O boom digital ao longo dos últimos anos desencadeou novas formas de se consumir conteúdos, em qualquer lugar em que as pessoas estejam. Nesse contexto, os podcasts vêm se popularizando mundo afora como uma importante ferramenta de comunicação entre empresas e consumidores, se consolidando como uma valiosa forma de contato e interação. Mas afinal o que é podcast? Qual a sua importância para negócios dos mais variados nichos?
O blog da Freela te convida a entender o que é podcast, além de contextualizar toda a popularização dos podcasts, a sua importância em uma estratégia de marketing de conteúdo além de destacar quais são as principais plataformas de divulgação desse formato de conteúdo cada vez mais em alta.
O que é podcast?
Mas afinal, o que é podcast? Trata-se de um formato de conteúdo em áudio, muito semelhante aos programas de rádio, com a diferença de que ele pode ser consumido no horário e no dispositivo que o usuário escolher, imputando muito mais autonomia para a pessoa escutar o conteúdo no momento em que lhe for mais conveniente.
Via de regra os podcasts são consumidos em plataformas de streamings de forma contínua, ou então com a possibilidade de se baixar o conteúdo para ouvir posteriormente em qualquer lugar sem precisar de uma conexão com a internet, em apps instalados em um tablet, smartphone ou mesmo em um notebook.
E é justamente essa facilidade e autonomia que vem impulsionando o consumo de podcasts, dos mais variados temas e nichos.
Por que criar um podcast?
Além da questão da autonomia e praticidade, os podcasts são uma valiosa ferramenta de conexão com um determinado público. Com a correria do dia a dia e as pessoas envolvidas cada vez mais em multitarefas, conquistar a atenção do público-alvo definitivamente não é uma tarefa fácil.
Dessa maneira os podcasts acabam otimizando o tempo das pessoas de forma única, com as pessoas escutando determinado podcasts com temas do seu interesse enquanto realizam atividades cotidianas, como por exemplo tarefas domésticas (lavar a louça, cozinhar escutando seu podcast favorito ou mesmo limpar a casa), ou mesmo durante outras tarefas do dia a dia, tudo isso com um simples fone de ouvido.
Trata-se de um formato de conteúdo muito mais acessível e que realmente capta a atenção do público por mais tempo, gerando uma conexão real e uma imersão diferente de formatos tradicionais como textos e vídeos em redes sociais. Somente em 2020, ano de pandemia e de profundas transformações de hábitos, os podcasts cresceram 18% de forma global, o que impulsionou a produção e o consumo desse tipo de conteúdo.
Qual a importância de criar um podcast para o seu negócio?
Além da questão de ser um formato de conteúdo que possui uma imersão diferenciada, os podcasts são muito importantes tanto em uma estratégia de marketing de conteúdo para divulgação de marca ou mesmo com o foco em branding e no consequente aumento de consciência de marca entre os ouvintes.
Dessa forma, cada vez mais empresas vêm descobrindo todos os potenciais do podcast em conteúdos diversificados sob demanda, focando nos mais variados nichos e muitas vezes contando com convidados para debater sobre determinados assuntos relacionados ao negócio.
E a audiência cada vez mais em expansão dos podcasts vem ajudando as empresas a se conectarem com a sua persona de forma natural, com conteúdos estratégicos via áudio. Estudo e levantamento realizado pela cupomvalido.com.br, com dados do IBGE e Statista divulgado em março de 2022 apontou que são mais de 30 milhões de ouvintes no Brasil, com o nosso país ocupando a impressionante 3ª posição entre os países que mais consomem podcasts no mundo.
Além disso, de acordo com o estudo, 40% da população brasileira ouviu podcasts ao menos uma vez nos últimos 12 meses anteriores à pesquisa.
Como montar um podcast
Pode parecer complexo e um alto investimento criar um podcast para uma marca, mas essa não é a realidade. Mesmo empresas iniciantes ou ainda dando os primeiros passos na sua estratégia de marketing de conteúdo podem se aproveitar do alto engajamento e alcance que os podcasts agregam.
É claro que muitas empresas focam em um alto investimento e produção para os seus podcasts, com convidados especiais e conteúdos bem estruturados e pré-definidos. Mas além da parte estrutural em si necessária para a gravação, como um smartphone com um excelente microfone para captação de áudio, é fundamental delimitar uma estratégia de planejamento de conteúdo.
Estruturar os temas dos episódios, duração, elaborar um roteiro estratégico definindo temas centrais além de delimitar os dias de publicações e um calendário de conteúdo são algumas das etapas que envolvem esse planejamento. Também é importante ter um espaço com uma acústica boa para não prejudicar a qualidade do áudio, sempre priorizando a qualidade do material que será disponibilizado. Outro ponto importante é fazer a hospedagem dos arquivos do seu podcast.
Para isso, é necessário um aplicativo ou site específico, que são também conhecidos como agregadores. O Soundcloud é um exemplo de agregador muito utilizado e conhecido no mercado, além do Castbox. E além de escolher um agregador para hospedar o arquivo do seu podcast, você também deverá escolher uma plataforma de streaming, com a qual a sua audiência poderá ouvir o conteúdo.
Principais plataformas de divulgação
Dentre as principais plataformas de streaming disponíveis para a divulgação de um podcast, algumas vem se destacando de forma exponencial no mercado, com ferramentas e otimizações específicas:
- Spotify – Consolidado como um dos principais aplicativos para consumo de música no mundo, o Spotify também vem se destacando como uma excelente opção para ouvir podcasts. Porém, é importante ressaltar que o Spotify não hospeda diretamente um podcast, é necessário utilizar um agregador e inserir na plataforma de streaming o link de feed RSS para que o podcast seja exibido. E o processo é bem simples, de acordo com as próprias regras definidas pelo Spotify. Além disso, a plataforma também anunciou a criação do Spotify Audience Network, um marketplace de anúncios de áudio.
- Youtube – O Youtube já é um gigante, vital em qualquer estratégia de vídeo-marketing. E nele também é possível consumir podcasts via Youtube, com a possibilidade de rentabilizar com anúncios no Adsense. E além da transmissão do áudio em si, é possível ainda inserir imagens estáticas durante a transmissão do conteúdo.
- Google Podcasts – Uma das grandes vantagens de se utilizar o Google Podcast é a sua vasta possibilidade de distribuição, já que o podcast pode ser encontrado pela audiência em várias frentes como por exemplo os aplicativos disponíveis para IOS e Android, Google Assistente, pesquisas específicas no navegador do Google dentre outros dispositivos.
Podcast ou Videocast: entenda a diferença
Com o sucesso absoluto dos podcasts mundo afora, outros formatos foram sendo adaptados, mas com o mesmo objetivo: oferecer conteúdo diferenciado em áudio. Esse é um dos preceitos do Videocast, formato de conteúdo disponível no Youtube em que é possível agregar um cenário visual, gravando o podcast também em vídeo.
Nesse contexto, a preocupação na estratégia de conteúdo deve ser direcionada não apenas ao conteúdo em áudio do podcast em si, mas também com toda a estrutura visual e cenográfica que vai fazer parte da gravação, tendo a possibilidade de receber convidados e especialistas em determinado assunto para debater temas centrais.
Em uma estratégia assertiva de vídeo-marketing, os Videocasts são uma excelente possibilidade de se conectar com seu público-alvo, oferecendo conteúdo audiovisual de qualidade, eliminando as “dores” e dessa maneira educando a sua persona.
Ferramentas indispensáveis para um podcast de qualidade
Além de entender todas as nuances e o que é podcast, existem algumas ferramentas indispensáveis. Além do planejamento de conteúdo, a parte estrutural para a gravação de um podcast também deve ser levada em consideração. E quando falamos na parte estrutural, equipamentos como microfone e gravador de áudio devem ser levados em consideração, além do trabalho de edição final que não pode ser deixado de lado.
Já é possível encontrar no mercado programas de extrema qualidade para criar, gravar e editar Podcasts, como o Anchor e o Reaper, que possuem funcionalidades específicas.
05 exemplos de podcasts de sucesso
Já são várias as empresas que estão focando em marketing para podcast com o direcionamento de uma estratégia de conteúdo em áudio.
Nesse sentido, separamos 04 exemplos de podcasts de nichos distintos que vem conseguindo se conectar com sua audiência e consequentemente gerando diversas oportunidades de negócios.
E além disso, além das empresas que produzem os seus próprios conteúdos, já existem as marcas que patrocinam podcasts específicos, sendo mencionadas durante o programa.
Aproveite esse momento para pegar algumas referências importantes para o seu projeto:
- Primocast – Podcast oficial do Primo Rico, conceituado canal sobre investimentos, finanças e empreendedorismo, programa recebe convidados para falar sobre finanças, empreendedorismo, investimentos, mercado financeiro como um todo, dentre outros tópicos relacionados. O programa é conduzido pelo educador financeiro Thiago Nigro, referência na área.
- Azul Linhas Aéreas – Durante a pandemia a empresa lançou o podcast “MeditAzul”, com foco em carnaval e meditação. Com uma proposta fora do habitual, o objetivo era manter uma conexão e o engajamento com o seu público-alvo, mesmo em um momento tão complexo.
- Nerdcast – O Nerdcast é uma referência no nicho de cultura pop, com impressionantes 1 bilhão de downloads. O programa debate assuntos relacionados à ciência, quadrinhos, literatura, games, tecnologia, cinema e tudo relacionado ao universo geek.
- Do Zero ao Topo – A jornalista Letícia Toledo é a responsável, por esse podcast, que traz histórias e desafios de empresários(as) e empreendedores, esmiuçando a jornada de cada um e dessa maneira amplificando a história de pessoas que começaram do zero e hoje estão no comando de empresas no Brasil e no mundo afora.
- DrauzioCast – Disponível no Apple Podcasts, esse é o podcast do famoso médico Drauzio Varella, com diversos assuntos relacionados ao nicho de saúde, tratados de forma simples e acessível ao público.
Uma agência que fala a sua língua
Cada vez mais as empresas investem em podcasts, e o marketing para podcast nunca esteve tão em alta como atualmente. E agora que você já sabe com mais propriedade o que é podcast, bem como tudo o que envolve suas diversas possibilidades de estratégias de marketing de conteúdo, nós podemos te ajudar. O diferencial da Agência Freela é a união da expertise, dos melhores recursos tecnológicos e uma proximidade com a realidade do que o seu negócio precisa.
Essa facilidade de acesso da nossa equipe, proporciona soluções sob medida, que vão levar a estratégia de criação do seu podcast e da sua estratégia de marketing de conteúdo como um todo no modelo ideal para o que sua empresa de fato necessita. Venha conversar com a nossa equipe e saiba como de fato construir a identidade da sua marca. Fale com a Freela.
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