É cada vez mais notório o crescimento do marketing de conteúdo em negócios dos mais variados nichos e tamanhos. E na área de educação isso não é diferente. Escolas são grandes produtoras de conteúdo que, se bem utilizado, pode servir como principal estratégia de divulgação, fidelizando os atuais pais e alunos, professores e conquistando novos clientes.
O blog da Freela te convida a conhecer tudo sobre marketing de conteúdo para escolas, a sua importância no contexto de atração e retenção de leads bem como 03 etapas fundamentais da estratégia.
O que é marketing de conteúdo?
O marketing de conteúdo já é uma realidade. Essa estratégia de marketing tem como foco a atração de potenciais clientes com foco na criação de conteúdo relevante, como por exemplo artigos, ebooks, posts em redes sociais, infográficos, vídeos, webinars, dentre outros.
Mas diferentemente dos métodos tradicionais de propagandas, que é muito mais voltado para uma autopromoção de uma marca ou serviço, o marketing de conteúdo oferece informação de qualidade para a sua persona, para cativar e tornar a empresa referência no assunto.
Dentre as principais vantagens do marketing de conteúdo, podemos destacar o impulsionamento da geração de leads, o aumento do engajamento com a marca, o aumento do tráfego do site e acima de tudo, a educação de um mercado em específico.
O marketing de conteúdo para escolas ajuda a sua persona a entender de fato o que representa a metodologia de ensino de determinada instituição, facilitando a tomada de decisão por parte dos pais e responsáveis.
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Importância do marketing de conteúdo para escolas
Definitivamente o marketing de conteúdo é uma estratégia poderosa quando pensamos no mercado de educação como um todo. Por meio de um conteúdo relevante você consegue de fato criar uma conexão com todos os envolvidos no processo.
E no contexto educacional, essa estratégia é muito importante para conquistar novos alunos e garantir a plena conexão e interação entre pais, alunos, coordenadores e professores. É o conteúdo de qualidade que vai engajar a escola com todos os envolvidos no processo, atraindo, envolvendo e gerando valor.
Uma estratégia de marketing de conteúdo para escolas é aquela que identifica conteúdos relevantes e com total aderência ao projeto pedagógico da escola, de uma forma que as pessoas de fato entendam e enxerguem valor nisso.
Produtores naturais de conteúdo
Enquanto a maioria das empresas gasta tempo e dinheiro para produzir conteúdo de qualidade, existem empresas que são produtoras naturais de bons conteúdos, e as escolas são o exemplo perfeito disso.
Todos os dias na escola, desde a Educação infantil até o Ensino Médio, muitas atividades e ações específicas estão sendo realizadas, como por exemplo:
- Eventos
- Passeios
- Trabalhos
- Experimentos
- Saídas de campo
O que acontece é que em muitos dos casos não são todos que ficam sabendo dessas atividades, inclusive pais, professores e alunos que não estão diretamente conectados a essas atividades.
Sem falar nos pais e alunos de fora, que poderiam se interessar por esses conteúdos, fazer uma visita e até mesmo se tornar futuros pais e alunos da escola. E é importante deixar claro que não se trata de uma superexposição de tudo o que acontece na escola, mas sim os conteúdos realmente relevantes no contexto educacional.
03 etapas da estratégia de marketing de conteúdo para escolas
A estratégia de marketing de conteúdo para escolas envolve 03 etapas principais:
- Definir o DNA da sua escola – Sua escola possui uma proposta clara? Quais os diferenciais e pontos fortes da sua escola? Nesse contexto, é vital que todos os envolvidos no ciclo escolar estejam totalmente alinhados, incluindo diretores, professores, coordenadores e demais funcionários da escola. É necessário uma sintonia entre todos e que isso flua de forma natural.
- Identificar os conteúdos existentes e criar novos – Com certeza já tem muita coisa interessante acontecendo diariamente na sua escola. Em uma estratégia de marketing de conteúdo, é muito importante identificar aqueles eventos e atividades que mais tem aderência ao seu projeto pedagógico e trabalhar eles com mais propriedade. E a partir do sucesso desses conteúdos, focar na criação de novos conteúdos nos formatos mais condizentes com a sua estratégia.
- Divulgar – Não adianta nada você ter conteúdo de qualidade, seja em blogs, redes sociais, e-mail marketing e outros canais específicos, se você não souber divulgá-lo com precisão. Atualmente, com a transformação digital cada vez mais em alta, já é possível encontrar ferramentas de marketing digital e tecnologia para fazer esse conteúdo chegar tanto para o público interno quanto externo da melhor forma possível. Tudo isso medindo as ações de forma estratégica. Neste contexto, ocorre tanto a divulgação interna, com o público interno formado por pais, alunos, professores e funcionários fortalecendo esse vínculo quanto a divulgação externa, com o público externo gostando dos conteúdos, entrando em contato, agendando uma visita e finalmente convertendo em uma nova matrícula.
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Visita à escola
Essa é outra etapa que não pode ser deixada de lado quando falamos em marketing de conteúdo para escolas. Não faz nenhum sentido os pais e alunos serem atraídos por conteúdos de qualidade e no momento da visita à escola encontrarem uma realidade totalmente diferente do que é divulgado.
Por exemplo, imagine um pai que está visitando uma escola com o filho, que foi impactado por excelentes conteúdos e no momento da visita se depara com um roteiro de visita ultrapassado ou mesmo encontra uma estrutura completamente diferente do divulgado.
O seu marketing de conteúdo deve ser condizente com a realidade da sua escola, incluindo a proposta pedagógica, a estrutura oferecida no dia a dia e o escopo educacional da escola como um todo.
Uma agência que fala a sua língua
Agora que você já sabe com mais propriedade a importância do marketing de conteúdo para escolas, nós podemos te ajudar.
A Agência Freela trabalha com instituições de ensino há mais de 14 anos, auxiliando tanto no posicionamento e fortalecimento de marca, como na captação de novos alunos.
Nosso trabalho consiste em identificar os pontos fortes e diferenciais das escolas, apresentá-los para um público extremamente relevante por meio de ferramentas como Google, Redes Sociais, Youtube, Mídia Programática, além de outras mídias on-line e off-line, sempre medindo o resultado e otimizando as campanhas.
Analisamos os números e sugerimos melhorias no processo, desde a divulgação, passando pela visita à escola, até o fechamento de matrículas. Confira nosso cases do mercado de educação, com vídeos, campanhas, sites, materiais ricos como E-book, folders e outras publicações para diversos clientes desse segmento.
Essa facilidade de acesso e percepção da nossa equipe proporciona soluções sob medida, que vão levar a estratégia de marketing de conteúdo da sua escola no modelo ideal para o que ela necessita.
E quando falamos em escolas, isso inclui também faculdades, cursos EAD, escolas de artes, inglês ou de música, afinal você também tem o domínio do conhecimento, o primeiro grande passo para uma estratégia assertiva de marketing de conteúdo. Venha conversar com a nossa equipe e saiba como construir e analisar a sua estratégia de marketing de conteúdo para escolas. Fale com a Freela.
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