Para entender o conceito sobre o que é brand experience (BX), vamos começar a partir de um exemplo de ativação onde é possível constatar essa tática de branding em atividade.
Imagine tudo o que acontece durante um dos maiores festivais de música do mundo, o Rock In Rio, mas que está fora do palco e do show dos grandes artistas.
Basta levar em conta o que grandes marcas patrocinadoras proporcionam, em estandes próprios, onde unem atrações, design, serviços e oportunidades. Às vezes, você nem enxerga o produto nesse local – mas há fatores que fortalecem a marca. Em linhas gerais, o que acontece nesse tipo de ação tem muito do que é brand experience. E este artigo do Blog da Freela vai detalhar e trazer mais informações sobre como colocar isso na sua realidade – sem a obrigatoriedade de fazer grandes investimentos.
O que é brand experience (BX)?
Brand experience, do inglês, experiência de marca, é o conjunto de táticas e estratégias de marketing e branding unidas e aplicadas para enriquecer e intensificar a interação entre a marca e os consumidores.
Muito do que se relaciona com essa estratégia está, de fato, ligado aos sentidos, por isso a importância de proporcionar uma imersão que vá trazer boas impressões sobre seus produtos ou serviços.
Leia também: Branding – saiba como construir a reputação da sua marca
Brand experience e customer experience: qual a diferença
Existe uma fala bastante simplificada mas que resume bem a diferença entre os dois termos, que se relaciona a um único conceito: o de promessa.
Brand experience pode ser resumida como a ação de fazer promessas a um potencial cliente sobre sua marca; Customer experience, por sua vez, está ligado a manter e cumprir essas promessas.
Nesse contexto, basta compreender que brand experience é proporcionar como os consumidores interagem com a marca na vida real, gerando sentimentos, crenças e comportamentos que o façam, por comparação, dar mais valor ao seu produto ou serviço.
Note que estamos a um passo antes do consumo ter ocorrido.
Sendo assim, podemos definir customer experience, no português experiência do consumidor, como os sentimentos, reações e ideias que vêm do cliente após ele consumir, contratar ou utilizar uma marca ou serviço.
Quais são os principais elementos para a criação de uma experiência positiva da sua marca?
Essa relação se baseia em alguns pilares, que vão construir a experiência positiva nessa tática de branding. São eles:
Percepção
Pode ser considerado um dos elementos marcantes de BX e, nesse universo, está a inserção de experiências com áudio, visuais, tácteis e todo tipo de contato durante as campanhas de divulgação de sua marca, produto ou serviço.
A forma como percebem sua marca, as conexões que as pessoas fazem, são decisíveis para o branding.
Participação
É a chance de ouvir e dar voz às pessoas em contato com aquilo que seu negócio oferece ao público em geral. Aqui estamos falando de aceitar sugestões ou de proporcionar interações, online ou física, em tempo real, para sanar dúvidas, mostrar produtos etc.
Personalização
Quanto mais sob medida para o seu público for feita a campanha, melhores serão os resultados.
Mensagens e campanhas muito genéricas tendem a ter um retorno menos acolhedor do que as que conversam com a identidade da persona que compõe sua clientela.
No digital, aqui estamos falando do uso de benefícios de ciência de dados para melhorar a eficácia dessas interações.
Leia mais: Persona, o que é, porque usar e como criar
Prioridade
Como são ações que podem atingir um público muito amplo, é importante entender que nem todos os consumidores serão impactados da mesma forma numa ação de brand experience.
Por isso, é importante optar por métricas que sejam específicas para seu público-alvo, para aumentar as chances de sucesso nessa empreitada.
Como implementar uma estratégia de brand experience?
Nos dias de hoje, é impossível não pensar em todo tipo de estratégia de marketing sem levar em conta o ambiente digital.
Por trabalhar de forma tão intensa com os sentidos, é natural que as ações do cenário físico sejam mais facilmente atreladas a essas abordagens.
Mas é possível, também, aplicar essas sensações no campo da internet.
Um primeiro caminho é o de oferecer um site responsivo – ou seja, que se adeque aos diferentes formatos de tela e tipos de devices.
O visual da loja virtual e os canais de comunicação do e-commerce e do site institucional devem ser intuitivos e, de fato, funcionar.
Leia mais: Site profissional: 05 dicas para a sua empresa
4 tendências de brand experience para a sua empresa
Imersão
Por estar fortemente atrelada aos sentidos, a imersão passa a fazer parte das ações de brand experience, seja no físico, lojas, shoppings, eventos, intervenções ao vivo etc.
Processos de Gamificação
Há anos, o mundo dos games vem se estreitando cada vez mais com as ações dos mais diferentes segmentos, como educação, varejo, entre outros.
Nos cases de brand experience, os jogos podem surgir com a participação dos consumidores, revelando aspectos e benefícios da marca.
Realidade virtual e realidade aumentada
Seja em estruturas programadas no ambiente físico ou, então, nas experiências digitais, há uma forte tendência de aplicação de valores e atributos das marcas na criação de experiências interativas marcantes tanto em realidade virtual quanto aumentada.
Social selling
Levar as vantagens e enriquecer a experiência imersiva e sensorial dos clientes no universo das redes sociais tem, como consequência, uma maior chance de que as vendas e demais conversões aconteçam nesses ambientes.
Qual a importância da experiência dos clientes para a sua marca?
Lojas de materiais esportivos amplamente decoradas, com o design comunicando os valores da marca e ampla liberdade para tocar, experimentar e vivenciar aqueles produtos.
Um comércio de vinhos com toda estrutura para que o cliente conheça o rótulo, tenha informações e deguste cada variedade.
Esses são exemplos de ações que relatam bem o que é brand experience e quais os benefícios que essa tática de branding pode oferecer.
Estamos falando aqui de agregar valor e autoridade à marca, aumentar e fidelizar clientes, oferecer um canal de estreitamento no relacionamento com seu público, dentre outros benefícios.
Embora os exemplos mais comuns de BX estejam ligados a grandes corporações mundiais, não significa que esse tipo de atenção não possa ser implementado em seu negócio.
A Agência Freela desenvolve um olhar macro para a realidade do seu cliente e, assim, consegue identificar e, se for uma estratégia válida, aplicar esses recursos no seu dia a dia, em busca dos melhores benefícios no processo e, é claro, bons resultados.
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