O advento das redes sociais e da transformação digital impactou de forma profunda a forma de se comunicar e de se relacionar entre as pessoas, bem como entre as marcas e seus clientes. Nesse contexto, o Whatsapp comunidades surge como uma nova ferramenta poderosa para conectar pessoas interessadas em um assunto ou nicho específico.
O blog da Freela te convida a entender mais sobre o Whatsapp comunidades, seu funcionamento, bem como as formas que as empresas podem se beneficiar desse novo recurso, que facilita a comunicação de forma única entre pessoas com os mesmos interesses.
O que é o Whatsapp comunidades?
O WhatsApp Comunidades é uma nova funcionalidade do aplicativo de mensagens mais popular do mundo, que apesar de lançada em 2021 só chegou ao Brasil em Janeiro deste ano, mais especificamente no dia 26.
O motivo do atraso foram as eleições presidenciais realizadas no Brasil ano passado, com a preocupação de que a nova funcionalidade pudesse influenciar no resultado das eleições. O contexto desse imbróglio é o histórico de fake news e desinformação em assuntos relacionados à política e às eleições em diferentes países.
A funcionalidade de Comunidades foi lançada para ajudar as pessoas a se conectarem com outras pessoas com interesses similares, dessa maneira estabelecendo mais uma ferramenta poderosa de compartilhamento de informações e ideias em torno de um assunto em comum.
Como funcionam as comunidades?
Com as comunidades é possível criar subgrupos dentro de um único canal, podendo unir até 50 grupos com o limite de até 5 mil pessoas. É possível fazer uma analogia com um “pilar principal” que reúne diversos sub-temas.
Nas comunidades, os administradores do grupo podem moderar todo o conteúdo compartilhado, dessa maneira garantindo que ele seja de fato relevante para os membros. É possível, por exemplo, inserir e remover membros ou grupos, com o detalhe de que os integrantes podem também denunciar conteúdos maliciosos, spam ou até mesmo bloquear contatos.
Além disso, as comunidades também podem ser usadas por empresas para se conectarem com seus clientes, fornecer suporte e acima de tudo um canal de contato com o seu lead.
Como as empresas podem se beneficiar desse novo recurso?
É inegável o alcance e o sucesso exponencial do Whatsapp como uma ferramenta não mais apenas de comunicação, mas também de contato e relacionamento com seus clientes. De acordo com o Panorama de Mensageria da Mobile Times/Opinion Box, 99% dos brasileiros com acesso a um smartphone utilizam o WhatsApp como seu meio de comunicação vital no seu dia a dia.
E com tanta gente utilizando o aplicativo cada vez mais, logo se viu uma oportunidade de negócio para as empresas. Nesse contexto, foi criado o WhatsApp Business, com o objetivo de tornar o WhatsApp um canal direcionado e focado para quem quer tocar o seu negócio com todas as possibilidades que o WhatsApp oferece.
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E neste cenário de possibilidades, empresas dos mais variados nichos já podem se beneficiar das possibilidades que a ferramenta comunidades do Whatsapp oferece.
Além de um canal de contato instantâneo, as empresas podem usar as comunidades para se conectar de forma única com seus clientes, oferecendo suporte divulgando novidades sobre serviços e produtos e dessa forma fomentando as comunidades com assuntos específicos do seu negócio.
Aprimoramento de serviços
Outro aspecto positivo agregado à utilização do WhatsApp comunidades é o aperfeiçoamento dos serviços e a evolução do negócio como um todo, já que com as comunidades as empresas podem perfeitamente conduzir pesquisas de mercado, coletar e analisar de forma minuciosa feedbacks dos clientes e dessa forma compreender de forma mais assertivas as necessidades e desejos da sua persona.
A interface intuitiva e fácil de usar da ferramenta Whatsapp Comunidades torna mais simples para empresas criarem e administrarem as suas próprias comunidades, amplificando ainda mais as suas possibilidades e eficácia de comunicação com seus clientes.
E se pensarmos no contexto de que os brasileiros passam praticamente 1 hora por dia utilizando o Whatsapp, com uma média de 29,2 horas por mês, as comunidades podem ajudar as empresas a manter um registro atualizado e catalogado de todas as suas conversas, informações e conteúdos compartilhados, o que ajuda bastante na identificação de tendências e novas oportunidades de negócios.
Importância do Whatsapp como uma ferramenta vital de marketing
Mais do que ajudar as empresas na geração de leads e nas vendas, o Whatsapp vem se consolidando como uma ferramenta versátil e com múltiplas possibilidades, como por exemplo o pagamento pelo Whatsapp, que ajudou muitos empreendedores durante o período complicado da pandemia.
A Pesquisa Digital 2022 apontou que o número de usuários ativos alcançou os impressionantes 96,4%, ou cerca de 165 milhões de pessoas. E além do contexto de vendas, ela é uma forma essencial de facilitar a comunicação, e agora com a possibilidade de grupos, com o foco em organizações, comunidades e empresas que buscam justamente cada dia mais criar uma conexão real com seus clientes e público-alvo.
Esse compartilhamento de informações pode fomentar não apenas novas ideias de serviços e produtos mas também contribuir para o delineamento de estratégias de marketing mais assertivas, o que é fundamental no contexto de pós-pandemia que estamos vivenciando.
Como criar uma comunidade no WhatsApp?
Qualquer pessoa que já tenha acesso ao recurso no WhatsApp pode criar uma comunidade, com o detalhe de que o novo recurso vem sendo liberado aos poucos para os usuários.
Para criar uma comunidade:
- Siga até o ícone de “Comunidade”, representado por três bonecos e toque em “Criar comunidade”;
- Selecione a opção de “Nova Comunidade”;
- Você vai precisar escolher e editar um nome e a descrição da comunidade em si;
- Na última etapa você vai criar ou mesmo adicionar os grupos que vão fazer parte da sua comunidade.
Outro aspecto importante é que é perfeitamente possível sair de um subgrupo em específico e continuar na comunidade, como se você estivesse deixando um determinado grupo dentro do WhatsApp.
Também já é possível adicionar mais administradores nas comunidades, permitindo transformar os membros dos grupos em administradores e até mesmo delegando determinadas atividades.
A ferramenta permite que até 20 pessoas sejam adicionadas como administradores da comunidade, sendo que é possível retirar qualquer usuário, caso seja necessário.
Uma agência que fala a sua língua
Definitivamente as novidades e possibilidades do Whatsapp Comunidades representam uma grande oportunidade para as empresas se conectarem com seus clientes de uma forma mais eficiente e eficaz. A interface intuitiva e fácil de usar da ferramenta, juntamente com as opções de personalização e a capacidade de enviar mensagens em massa, tornam mais fácil para as empresas aproveitarem todo o potencial dessas comunidades.
E agora que você já sabe com mais propriedade o que é o Whatsapp Comunidades, bem como tudo o que envolve suas diversas possibilidades de estratégias de marketing e comunicação, nós podemos te ajudar. O diferencial da Agência Freela é a união da expertise, dos melhores recursos tecnológicos e uma proximidade com a realidade do que o seu negócio precisa.
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