Em um mundo cada vez mais digital e tecnológico, onde as pessoas têm cada vez mais opções para consumir conteúdo, a televisão e o consumo de tv como um todo ainda se destaca como um meio de comunicação poderoso e influente. Desde a sua invenção, em 1927, a televisão tem sido uma força de mudança e progresso, informando, educando e entretendo as pessoas em todo o mundo.
Embora muitos possam argumentar que a televisão está em declínio em face da crescente concorrência da mídia digital, a verdade é que a televisão continua sendo uma força importante em nossas vidas, moldando a cultura e a sociedade de maneiras profundas e duradouras.
O blog da Freela discute neste artigo a força da televisão, mesmo em uma época digital em que as pessoas têm cada vez mais opções para consumir conteúdos, tudo isso com dados que corroboram que o consumo de tv está mais em alta do que nunca, em várias nuances.
A televisão ao longo dos anos
Desde o seu surgimento e início, na década de 1920, a televisão tem sido uma das formas mais populares de entretenimento e informação. Ao longo dos anos, a televisão passou por mudanças significativas, desde a transição do preto e branco para a televisão a cores, com a introdução de televisores de alta definição e serviços de streaming online.
Mas apesar de toda a evolução tecnológica, ela continua sendo um meio poderoso de comunicação e o consumo de tv nunca esteve tão em alta. Aqui no Brasil, a tv foi introduzida em 1950 e logo se consolidou como uma das mais populares formas de comunicação em massa.
E mesmo com tantas mudanças na TV tradicional, especialmente com o advento da internet, das redes sociais e a concorrência na indústria de tv, os números mostram a sua importância. Dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD), do IBGE, mostraram que entre 2019 e 2021, o número de casas com TV subiu de 68,4 milhões para 69,6 milhões.
Ou seja, ela está presente no dia a dia de 95,5% do total de domicílios em nosso país.
A televisão como fonte de notícias e informação
Além de fornecer acesso a uma grande variedade de conteúdo, desde notícias e documentários até programas de entretenimento e esportes ao vivo, a tv foi se consolidando ao longo do tempo como fonte de notícias e informações.
Pesquisa da Opinion Box – Relatório Canais de Mídia, de fevereiro de 2023, realizado com mais de 2 mil pessoas, investigou quais são os meios de comunicação mais populares e com os quais as pessoas têm buscado se informar. E o resultado comprovou a força da televisão como importante fonte de notícias e informação, destacando os principais meios que as pessoas usam para se manter informadas :
- Redes sociais – 78%
- Televisão – 65%
- Portais de notícias online – 53%
- Sites e blog – 41%
- Jornal online – 38%
- Rádio – 33%
- Podcasts – 27%
- Revistas online – 18%
- Newsletter – 10%
- Jornal impresso – 8%
- Revistas impressas – 6%
Dessa maneira, ainda que as redes sociais fiquem à frente, usadas por 78% dos entrevistados como fonte de informação, a TV segue forte com sua importância na vida das pessoas e das empresas, que ainda investem muito dinheiro em anúncios e estratégias de marketing com foco em ações publicitárias na televisão.
A televisão versus novas tecnologias
Embora a televisão e o consumo de tv continue sendo um meio de comunicação poderoso, ela enfrenta atualmente uma concorrência como nunca antes vista. As pessoas têm cada vez mais opções para consumir conteúdo, incluindo serviços de streaming online como por exemplo Netflix, Amazon Prime Video e Disney+, além das redes sociais e plataformas de vídeo como o Youtube.
No entanto, mesmo com esse cenário, a televisão se mostra uma fonte acessível de entretenimento, especialmente para as pessoas que não têm acesso à internet de alta velocidade.
Pesquisa com dados completos de consumo audiovisual no Brasil, realizado pela Kantar IBOPE Media em todas as formas: Tv, celular, tablet e computador mostrou que a TV aberta e a TV paga tem quase impressionantes 85% do ibope em nosso país. E um outro dado chama a atenção: 84,8% das pessoas que estão vendo algum tipo de vídeo em casa estão fazendo isso com conteúdos das TVs aberta e fechada.
De acordo com a pesquisa, a medição contabilizando todos os aparelhos eletrônicos de uma casa (tablets, celulares, computadores, notebooks, etc) apontou o seguinte resultado:
- TV aberta e paga: 76,3%
- Youtube: 16,6%
- Streaming: 7,1%
Ou seja, o consumo de tv nunca esteve tão em alta. E para quem consome conteúdos apenas por aparelhos de televisão os números são ainda mais impressionantes:
- TV aberta e paga – 84,8%
- Youtube – 8,7%
- Streaming – 6,5%
A televisão em relação às outras mídias
Embora a televisão tenha enfrentado a concorrência de outras mídias nos últimos anos, ela ainda é uma das principais fontes de informação e entretenimento para milhões de pessoas mundo afora.
De fato, de acordo com uma pesquisa recente, a televisão ainda é a fonte mais popular de notícias, com 46% dos adultos nos EUA dizendo que assistem a notícias na televisão regularmente.
Além disso, o consumo de tv como um todo continua sendo uma importante fonte de publicidade e oportunidades de negócios, oferecendo um público vasto e diversificado para anunciantes, já que o comportamento do consumidor de TV é muito engajado com campanhas publicitárias.
Conforme a Pesquisa da Opinion Box – Relatório Canais de Mídia, entre as pessoas entrevistadas que costumam assistir TV, o aparelho é ligado pelo menos uma vez por dia por 88% dos entrevistados. Destes, 15% chegam a ficar com a TV ligada o dia todo. Ou seja, mesmo com tantas opções de consumir conteúdos, a maioria dos brasileiros continua consumindo conteúdo em vídeo pela televisão.
O futuro da televisão
Com a tecnologia em constante evolução, o futuro da televisão ainda é incerto. No entanto, muitos especialistas acreditam que a televisão continuará a evoluir e se adaptar às mudanças tecnológicas.
Isso pode incluir a transmissão de conteúdo em 4k e 8k, a integração com dispositivos móveis, como smartphones e tablets, e a introdução de novas tecnologias, como a realidade virtual e aumentada. Além disso, o consumo de tv pode se tornar mais personalizado, oferecendo conteúdo sob medida para as preferências individuais do espectador.
No entanto, independentemente das mudanças tecnológicas, a televisão continuará a desempenhar um papel importante na vida de muitas pessoas, oferecendo informações e entretenimento para uma audiência global.
Conclusão
Apesar das mudanças na TV tradicional e da evolução da tecnologia, com cada vez mais opções de conteúdo digital disponíveis, o consumo de tv nunca esteve tão em alta. O impacto da TV na sociedade é inegável.
Desde os seus primeiros dias como um meio de comunicação em massa, a televisão tem sido fundamental para a cultura popular, oferecendo uma ampla gama de programação que se adapta às mudanças tecnológicas.
E embora a televisão tenha cada vez mais concorrência do que nunca antes, ela ainda tem vantagens únicas que a tornam relevante e valiosa para telespectadores e empresas dos mais variados nichos, sendo uma fonte importante de publicidade e divulgação de novos serviços, tendo à disposição um público cadas vez mais antenado e vasto.
Uma coisa é clara: a televisão continuará a evoluir e a desempenhar um papel importante em nossas vidas.
Gostou desse conteúdo? Continue acompanhando o nosso blog e todas as novidades sobre marketing, tecnologia e novos negócios!