda rede social: cuide de sua saúde mental
Antes de cair de cabeça em uma nova plataforma de notícias, memes, informações e polêmicas, estabeleça limites e parâmetros.
Isso serve, também, para os negócios. Avalie a necessidade e a estratégia necessária para uma utilização saudável do alcance e da versatilidade do Threads.
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Toda a facilidade de acesso e percepção da nossa equipe proporciona soluções sob medidas, que vão levar a sua estratégia de redes sociais do seu negócio para outro patamar, no modelo ideal para o que a sua empresa realmente necessita.
Nosso time tem a abordagem necessária para alcançar resultados, engajamento e boas métricas para seus negócios.
E justamente por ser algo tão presente no nosso dia a dia, muitas vezes o gerenciamento das redes sociais é tido como algo simples, porém, a realidade é que boa parte das marcas não exploram todo o potencial possível.
Definição de personas, pilares de assuntos, tom de discurso, tipos e frequência de posts por rede, linha de arte, composição de feed, destaques e informações institucionais, tudo deve ser levado em conta!
E para você entender mais um pouco mais sobre todos os benefícios do marketing de atração em detrimento ao marketing de interrupção, recomendamos também a leitura do nosso E-book sobre Inbound Marketing, com as cinco etapas do Inbound Marketing explicadas passo a passo!