A nova administração do Twitter, agora sob gestão do multimilionário Elon Musk, vem angariando as atenções do mercado e da mídia como um todo. E não por aspectos positivos. Além de reações negativas de usuários do mundo inteiro, novas opções estão se fortalecendo cada vez mais. E uma das que mais vem chamando atenção é o Koo, um app indiano com nome engraçado que vem ganhando cada vez mais destaque. Mas afinal o que é o Koo? Como ele funciona? Qual a sua origem?
O blog da Freela te convida hoje a conhecer o que é o Koo, nova rede social que já é viral no Brasil, com números impressionantes de novos usuários.
O que é o Koo?
O Koo é uma rede social indiana criada em 2020, que segue o mesmo preceito de microblog do Twitter. Inclusive o bordão do Koo é idêntico, “Know what ‘s happening” ou em tradução literal “Saiba o que está acontecendo”. E se não bastasse tudo isso, o seu símbolo também é um pássaro, só que da cor amarela.
Mas apesar de tantas semelhanças, o Koo possui funcionalidades específicas e recursos que otimizam as possibilidades de criação de conteúdo, dessa maneira angariando cada vez mais usuários.
Quais as diferenças em relação ao Twitter?
Assim como no Twitter, o Koo permite postagens com textos curtos, imagens e vídeos, além da possibilidade de poder seguir outros perfis. Porém ele possui algumas particularidades que o destacam, como por exemplo:
- Limite de texto de até 500 caracteres em cada postagem (no Twitter o limite é de 280 caracteres, mas esse número deve ser aumentado em breve);
- Possibilidade de fazer postagens em vários idiomas de forma simultânea;
- Possibilidade de fazer threads com mensagens em sequência;
- Colocar múltiplas imagens como “foto de perfil”;
Mas de forma geral, as funcionalidades realmente são muito parecidas. E a instabilidade do momento em que o Twitter se encontra, sob uma nova administração e com diversas polêmicas em torno de algumas medidas que Elon Musk vem tomando, deu margem para o fortalecimento de concorrentes como o próprio Koo, o Reddit e o Mastodon.
Todas essas redes possuem muita semelhança com o Twitter, com recursos de microblog parecidos.
Momento complicado do Twitter
Além da recente onda de demissões em diversos setores estratégicos do Twitter, uma das primeiras medidas da nova gestão de Elon Musk, muitos colaboradores acabaram se desligando da companhia, insatisfeitos com as atitudes tomadas, como por exemplo um ultimato de comprometimento “extremo”, que não teve o efeito desejado.
Pelo contrário, os escritórios do Twitter chegaram a ser fechados temporariamente. Informações do Business Insider apontam que 3.700 colaboradores foram demitidos, praticamente metade do quadro de funcionários, além de vários colaboradores que pediram demissão.
E nesse contexto de incertezas e saídas, outras redes sociais concorrentes vêm ganhando força, com muitos usuários sentindo esse momento de instabilidade e procurando por novas opções de redes com o mesmo foco de microblog.
Sucesso meteórico no Brasil
Com um funcionamento intuitivo, simples e eficiente, o Koo vem conquistando cada vez mais usuários ao redor do mundo. Por enquanto, a rede social está disponível em inglês e 10 idiomas locais indianos.
Mas com o sucesso e uma ascensão impressionante, outros idiomas serão adicionados em breve, inclusive o português. De acordo com informações oficiais do próprio Koo, a plataforma já atingiu 50 milhões de downloads com um alcance global de mais de 100 países.
Aqui no Brasil, o nome engraçado acabou desencadeando uma onda de memes e tornou o app viral, sendo que na última sexta-feira aconteceu o boom mais impressionante: mais de 1 milhão de novos usuários no Brasil, fazendo o país alcançar a segunda posição nos países com mais usuários do Koo.
Em entrevista à BBC, o criador da rede social Mayank Bidawatka afirmou que a meta do Koo é atingir 100 milhões de usuários no mundo inteiro até o fim do ano.
Contexto histórico de criação do Koo
O Koo foi criado sob um contexto de forte disputa política entre o Twitter e o governo da Índia, já que na época houve um desentendimento entre o Primeiro-ministro e a rede social, com acusações de omissão com relação a perfis no Twitter que de acordo com o governo estariam incitando manifestações contrárias ao governo indiano.
Até mesmo tentativas de censura por parte do governo ocorreram, com o Koo aproveitando esse momento de instabilidade para começar a ganhar cada vez mais usuários, muitos deles vindos do próprio Twitter.
Apesar disso, a moderação de conteúdo é bem distinta entre ambas as plataformas. O Twitter (por enquanto) ainda conta com moderação dos conteúdos postados, algo que está sob ameaça com a nova gestão de Musk. Já o Koo prega uma política de neutralidade e não interferência, sendo acusados por muitos de amplificar discursos de ódio.
De qualquer forma, é uma rede social em plena ascensão e que vem chamando a atenção cada vez maior dos usuários no mundo inteiro.
Uma agência que fala a sua língua
Agora que você já sabe com mais propriedade o que é o Koo e suas especificidades, nós podemos te ajudar. O diferencial da Agência Freela é a união da expertise, dos melhores recursos tecnológicos e uma proximidade com a realidade do que o seu negócio precisa.
Essa facilidade de acesso da nossa equipe, proporciona soluções sob medida, que vão levar a estratégia de gestão de redes sociais no modelo ideal para o que sua empresa de fato necessita.Venha conversar com a nossa equipe e saiba como construir a identidade digital da sua marca. Fale com a Freela.
E para você entender mais um pouco mais sobre todos os benefícios do marketing de atração em detrimento ao marketing de interrupção, recomendamos também a leitura do nosso E-book sobre Inbound Marketing, com as cinco etapas do Inbound Marketing explicadas passo a passo!